10 dicas para falar em público e não ficar nervoso

A oratória, ou seja, a capacidade de falar em público é algo desejado por muitos. Afinal, o receio de se apresentar mesmo para uma plateia recheada de rostos conhecidos pode tirar a tranqüilidade de milhares de pessoas.

No entanto, você terá que se expor em algum momento de sua vida, seja nos estudos ou no trabalho. Por isso, confira dez dicas para falar em público e não ficar nervoso.

Aprenda 10 dicas para falar em público

  • Pratique em voz alta – Ler todo o tipo de material em voz alta pode ser uma excelente maneira de melhorar a pronuncia e a respiração. Esse exercício pode fazer com que você aprimore a sua oratória.
  • Treine diante do espelho – Treinar diante do espelho pode ser uma ótima dica para falar em público e consequentemente, eliminar o medo. Além disso, você pode prestar atenção nos seus gestos para não exagerar. Na sequencia, é adequado também se apresentar para algum amigo ou familiar.
  • Mantenha a tranqüilidade – Manter a tranqüilidade é uma dica simples para falar em público corretamente. Você precisa vencer o nervosismo e se concentrar na sua palestra. Por isso, entender que você estará defendendo um assunto que tem domínio é um modo de se manter calmo e seguro.
  • Teste o seu equipamento – É recomendado não chegar para uma apresentação confiando apenas na memória, especialmente, se você ainda tem medo de falar em público. Então, monte uma apresentação elegante e objetiva e teste a aparelhagem com antecedência para garantir que tudo esteja funcionando na hora.
  • Mantenha o controle no começo – O começo da apresentação é o ponto mais critico para quem ainda não lida bem com essa pressão. A situação está começando a se desenvolver e você tenta achar o local adequado para se estabelecer e definir o tom da sua voz. Portanto, uma dica para falar em público, principalmente, nos primeiros cinco minutos é planejar a sua introdução, ou seja, monte o seu roteiro e ensaie a sua apresentação antes de subir ao palco.
  • Acostume-se com o local da apresentação – Muitas pessoas podem se sentir ainda mais intimidadas com o tamanho do lugar ou a quantidade de pessoas. Por isso, você pode necessitar de algum tempo para se tranquilizar. Alguns truques simples como ajustar o microfone e organizar as suas folhas de roteiro podem ser importantes para manter o controle. Em caso de dúvida, o material visual pode servir de apoio no início até que você se sinta confiante.
  • Superar o temido branco – Todo mundo pode enfrentar um branco no início ou no decorrer de uma palestra. E essa é uma recomendação ideal para quem está em buscar de dicas para falar em público e manter a calma em situações adversas. O primeiro passo ao perceber o bloqueio é controlar os nervos. Na sequencia, repita as últimas frases e coloque mais ênfase às informações. Caso não tenha superado o branco, foque-se no seu material de apoio e calmamente, continue a sua apresentação.
  • Encare o seu público – Você precisa se acostumar a ser o centro das atenções se deseja ter sucesso com algumas dicas para falar em público. Por isso, você necessita encarar a sua plateia e olhar para todos os lados durante a sua apresentação, mostrando que está satisfeito em ter a atenção de todos.
  • Cuidado com os seus gestos – Praticar diante do espelho é uma maneira de conhecer o seu gestual. Afinal, você não pode ficar totalmente parado ou se mexer demais diante do público. O ideal é evitar permanecer com as mãos nos bolsos, braços cruzados ou nas costas. Tente ser natural diante da plateia.
  • Aproveite o momento – Pode parecer estranho, mas essa dica para falar em público é justamente para que você possa aproveitar o momento e mostrar que está preparado para a situação. Faça de tudo para a apresentação se transforme em algo gratificante para todos os envolvidos, inclusive você mesmo.

Basicamente, se seguir essas dicas para falar em público se sentirá muito mais tranqüilo e perderá o receio de se apresentar diante de uma plateia. Uma dica boa e barata para melhorar a sua capacidade de falar em público é o Curso Aprenda a Falar em Público do site Cursos 24 horas. Para mais informações, acesse: www.cursos24horas.com.br/cursos/pub.asp.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais