A carteira de trabalho corresponde a um documento indispensável para que a pessoa possa prestar algum serviço, em qualquer ramo. Para tanto, visando a modernização, o Ministério do Trabalho está desenvolvendo a carteira de trabalho digital, com o objetivo de fazer com que a vida do trabalhador se torne mais fácil – apesar disso, a priori, não haverá uma substituição da carteira de trabalho tradicional pelo modelo digital.
Índice
O que é a Carteira de Trabalho Digital?
A carteira de trabalho digital é um lançamento do governo, sendo um aplicativo para Android e IOS, criado para facilitar a consulta e o acesso a dados profissionais. O aplicativo traz dados importantes para o histórico do profissional, como número do PIS, contratos de trabalho, dentre outros dados importantes.
Como acessar o documento? Para ter acesso, basta que a pessoa realize o download do aplicativo na loja virtual, gratuitamente. O objetivo desse uso desse tipo de aplicativo é, de modo geral, modernizar as ações do Ministério do Trabalho, bem como outras informações, diminuindo a demanda das centrais de atendimento do Ministério.
Como funciona a Carteira de Trabalho Digital
A carteira de trabalho digital não substitui a carteira convencional, servindo para modernização do setor público trabalhista. Funcionam em portais criados para agilizar a solicitação de alguns benefícios, como seguro-desemprego e certidões negativas de débito, por exemplo.
Documentos para tirar Carteira de Trabalho Digital
Os seguintes documentos são necessários: documento oficial, cadastro de pessoa física (CPF), comprovante de residência, certidão de nascimento (para comprovação de estado civil e outros dados). Os documentos devem ser originais (ou cópias autenticadas).
Como tirar a Carteira de Trabalho Digital
Para tirar a carteira digital, o trabalhador não precisa levar foto, a imagem fica digitalizada no sistema. A retirada dura 20 minutos, no máximo. O site do Ministério do Trabalho é o local que o profissional deve usar para retirar a carteira digital, bem como o aplicativo CTPS Digital, na loja virtual.
Para tirar a carteira de trabalho digital, por favor, acesse: Carteira de Trabalho Digital – Ministério do Trabalho.
Maiores benefícios da Carteira de Trabalho Digital
Os principais benefícios da carteira de trabalho digital, esperados pelo Ministério do Trabalho, são os seguintes:
- Diminuir a pressão na rede de atendimento – isso costuma ocorrer em função da altíssima demanda nas redes de atendimento ao trabalhador, especialmente nas sedes físicas do Ministério do Trabalho ou Central do cidadão, espalhados pelo país.
- Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento – nesse tipo de situação, é importante considerar que o atendimento deve ser o mais célere possível.
- Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas – isso faz com que, a partir de um único centro digital, seja possível para todos o acesso mais célere e inteligente, para poder fiscalizar as informações disponíveis online, sem a necessidade, por exemplo, de o trabalhador ter de se deslocar a uma Central de atendimento apenas para poder solicitar a correção de uma informação.
- Integração das bases de dados do Ministério do Trabalho – por meio de uma carteira de trabalho digital, é possível observar vários tipos de mudanças a serem desenvolvidas no futuro. Para tanto, é importante ter uma base de dados integrada e inteligente, dentro do Ministério do Trabalho, de modo a agilizar o acesso a informações e a renovação de dados, aumentando a eficiência da instituição.
- Agilidade e celeridade nos procesos de requisição e emissão da Carteira de trabalho impressa – esse tipo de carteira de trabalho digital pode fazer com que se torne muito mais fácil obter uma carteira de trabalho de ordem física, já que a diminuição da demanda tende a facilitar o serviço.