Dicas para apresentação de TCC

As últimas fases para quem está fazendo um curso de ensino técnico e superior tendem a ser marcada pela tensão por causa do “temido” Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

São horas debruçado sobre livros, artigos, revistas, pesquisas, corrigindo, entrevistando e tentando elaborar um material muito bem embasado. Mas, esse momento não precisa ser tão complicado, especialmente, se você contar com algumas dicas para apresentação de TCC.

Afinal, você precisar mostrar o seu estudo diante da banca de avaliação e um desempenho satisfatório sempre pode representar alguns pontos a mais na sua nota final. Esse não é um momento simples na vida de nenhum estudante, mas nada que algumas dicas para apresentação de TCC não possam ajudar a tornar mais fácil.

5 dicas para apresentação de TCC

  • Expressão: Normalmente, o tempo de defesa do TCC é em média de 30 minutos. Mesmo assim, não perca o controle e comece a se expressar muito rápido, uma vez que os seus avaliadores podem ter dificuldade para compreender parte de seu discurso. Então, respire fundo, fale de maneira clara, em um tom de voz apropriado e sem pressa. Portanto, aja com firmeza, não deixe transparecer a sua tensão e se expresse de forma correta.
  • Postura: Você não deve chamar mais atenção do que a sua pesquisa, portanto, tente manter uma postura serena e neutra sem gesticular demais. Uma dica para apresentação de TCC bastante simples e eficiente é ensaiar e praticar algumas vezes diante do espelho. Desta forma, você pode analisar se não está mexendo os braços demais ou se fixando em apenas um ponto, quando o adequado é mirar toda a sua plateia. Com relação a sua roupa, tente não exagerar nas cores e opte sempre por peças formais.
  • Revisão do seu trabalho: É indispensável revisar toda a sua pesquisa para não cometer nenhum erro. Compreenda o ponto primordial para não perder tempo com dados irrelevantes para o embasamento de seu projeto. Afinal, demonstrar que você domina o conteúdo e sabe quais as partes que mais tem a ver e defendem o seu estudo faz toda diferença para realizar uma grande apresentação.

» Leia também: Temas para o TCC em Segurança do Trabalho.

  • Apresentação: Essa dica para apresentar TCC é extremamente importante, já que se trata dos slides e todo o seu conteúdo de apoio. Então, utilize o bom senso e não deixe o seu material muito poluído visualmente. O adequado é inserir alguns temas e/ou tópicos para direcionar o seu discurso, uma vez que você não deve se limitar a ler todo o texto. Imagens ou fotografias podem ser interessantes, mas, precisam ter relação direta com o assunto abordado em sua apresentação.
  • Organização: Não deixe todos os ajustes para a última hora. Se há alguma dica para apresentação de TCC que pode ser facilmente seguida é se organizar e chegar com antecedência ao local. Cheque todos os equipamentos eletrônicos para evitar qualquer imprevisto, confira se a sua apresentação está rodando normalmente e se concentre. Última dica para apresentar TCC e se dar muito bem? Desligue o celular antes de iniciar e se foque apenas em seu objetivo. Após ter certeza que está tudo em ordem, você está pronto para impressionar e garantir o seu diploma.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais