Consultar benefício do INSS pelo CPF

Saiba como consultar benefício do INSS pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) – Passo a Passo. Confira!

Os benefícios previdenciários são parcelas pagas ao trabalhador segurado, indispensáveis para manutenção do seu sustento, quando este, em decorrência de doença, acidente, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos da família, reclusão ou morte, não poder exercer trabalho remunerado.

Para ter acesso a estes benefícios é necessário que o trabalhador se vincule aos regimes da previdência social disponibilizados pelo INSS e recolha mensalmente contribuições descontadas da sua remuneração.

Após a solicitação, o trabalhador deve manter o controle sob o recebimento do benefício, afim identificar eventuais irregularidades no seu pagamento ou até mesmo no processo de concessão.

Para fazer tal acompanhamento, aprenda como consultar benefício do INSS pelo CPF a seguir.

Como requerer benefício do INSS

São vários os benefícios que podem ser concedidos pelo INSS. Como exemplos, podemos citar:

Para solicitar qualquer um destes benefícios, é necessário que o trabalhador realize um agendamento prévio ligando na Central de Atendimento 135 ou por meio da internet, no Portal MEU INSS, através do link: www.meu.inss.gov.br/central/index.html, selecionando a opção “Agendamento/requerimentos“.

Consultar benefício do INSS pelo CPF :Agendamento/requerimentos

O acompanhamento do pedido de benefício pode ser feito nesta mesma opção, com fornecimento do nome, CPF e data de nascimento do solicitante.

Consulta benefício do INSS pelo CPF

Por outro lado, em se tratando de benefício por incapacidade, como auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez, o agendamento prévio deve ser feito selecionando-se a opção “Agende sua Perícia“, haja vista que esses benefícios apenas serão concedidos com a comprovação da incapacidade.

É possível também, no mesmo site, consultar o resultado do laudo médico emitido após o procedimento, clicando na opção “Resultado da Perícia Médica“.

Resultado da Perícia Médica/Agende sua Perícia

Observa-se que para ter acesso a esta opção, é necessário que o trabalhador tenha uma senha de acesso, fornecendo-a na opção “Login” presente na parte superior da página.

Login Meu INSS

Caso o trabalhador não tenha cadastro no site, este poderá ser criado na página para o qual será redirecionado no Login, fornecendo-se os dados solicitados e clicando na opção “Cadastre-se“.

Cadastre-se: Cidadão.br

Ao finalizar o agendamento, o segurado receberá informações sobre a documentação necessária para abertura do processo de solicitação do benefício, que deverá ser levada no dia do atendimento presencial.

Assim que concedido o benefício, o segurado poderá acompanhar o seu recebimento pela internet, por meio do fornecimento do CPF.

Como consultar benefício do INSS pelo CPF

Para o consultar o benefício do INSS, é preciso ter em mãos também o número do benefício que é recebido, além do CPF. Se você não souber qual é o número do seu benefício, basta ligar na Central de Atendimento 135 e fornecer os seus dados pessoais.

Com o número do benefício em mãos, será possível consultar o benefício do INSS com CPF, conforme estas orientações:

  • 1. Acesse o site MEU INSS e selecione o tipo de consulta que se deseja realizar (ex.: consultar o extrato de pagamento do benefício).

consultar o extrato de pagamento do benefício

  • 2. Faça o login no site e forneça os dados solicitados, como o número do benefício e o CPF.
  • 3. No tocante a processo de revisão, a consulta do benefício do INSS com CPF pode ser feito no site do INSS: www.inss.gov.br, fornecendo as seguintes informações: Número do benefício, Data de nascimento, Nome do beneficiário e o CPF.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais