Como Organizar uma SIPAT – Passo a Passo

Para saber como organizar uma SIPAT é importante termos um planejamento e o comprometimento dos envolvidos na tarefa de organizar a SIPAT. Dessa forma, através deste texto buscaremos descrever os procedimentos de como organizar uma SIPAT.

Primeiramente, é importante destacar que a sigla SIPAT significa Semana Interna de Segurança do Trabalho, que de acordo a alínea “o” do subitem 5.16 da Norma Regulamentadora nº 05, cabe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Como Organizar uma SIPAT

Para organizar uma SIPAT, basta seguir as etapas abaixo:

1º Passo – Estabelecer gradativamente durante as reuniões da CIPA, a data, os horários, a divisão de tarefas, os temas a serem abordados nas palestras, o logotipo da SIPAT, a frase principal da SIPAT, as brincadeiras/gincanas a serem realizadas, os profissionais convidados, os parceiros/patrocinadores, os prêmios e brindes, os recursos materiais e financeiros necessários, etc.

É importante salientar que todas as decisões tomadas acerca da SIPAT pela CIPA durante suas reuniões devem ser anotadas na Ata.

Além disso, a SIPAT como o próprio nome diz, deve ser organizada para se desenvolver durante uma semana.

2º Passo – Estabelecer o cronograma da SIPAT;

A SIPAT deverá ser iniciada com uma simples abertura sobre a sua importância, o compromisso da empresa a respeito da segurança e saúde dos trabalhadores e o cronograma do evento durante a semana.

É interessante que pelo menos durante a abertura ou o encerramento da SIPAT, conte com a presença e a participação do(s) diretor(es), presidente(s) e/ou responsável(eis) pela empresa.

Durante a SIPAT é recomendado realizar algumas apresentações teatrais, palestras, treinamentos, gincanas, coffee breaks, sorteios e distribuição de brindes, etc.

⇒ Download – Modelo de Cronograma da SIPAT.

3º Passo – Confeccionar os cartazes (com o cronograma) e faixas para a divulgação da SIPAT;

Essa fase é importante no aspecto de divulgar aos trabalhadores as atividades a serem realizadas durante a SIPAT, bem como garantir a presença e a participação de todos no evento.

4º Passo – Realizar a SIPAT;

Finalmente chegou a SIPAT, agora para mantê-la organizada e um sucesso total é importante se atentar aos seguintes itens: A limpeza, arrumação e iluminação do ambiente, aos recursos visuais (televisão, projetores) e sonoros (aparelhos de som, microfones), assim como ao cumprimento dos horários e ao cronograma da SIPAT.

No mais, uma boa SIPAT!

Compartilhe o texto:

3 Comentários

  1. Interessante é o seguinte: Se é obrigatório para todas as empresas, como que é responsabilidade da CIPA organizar, se não é todo lugar que possui CIPA.

    1. De acordo com a NR 5, item 5.6.4, diz; Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais