Como abrir uma empresa de extintores de incêndio

Sonha em se tornar um empreendedor? Selecionamos algumas dicas para montar a sua própria empresa.

Montar uma empresa no Brasil é um processo extremamente burocrático. No entanto, com algum estudo é possível percorrer o caminho para se tornar empreendedor sem gastar rios de dinheiro com assessoria.

Abrir uma empresa especializada em venda e recarga de extintores de incêndio pode ser uma ideia muito lucrativa, visto que todos os estabelecimentos coletivos do país são obrigados por lei a manter os equipamentos. Confira tudo o que você precisa saber antes de se lançar a esse mercado promissor.

Primeiros passos – Como abrir uma empresa de extintores de incêndio

Antes de qualquer coisa, quem pretende abrir uma empresa de extintores de incêndio precisa conhecer profundamente as normas, especificações, instruções e regulamentos técnicos que disciplinam a atividade.

Depois, defina qual será a sua área de atuação, pois o mercado é bastante abrangente. A tendência atualmente é o foco em manutenções preventivas e corretivas, especialmente para clientes corporativos, condomínios, órgãos públicos e outros estabelecimentos de médio a grande porte.

Procure bons fornecedores e uma equipe de trabalho responsável e qualificada. Afinal, trata-se da segurança dos clientes e da preservação de seu patrimônio e qualquer descuido pode ser fatal.

⇒ Leia também: Como abrir uma Consultoria em Segurança do Trabalho.

Exigências legais

Para atuar no setor, a empresa deve obter credenciamento, certificação e licenciamento junto ao INMETRO. Essas autorizações devem ser renovadas a cada dois anos e semestralmente, deve ser realizada uma inspeção das instalações e dos equipamentos.

Você também vai precisar de autorização do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente para iniciar suas atividades.

Como escolher o melhor imóvel

Neste ramo de atividade, boa parte do contato com a clientela se dá via telefone ou internet. Por isso, a localização acaba sendo irrelevante para o cliente na hora de fazer um orçamento ou fechar um negócio.

Prefira se estabelecer em um local de fácil acesso para veículos de carga e descarga. O SEBRAE recomenda que as instalações tenham pelo menos 100m2, sendo 80m2 para a oficina e o espaço restante destinado à área administrativa.

Verifique se o Plano Diretor ou a Lei de Zoneamento do município permite a instalação de empresas que manipulam produtos químicos e se o imóvel encontra-se legalizado junto aos órgãos públicos estaduais e municipais. Observe também se o local é sujeito a inundações ou está próximo a áreas de risco.

Como fidelizar o cliente

Tão importante quanto a propaganda para conquistar novos clientes é o cuidado da empresa para fidelizá-los. Garanta que seus funcionários conheçam a fundo o produto e sejam atenciosos e prestativos.

Mantenha um cadastro com a data de compra, tipo de cilindro, aplicação e data para recarga e envie alertas para o cliente quando esta data se aproximar. Assim como, é interessante oferecer treinamentos para ensinar aos frequentadores do local como utilizar corretamente os extintores e como prevenir os incêndios.

⇒ Leia também: Como abrir uma Assessoria em Segurança do Trabalho.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Boa tarde, sou engenherio de produção, no momento estou cursando eng de segurança do trabalho, gostaria de saber como me tornar um perito judicial;

    Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais