A Importância dos Treinamentos de Segurança do Trabalho

Os treinamentos de segurança do trabalho tratam-se de processos educativos que visam o cumprimento e a adequação dos empregados e empregadores, em observância a determinadas legislações vigentes no país.

Além disso, os treinamentos de segurança do trabalho tem como objetivo proporcionar no âmbito da segurança e saúde do trabalho, o conhecimento e os procedimentos adequados para a execução de determinada atividade laboral.

A segurança do trabalho por ser tratar de uma ciência multidisciplinar, proporciona o envolvimento de diversas áreas profissionais, resultando uma extensa gama de conhecimento e de assuntos relacionados a segurança e saúde do trabalho.

Em visto disso, os treinamentos de segurança do trabalho, mesmo os específicos, são abordados diversos temas. Em alguns casos, sendo necessário a participação de uma equipe multidisciplinar de profissionais para a aplicação do treinamento.

As Vantagens dos Treinamentos de Segurança do Trabalho

  • Empregador – A aplicação dos treinamentos de segurança do trabalho é de suma importância para o desenvolvimento e o sucesso de qualquer empresa, assim como trata-se de uma obrigação legal do empregador perante os seus funcionários.
  • Empregados – Os treinamentos de segurança do trabalho proporcionam aos empregados o entendimento necessário para a execução correta e segura de sua atividade profissional, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.

Entre algumas vantagens dos treinamentos, podemos citar:

  1. Redução dos custos;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Capacitação dos funcionários;
  4. Bem-estar no ambiente de trabalho;
  5. Melhoria na qualidade do produto e serviço prestado;
  6. Eliminação ou redução do índice de acidentes de trabalho;
  7. Motivação e mobilização dos funcionários em prol da segurança e saúde do trabalho.

Os treinamentos de segurança do trabalho também proporcionam o desenvolvimento profissional, social e educacional do empregado. Permitindo ao mesmo, reconhecer os possíveis riscos existentes no local de trabalho e executar suas atividades com maior segurança.

Treinamentos de Segurança do Trabalho

Entre os inúmeros treinamentos na área de segurança do trabalho, os mais comuns são:

Portanto, promover aos funcionários treinamentos relacionados a área de segurança e saúde do trabalho é de fundamental importância para o êxito da empresa.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Ola Amigo

    Você sabe se tem alguma convenção nova que determina que o certificado
    do curso de NR 35 tem que conter assinatura de Engenheiro de segurança ?

    Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais