A importância da Qualidade de Vida no Trabalho

O século XVIII foi marcado pela Revolução Industrial, marco histórico de muitas transformações no contexto do trabalho, da economia, da produção e na evolução tecnológica.

As formas de trabalho se transformaram no sentido de que o trabalho manual do homem foi substituído por máquinas, fazendo com que o capital humano fosse direcionado para outras atividades, já a economia se transformou no que tange os novos investimentos das empresas em equipamentos, máquinas e novos cenários de produção, a qual se transformou exponencialmente, pois com o avanço tecnológico, o mundo se tornou mais globalizado e assim, a competitividade também aumentou, forçando as empresas adotarem novas estratégias para aumentar a produtividade.

Para que a empresa se adaptasse a tantas transformações, percebeu-se a necessidade de melhorar as condições de trabalho, para que houvesse não apenas aumento de produtividade, mas também qualidade.

Assim surgiu a percepção da necessidade e a importância da qualidade de vida no trabalho, que consiste basicamente em um conjunto de ações que a organização assume com o objetivo de promover maior bem-estar no ambiente externo e interno da empresa, este bem-estar envolve sucesso da empresa, qualidade de vida dos trabalhadores e benefícios à sociedade.

Para atingir a qualidade de vida no trabalho, as empresas utilizam estratégias de gestão a partir de diagnósticos e intervenções, que buscam sempre melhorar a tecnologia, a própria gestão e a estrutura física e cultural da empresa.

A importância da Qualidade de Vida no Trabalho nas Empresas

Os gestores devem entender que a QVT é um investimento que impulsiona os resultados da empresa, veja abaixo os benefícios para a empresa, que justificam a importância da qualidade de vida no trabalho:

  • Aumento da produtividade, devido ao engajamento dos colaboradores;
  • Maior satisfação dos clientes, aumentando a clientela;
  • Mais reconhecimento e confiança, conquistando bons fornecedores e parceiros;
  • Redução da rotatividade e do absenteísmo, o que evita prejuízo na economia;
  • Retenção de talentos, isto é, com QVT na empresa, o capital humano de qualidade permanece;
  • Redução de gastos com saúde e afastamento dos colaboradores;
  • Clima organizacional mais favorável, o que permite mais produtividade, menos conflitos, melhora na imagem da empresa.

A importância da Qualidade de Vida no Trabalho para o Trabalhador

O ser humano é complexo em suas necessidades e se as mesmas não forem atendidas seu bem-estar fica comprometido, isto é, para que haja qualidade de vida, é preciso atender às necessidades básicas do homem. Abraham Maslow foi um psicólogo, ele desenvolveu a pirâmide que recebeu seu nome, a qual designa uma hierarquia de necessidades humanas, veja:

  • Fisiológica: necessidade básica que inclui respiração, hidratação, exercício, sono, sexo, alimentação, excreção;
  • Segurança: estabilidade, não-exposição a riscos, integridade da saúde física e psicológica;
  • Relacionamento: o homem é um ser social, por isso necessita ter relações amorosas, familiares, de amizade, etc;
  • Estima: esta necessidade inclui o autoconhecimento, a autoestima, conquistas pessoais, orgulho do seu trabalho, orgulho da vida;
  • Realização pessoal: o topo da pirâmide inclui as necessidades de criar, de ter aceitação, de reflexão, de solucionar problemas e ter normas e regras.

A importância da qualidade de vida para o trabalhador está na busca pelo atendimento destas necessidades e, portanto, na promoção da saúde e da segurança, o que traz os seguintes benefícios ao trabalhador:

  • Maior satisfação no trabalho;
  • Melhora nas relações interpessoais com colegas e chefia;
  • Menor risco de desligamento;
  • Menor risco de doenças ocupacionais;
  • Aumento da motivação;
  • Mais recompensa e reconhecimento do trabalho;
  • Mais conforto e bem-estar na execução das atividades.

A importância da Qualidade de Vida no Trabalho para a Sociedade

A sociedade também se beneficia quando a empresa investe em QVT, neste caso, a importância da qualidade de vida no trabalho para a sociedade envolve benefícios no meio ambiente, redução de pessoas com problemas de saúde, redução dos gastos previdenciários com afastamento, menos desemprego, melhora nas formas de consumo, sociedade composta por indivíduos mais satisfeitos, etc.

A importância da Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho

A QVT está intimamente relacionada à segurança do trabalho, pois a QVT busca melhorar as condições de trabalho, proporcionando um ambiente mais favorável à saúde e à segurança do trabalhador e, consequentemente, proporcionando melhor na produtividade, na imagem da empresa e na redução de diversos gastos.

Da mesma forma, a segurança do trabalho também busca a melhora nas condições de trabalho com o objetivo de prevenir o trabalhador contra risco de acidente e de doenças ocupacionais.

A importância da qualidade de vida e a segurança no trabalho se dialogam, pois compartilham do mesmo objetivo, de atender as necessidades do trabalhador enquanto ser humano e com isso, melhorar os resultados da empresa.

Com isso, pode-se dizer que as ações de segurança no trabalho contribuem com a QVT, afinal, um ambiente seguro já garante uma grande melhora na qualidade de vida.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais