Quantos dias de atestado para entrar no INSS?

Saiba sobre quantos dias de atestado para entrar no INSS. Confira!

Os dias de afastamento por atestado necessários para requerer o auxílio-doença ao INSS variam de acordo com a categoria do trabalhador. São consideradas categorias de segurados para a Previdência Social: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial e segurado facultativo.

Para o empregado, é necessário que o afastamento em virtude de atestado seja de 15 dias. Assim, essa categoria terá direito a requerer o auxílio-doença a partir do décimo sexto dia de afastamento. Os primeiros 15 dias são de responsabilidade da empresa, conforme disciplina o §3º do artigo 60, da Lei 8.213/91.

Já as demais categorias não têm essa limitação temporal para entrar no INSS. Para o empregado doméstico, o contribuinte individual, o trabalhador avulso, o segurado especial e o segurado facultativo, o benefício é devido a partir da Data do Início da Incapacidade (DII), se requerido por segurado afastado por menos de 30 dias. Quando requerido por segurado afastado por tempo superior a 30 dias, o benefício será devido da Data de Entrada do Requerimento (DER).

O requerimento do auxílio-doença, para qualquer das categorias, poderá ser feito diretamente na página da Previdência Social, que pode ser acessada através do link: www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/auxilio-doenca/.

No dia da realização da perícia é importante comparecer à Agência da Previdência Social munido dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Carteiras de Trabalho, carnês de contribuição ou outros documentos que possam comprovar as atividades exercidas;
  • Documentos médicos;
  • Para o segurado empregado, apresentar declaração assinada e carimbada pelo empregador, onde conste a Data do Último dia de Trabalho (DUT);
  • Para o segurado especial, apresentar documentos que comprovem essa categorização.

É importante comparecer com uma certa antecedência em relação ao horário de marcação da perícia, pois é muito comum que seja necessário realizar acerto nos dados cadastrais antes da avaliação médico-pericial. Outra informação relevante, para quem necessita acionar o INSS em caso de incapacidade, é que o resultado da perícia só é entregue no momento do atendimento ao segurado empregado, que tem a obrigação de informar à empresa até que dia foi concedido o afastamento pelo perito médico.

Para as demais categorias, o resultado poderá ser obtido no site da Previdência Social. Se o segurado quiser o resultado no mesmo dia em que foi realizada a perícia, ele só estará disponível a partir das 21h. A partir do dia seguinte ao da perícia, o resultado poderá ser consultado a qualquer momento.

Para que se tenha acesso ao resultado da perícia médica, é necessário acessar o site do INSS, por meio do link: www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER e informar os seguintes dados:

  • Número do benefício ou do requerimento;
  • Data de nascimento;
  • Nome;
  • CPF.

No site também é possível consultar o agendamento da perícia, para verificar a data, a hora e o local para os quais foi marcada a avaliação médico pericial. A consulta está disponível através do link: www2.dataprev.gov.br/sabiweb/consulta/inicio.view#sabiweb e deverão ser informados os mesmos dados citados acima para consulta ao resultado da perícia.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo pelas redes sociais.

Comentários

  1. Wellington Laurindo da Silva

    Gostaria de saber se dois atestados um di 5 dias e outro de 15 dias da direito ao Inss, pois uns diz q tenho direito e outros não estou na dúvida no aguardo.

    Sds: Wellington

    Responder
      1. Tais

        Nós últimos 60 dias tive 4 dias afastada e depois peguei 15 isso é motivo para ir para o INSS pq a empresa qer me encaminhar para la

        Responder
      2. Joicy

        Tenho um atestado de 15 dias no periodo de 17/01 a 31/01
        E hoje 17/03 por conta do tratamento da mesma peguei outro atestado de 5 dias com o mesmo CID

        Vou ser afastada da empresa????

        Responder
  2. Cléa Soares

    Tenho atestado de 14, esse mês e hj pequei mais 01 dia que faz 15 dias, sou obrigada entra pelo o INSS?

    Responder
  3. Márcia Sandra

    Gostaria de saber se treis atestado um de 5 outro de 14 e um de 12 eu entro pelo INSS ou é meu patrão que paga trb de babar que entra na cad de doméstica.

    Responder
  4. Luana Santos

    Olá,
    Gostaria tirar uma dúvida peguei um atestado de 7dias com o cid F41 e voltei a empresa e trabalhei por 3 dias e peguei mais 14 dias pelo mesmo cid F41 …. totalizando 21 dias afastada este mês de setembro a empresa me informou que já estou afastada pelo inss isso procede ?

    Responder
    1. Ailson

      Procede pois ultrapassou os 15 dias e sendo assim a perícia já deve ser agendada para passar em avaliação junto ao INSS.

      Responder
  5. Mônica

    Tenho um atestado de 5 dias mais minha patroa disse que tenho que ir ao INSS porque não tenho direito de receber, mas eu sei que é depois dos 15 que recebo pelo INSS

    Responder
    1. Elisabete da Silva fontes

      Fiquei enternada do dia 23 ao dia 27 o médico me atestou do dia 27 ao dia 01 fui ao médico de novo pois não estou bem ainda decorrente a água no pulmão peguei um outro atestado com outros Cid e ainda não estou bem tenho que retornar o médico no sábado agora dia 07 se outro médico me dá outro atestado com mais 7 dias já estarei na caixa

      Responder
  6. Wando

    Bom dia estou de atestado a 14 dias mais ainda não melhorei minhas férias está marcada para o mês seguinte se eu encosta pelo inss vou perde minha férias

    Responder
  7. Selma

    Meu marido pegou um atesto de 10 dias voltou trabalhou trabalhou 2 semanas e tirou outro atestado de 14 dias outro médico e outro Cid.entra pelo INSS

    Responder
  8. Patrícia

    Uma dúvida, peguei atestado de 15 dias devido uma cirurgia que realizei dia 18/10, devendo voltar ao trabalho dia 02/11 e fiquei sabendo que estou de folga dia 02 , devendo voltar ao trabalho dia 03/11, já entro na caixa por isso ou devo ir realmente amanhã ao trabalho ?

    Responder
  9. Alessandro

    Bom dia, estou no tratamento de hanseníase, a minha médica me deu um atestado de 30 dias, tem validade pra da entrada no INSS, minha perícia foi marcada pra três mês…

    Responder
  10. Renata

    Olá bom gostaria de saber, estou gestante de 8 meses e estou com cólicas. Fui na minha médica na quinta dia 30/11/17, e ela me deu 2 dias de atestado, e pediu para mim voltar na segunda. Voltei segunda dia 4/12, e ela me deu mais 13 dias, que totaliza 15 , nesse caso entro para caixa?

    Responder
  11. Elaine Luci Felizardo

    Dei atestado de 10 dias em outubro e um de 7 dias em novembro, mesmo cid, a empresa me mandou para o INSS isso é correto?

    Responder
  12. Joao

    Bom dia tem dúvida nas novas regras do INSS, estou com um atestado de 60 dias.
    Trabalho na iniciativa privada no regime da clt. Gostaria de saber qual o procedimento para dar entrada no INSS e para realização de perícia médica e quais documentação deve apresentar.

    Responder
  13. Maria Devanir Venezio

    Boa tarde
    Tenho um atestado de 10 dias
    No 7º dia tinha uma consulta com outra especialidade fiz um procedimento porém não consigo voltar antes do 15º dianeste caso mesmo com Cid diferente entro para o INSS

    Responder
  14. Anderson

    Gostaria de tirar uma dúvida fiz uma cirurgia peguei um atestado de 14 dias retornei peguei outro de 9 já marquei a perícia porém só daqui 3 meses já tenho número do requerimento não preciso mais apresentar atestados a empresa correto ?
    I outra dúvida a caixa me pagará só os 9 dias do último atestado ou os 3 meses que é quando passo na perícia ? Aguardo uma resposta

    Responder
  15. ARI

    QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA SIMPLES. POR EXEMPLO, SE EU PEGAR VAMOS SUPOR ATESTADO DE 30 DIAS OS OUTROS 15 QUEM PAGA É O INSS, OK? NESSE CASO DEPOIS DOS 30 DIAS EU VOLTO E O PRA RECEBER O RESTANTE TENHO QUE ENTRAR NO INSS? TO MEIO CONFUSO

    Responder
  16. Lourivania Alves de casttro

    bom dia peguei atestado de dois dias ,voltei pro trabalho trabalhei dois dias e tive que pegar mais 15 dias entro no INSS.trabalho como vendedora em uma farmacia.

    Responder
  17. Célia Michalzuk

    Boa tarde Ari. Sendo o atestado médico de 30 dias e você empregado de empresa ou equiparada, ou seja, não é doméstico, nem contribuinte individual, nem segurado especial, receberá os primeiros 15 dias pela Empresa, a partir de 16º dia receberá do INSS, o que para tal deverá ser requerido pelo 135 o auxílio doença. Pode ocorrer de a perícia acontecer após os 30 dias do total do atestado, quando já tiver retornado ao trabalho, mas que precisa comparecer a perícia para receber esses dias do INSS.

    Responder
  18. Layze Mabelle

    Boa noite, estou com uma dúvida cruel, não entendo nada de perícia, estou gestante de 13 semanas e estou de atestado a meses, são dias variados, e hj ao meu esposo ir na empresa deixar um atm, informaram a ele q minha perícia está marcada para o dia 06 de março. Minha dúvida é, nesse tempo daqui para a data marcada tenho que continuar apresentando atestados, vou continuar recebendo dinheiro, quem me pagará nesse período, a empresa mesmo?

    Responder
  19. Denize

    Bom dia fiz uma cirrugia e o medico me deu 15 dias vou ter que entrar na caixa porque minha empresa não quer receber o atestado…pois não voltei a trabalhar ainda essa e minha primeira semana em casa

    Responder
  20. Larissa

    Neste mes peguei um atestado de um dia com minha filha que estava consultando
    E dois dias pedois indo trabalha me acidentei e machuquei a cravicula o medico ortopedista me deu 15 dias
    Tenho.que passar pelo inss
    Pois la no.meu trabalho falaram que tenho.que ir la
    Nao sei o que fazer.

    Responder
  21. Giseli Ravagnani

    Boa noite! Dia 29/11/17 Peguei um atestado de 10 dias. Vou no médico dia 31/01/18 se eu pegar um atestado de 15 dias com o mesmo cid entra no Inss?

    Responder
  22. Dorival

    Boa noite
    Eu gostaria de saber se o adicional de insalubridade deve ser pago sobre o salário mínimo ou o salário base do trabalhador

    Responder
  23. Sérgio silva

    Boa noite
    Fiz uma cirurgia e o médico me passou um atestado com 8 dias depois me passou um com 3 dias
    Fui trabalhar após o vencimento do atestado e no dia seguinte ele me deu mais 8 dias isso é caso de INSS?

    Responder
  24. Adriano

    Boa tarde!! Se eu colocar um atestado de 15 dias, e dentro de 60 dias colocar mais outros, sou obrigada a entra pro inss?

    Responder
  25. Jessica

    Boa tarde .
    Gostaria de tirar uma dúvida,estou gestante de 35 semanas e meu médico me deu um atestado de 30 dias pois minha gravidez e de risco ,como minha empresa me encaminhou para o inss minha perícia foi marcada só para 30 dias depois que acabar meu atestado, meu médico disso que não preciso pegar outro atestado e sim posso já encaminhar o auxílio maternidade. posso tentar renovar o atestado com outro médico ou posso já encaminhar o auxílio maternidade? Se eu encaminhar o auxílio vai afetar quando eu fizer a perícia? ?

    Responder
  26. Marcela Santarém Mansur

    Olá! Preciso esclarecer uma dúvida. Trabalho numa prefeitura que tem previdência própria. Entrei de atestado 15 dias iniciado no dia 02/02/2018, e eles pediram perícia que foi agendada 6 dias depois do meu primeiro atestado acabar ou seja dia 21/02/2018. Meu médico porém me deu novo atestado de mais seis dia, e junto enviou um laudo pedido meu afastamento das funções , onde foi concedido 30 dias pelo perito da previdência. Ocorre que no dia 09/03/2018 fui comunicada que minha licença havia vencido desde o dia 03/02/2018. O que seria incompatível com a data da perícia pois se fui a perícia no dia 21/02/2018, ente do que é o.perito me deu 30 dias de acordo com o laudo como ele alegou que venceu no dia 03, vale ressaltar ainda que o mês de fevereiro são 28 dias. O perito alega que meu laudo estava datado do.dia 02/02/2018, e que concedeu a licença a partir dessa data. Ou seja ignorou os atestados e me concedeu apenas 10 dias de licença e não 30. Assim protocolei novo atestado no dia 09/03/2018, porém caso a prefeitura determina que protocole até 48 horas pelas contas corretas deveria ter sido protocolado até o dia 06/03/2018, pois desconta 29 e 30 de fevereiro e conta 3 e 4 de março. Eles não aceitaram o meu atestado marcaram nova perícia para o dia 20/03/2018, onde apresentei no laudo datado do dia 16/03/2018, onde meu médico pediatra mais 60 dias de afastamento e o perito, vale ressaltar que é o mesmo, negou o pedido de 60 dias me concedendo apenas mais trinta dias a contar do dia 16/03/2018. Além disso foi descontado 8 dias do meu salário. Como devo proceder? A partir de que data ele deveria ter concedido o afastamento? Ele não deveria ter me comunicado? A perícia não deveria ter ocorrido nesse período?

    Responder
  27. Roberto

    Bom dia em Fevereiro eu fiz uma pequena cirurgia no dia 27 de fevereiro o médico me deu 9 dias de atestado em março dia 27 de março eu fiz outra cirurgia o médico me deu 7 dias de atestado por isso eu tenho que ir para o INSS que na minha empresa foi alegado que dentro de 60 dias eu botei mais de 15 dias de atestado Mas sendo que eu botei dia 27 de fevereiro 9 dias aí fechou o mês 27 28 ficou 7 dias para março aí eu fiz outra cirurgia no caso ficou certo para março mais 7 dias 14 mas o mês Fechou então ficou 12 dias no mês de março e mais dois dias no mês de abril que ficou dia primeiro dia 2 para completar os atestados

    Responder
  28. Ana Brisa Souza

    Gostaria de saber se posso voltar a trabalhar antes do dia da minha perícia, pois meu atestado de 20 dias se encerra 15 dias antes da perícia do INSS..

    Responder

Comentário

CAPTCHA