Os benefícios da ergonomia para a empresa e o trabalhador

Por muitas décadas, o trabalho era considerado algo penoso que exigia esforço e não algo que pudesse trazer bem-estar, realização e socialização. Hoje em dia, a percepção que se tem sobre o trabalho tem sofrido transformações, de forma que passou a ser considerado algo essencial à vida humana.

Pessoas que se encontram desempregadas geralmente ficam frustradas, deprimidas e com sentimento de inutilidade. Por isso, quando encontram um trabalho ao qual se dedicar e através do qual conseguir sua renda, a pessoa melhora sua autoestima, sua satisfação.

No entanto, é importante que a transformação em relação à perspectiva atual sobre o trabalho continue acontecendo, pois ainda é comum também que após determinado tempo que a pessoa encontra um trabalho, este se torne uma fonte da mesma frustração e sentimento negativo, sendo que na verdade o trabalho deve ser uma fonte de satisfação na vida.

A ergonomia pode contribuir com esta transformação, ajudando a tornar o trabalho uma atividade prazerosa e fonte de realização na vida do trabalhador. A partir desta ótica, este texto irá delinear os benefícios da ergonomia, por isso, continue a leitura.

Benefícios da Ergonomia para a Empresa

A principal marca da contemporaneidade é o avanço tecnológico, o qual afeta diversos segmentos na sociedade, inclusive o campo corporativo. Neste caso, o avanço tecnológico afeta através da globalização, das mudanças do modo de comunicação, da rapidez de informações, da aceleração da produtividade, do surgimento de novos modos de comércio e de trabalho, etc.

Dessa forma, a concorrência se tornou maior e mais intensa e as empresas que investem apenas em tecnologia da informação acaba ficando para trás, pois deixa de investir em técnicas e métodos intrínsecos ao próprio trabalho, ou seja, a ergonomia.

Um dos benefícios da ergonomia para a empresa é colocá-la à frente da concorrência, pois com a ergonomia, os recursos humanos da empresa se tornam mais qualificados, mais satisfeitos, com menos problemas de saúde e, consequentemente, mais produtivos e com mais assiduidade. Produtividade é indiscutivelmente a chave do sucesso da empresa.

⇒ Leia também: 5 motivos para investir na ergonomia.

Benefícios da Ergonomia para o Trabalhador

A ergonomia tem como papel principal promover a relação adequada entre o trabalho e o indivíduo, buscando melhorar as condições físicas e psicossociais do ambiente laboral preservar a saúde e a segurança do trabalhador.

Assim, quando aplicada corretamente e seu objetivo é atingido, um dos benefícios da ergonomia já passa a ser alcançado, porém é possível elencar diversas vantagens que o trabalhador pode perceber quando há ergonomia na empresa:

  • Redução das dores musculares na coluna, nos braços, nas pernas, nos ombros, no pescoço, etc;
  • Melhora na postura, pois com assento adequado, o trabalhador mantém sua postura ereta e isto interfere inclusive na autoestima da pessoa;
  • Expectativa de vida, pois sem risco de acidente e sem predisposição para doenças ocupacionais e para distúrbios psicológicos – como ansiedade e depressão –, o trabalhador pode esperar uma aposentadoria com qualidade de vida;
  • Satisfação em geral, inclusive com seu próprio desempenho, a percepção de incapacidade e ineficiência pode deprimir o trabalhador, pois não há nada mais frustrante para uma pessoa do que sentir-se mal consigo mesmo, assim as condições adequadas graças à ergonomia contribuem com este aspecto também.

⇒ Leia também: A importância da Ergonomia no Ambiente de Trabalho.

Benefícios da Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Quando os gestores decidem tornar o ambiente de trabalho mais agradável, mais seguro e mais qualificado, consequentemente, a transformação física do local reflete uma transformação no comportamento e no clima da empresa.

Os benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho envolvem além do óbvio: a segurança, também a estética do lugar, o que agrada aos olhos dos trabalhadores, enviando sensação de bem-estar ao cérebro, da mesma forma acontece com o público, que passa a frequentar mais o local; aumenta também a praticidade, o que contribui com a redução de estresse.

Em relação ao clima organizacional, o ambiente de trabalho após as intervenções ergonômicas se torna mais favorável, fonte de mais motivação, leveza e boas relações.

Muitas empresas não se atentam aos benefícios da ergonomia para a própria organização, para os funcionários e para o ambiente de trabalho, mas a ergonomia é realmente um atributo essencial e que proporciona diferencial à empresa.

Veja também

Comentário