O que é a Reciclagem NR10?

Você sabe o que é a reciclagem NR10 e quando realizá-la? Se não souber ou possuir algumas dúvidas, confira o texto.

Primeiramente, a sigla NR-10 significa Norma regulamentadora nº 10, cujo recebe o título de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, regulamentada pela Portaria n.º 3.214 de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Assim como, possui existência jurídica amparada pelos Artigos 179, 180 e 181 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Objetivo da NR10

A norma regulamentadora nº 10 tem como objetivo estabelecer os requisitos e as condições mínimas necessárias para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, de modo a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Aplicação da NR10

Conforme ao subitem 10.1.2 da NR-10, estabelece que:

“10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.”

Entretanto, os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo III da NR10 (Treinamento).

  • Curso Básico NR10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade – Carga horária mínima de 40 horas e conteúdo multidisciplinar, conforme disposto no anexo III da NR10;
  • Curso Complementar – Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas Proximidades – Carga horária mínima de 40 horas e obrigatório para todos os trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, assim como que exerçam suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, conforme o anexo I da NR10.

No entanto, a norma regulamentadora nº 10 estabelece que para realizar o Curso Complementar – Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas Proximidades, será necessário ter participado com aproveitamento satisfatório do Curso Básico NR10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade.

⇒ Leia também: Quem pode ministrar o treinamento de NR-10.

É importante destacar que todos os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem ser submetidos a exame de saúde compatível com as atividades a serem desenvolvidas, realizado em conformidade com a NR-07 (PCMSO) e registrado em seu prontuário médico.

Reciclagem NR10

Em relação a reciclagem da NR10, os subitens 10.8.8.2 e 10.8.8.3 da NR-10 dispõem que:

“10.8.8.2 Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir:

a) troca de função ou mudança de empresa;
b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;
c) modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

10.8.8.3 A carga horária e o conteúdo programático dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento das alíneas “a”, “b” e “c” do item 10.8.8.2 devem atender as necessidades da situação que o motivou.”

Portanto, a reciclagem da NR10 trata-se de um treinamento realizado bienalmente (a cada 2 anos) e sempre que ocorrer alguma das situações descritas acima.

Veja também

Comentários

  1. fabricio

    bom dia,

    Existe uma quantidade de horas para realização da reciclagem da NR 10? não identifiquei na norma, e fiquei com essa duvida.
    verifiquei com algumas instituições, umas fazem reciclagem de 16h e outras 20h.
    por favor poderiam me tirar essa duvida?

    Obrigado

    Responder
    1. Alexandre Pereira

      Pesquisei na NR10 e não encontrei também. Algumas instituições de ensino adotam 20horas. Outras adotam 16 ou 8 horas. Desconheço a obrigatoriedade do cumprimento da quantidade mínima de horas.

      Responder

Comentário