O que é CBO – Classificação Brasileira de Ocupações?

Entenda melhor a CBO e a sua importância para o mercado de trabalho brasileiro.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é uma publicação que identifica todas as ocupações exercidas pelos trabalhadores brasileiros nos diversos setores de atividade do país, tanto públicos quanto privados.

Nesse documento, que é atualizado periodicamente, são catalogadas, classificadas e enumeradas todas as profissões e ocupações existentes no país.

O órgão responsável pela CBO é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A última atualização foi realizada em 2010, para inclusão de novas competências de ocupações já existentes e das profissões derivadas de cursos de tecnologia.

Pra que serve a CBO?

A CBO tem a função de classificar as profissões junto aos registros administrativos e domiciliares, com o objetivo de simplificar e padronizar esses registros.

O objetivo da classificação é retratar com a maior fidelidade possível a realidade do mercado de trabalho brasileiro, sem fazer distinção entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional e respeitando o dinamismo das ocupações.

A CBO também é usada no desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o mercado de trabalho (surgimento e desaparecimento de novas ocupações), elaboração de políticas de emprego e de formação profissional (qualificação e recolocação), como diretriz para investimentos tecnológicos e base de informações para censos demográficos.

Como é organizada a CBO?

A CBO é como uma árvore de diretórios, em que um grande grupo de ocupações é dividido em vários subgrupos principais, que por sua vez se dividem em subgrupos mais específicos. Cada um desses grupos é chamado de família.

Veja, por exemplo, as diversas subdivisões possíveis na família 2 – Profissionais das Ciências e das Artes:

cbo_1

cbo_2

cbo_3

Exemplo de CBO

Confira a seguir, a título de exemplo, a classificação CBO para os técnicos em segurança do trabalho.

cbo_4

Como consultar a CBO

É possível realizar a consulta de CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) tanto por código quanto pelo nome da ocupação no site do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Para realizar  buscas pelo nome da ocupação, acesse: www.mtecbo.gov.br. E caso, deseje realizar  buscas pelo código da ocupação, acesse: www.mtecbo.gov.br.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Não lista todas. A minha ocupação é Operador de Unidade Geradora de Nitrogênio para trabalhos em poços e plantas de produção de petróleo e não encontrei nada, nem parecido com isso. Como posso pedir a inclusão dessa função no CBO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais