Aplicativos Android para Técnicos em Segurança do Trabalho

Vivemos em um mundo onde, a cada dia, novas e avançadas tecnologias surgem e se renovam em um piscar de olhos. O velho computador instalado em salas fechadas e escritórios já não existe mais. Através dos modernos aparelhos de celular ou tablets, netbooks e smartphones, é possível executar as tarefas profissionais em qualquer lugar.

Basta ter acesso à internet móvel ou wi-fi para que consultas e informações possam ser trocadas entre especialistas.

Pensando nisso, foram desenvolvidos aplicativos para o sistema android que auxiliam os profissionais da área de saúde e segurança do trabalho na execução de determinadas atividades.

Além de aplicativos sobre a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o Técnico em Segurança do Trabalho tem ao alcance das mãos, várias opções de suporte técnico que facilitam a implementação dos métodos de trabalho, numa garantia de segurança e bem estar aos demais funcionários da empresa.

Atualmente, existem programas para celulares sobre segurança do trabalho, primeiros socorros e muito mais, desenvolvidos por especialistas da área que possuem orientações sobre como proceder em determinados casos, além das normas regulamentadoras e a consulta rápida ao Certificado de Aprovação (CA) dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) fornecido pelo Ministério do Trabalho.

Dentre os principais aplicativos disponíveis para download aos Técnicos em Segurança do Trabalho, listamos os seguintes:

  • Consulta CA: Vinculado ao Ministério do Trabalho, permite a consulta rápida e eficaz do Certificado de Aprovação (CA) dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O aplicativo faz a consulta, a partir do Número do CA do EPI desejado, com a descrição completa do equipamento, fabricante, número do processo de aprovação, laudo do Inmetro, dados do laboratório, tabela de atenuação entre outras.
  • Normas Regulamentadoras: O aplicativo permite que os Técnicos em Segurança do Trabalho consulte as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. A consulta pode ser feita online ou off-line.
  • Consolidação das Leis Trabalhistas: Assim como o das Normas Regulamentadoras, o aplicativo permite a consulta à CLT de forma rápida e simples.
  • Segurança do Trabalho: Um dos mais completos aplicativos da área de Segurança do Trabalho, dispõe de dicionários com os termos técnicos, abreviações e termos da saúde, além das Normas Regulamentadoras, CLT, Consulta CA, vídeos, vagas de emprego e concursos.
  • CIPA – Guia para Segurança do Trabalho: Este aplicativo vêm com muitas opções, entre elas, podemos citar: Consulta CA, Manutenção da CIPA, Criação da Primeira CIPA, Dimensionamento da CIPA, Termos Técnicos, Peguntas e Respostas e notícias do âmbito da Segurança e Saúde do trabalho.
  • Produtos Perigosos: Baseado no Regulamento de Transporte Terrestre de Produtos Perigosos da ANTT, possibilita a consulta de informações sobre rótulos de risco e produtos químicos e biológicos considerados perigosos.
  • Primeiros Socorros: Desenvolvido e supervisionado pelo Dr. Drauzio Varella, o aplicativo oferece orientações básicas de primeiros socorros com procedimentos para dezenas de situações de emergência.
  • Acidentes com animais peçonhentos: O aplicativo disponibiliza um manual de rotinas para casos de acidentes com animais peçonhentos.
  • Tribunal Superior do Trabalho – TST: Aplicativo sobre as notícias do Tribunal Superior do Trabalho. Integrado às redes sociais, oferecendo informações em texto, áudio e vídeo.
  • Ministério Público do Trabalho – MPT: Esse aplicativo é destinado à todos os trabalhadores brasileiros. Trata-se de um aplicativo do Ministério Público do Trabalho (MPT) destinado à realização de denúncias de fraudes no contrato de trabalho, trabalho escravo, exposição a riscos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais, exploração de trabalho infantil, discriminação contra trabalhadores, atos contra a liberdade sindical, etc.

Para indicar mais alguns aplicativos na área de segurança e saúde do trabalho, por favor, utilize o espaço destinado aos comentários. Abraço!

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Avalie esta publicação:

(Ainda sem avaliações)
Loading...
13 Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA