10 Dicas de como Conseguir um Emprego

Conseguir um emprego não é tarefa fácil em meio à atual realidade vivida pelo Brasil. Se você foi demitido ou se está à procura do seu primeiro emprego, é importante saber que não é o único nesta situação.

Por mais desesperador que possa parecer, este é o momento de respirar fundo, colocar as ideias no lugar e seguir em frente rumo à conquista de uma nova colocação no mercado de trabalho.

Dicas de como Conseguir um Emprego

Diante da concorrência existente para todas as áreas de atuação, selecionamos 10 dicas para que você consiga um emprego:

  • 1 – Revise o seu currículo: A primeira atitude a tomar para a conquista de um emprego é a revisão do currículo. Aproveitar esse momento é uma chance para direcionar sua vida profissional para aquilo que você realmente quer.
  • 2 – Faça contatos profissionais: Manter contatos ao longo da carreira é fundamental num momento de desemprego. A indicação de algum amigo ou colega pode ser decisiva para o seu retorno ou ingresso no mercado de trabalho. Pesquisas mostram que a maior parte das vagas são preenchidas por meio de indicações.
  • 3 – Atualize-se: Se você ficou muito tempo em um único emprego, aproveite esse momento para se reciclar. Faça cursos e especializações, fique atualizado sobre as novidades da sua profissão e das condições do mercado de trabalho para a área escolhida. Mostrar que você é um profissional engajado com a atualidade faz toda a diferença na escolha do entrevistador para o preenchimento da vaga.
  • 4 – Procure novas oportunidades: Não fique parado esperando que a vaga seja sua sem nenhum esforço. Procure novas vagas e oportunidades e mantenha a sua imagem profissional sempre atualizada. Crie uma rotina e seja responsável no cumprimento do seu cronograma. Inscrever seu currículo em sites especializados para vagas de emprego também é uma boa opção.
  • 5 – Tenha o pé no chão: Pesquisar sobre as atuais condições do mercado é outro passo importante na hora de encontrar um emprego. Por isso, tenha o pé no chão e não exija um salário ou outros benefícios fora dos padrões, mesmo que você considere que mereça.
  • 6 – Seja flexível: Não fique focado em altos salários ou títulos. Aceitar uma remuneração menor ou título abaixo do seu ideal pode ser vantajoso. Se ao longo do tempo você superar as expectativas, o título e o salário se ajustarão por consequência de um bom trabalho.
  • 7 – Empregos temporários ou freelas podem ajudar: Enquanto as oportunidades de um emprego fixo estão complicadas, a conquista de oportunidades temporárias ou freelances pode ser uma boa alternativa para a obtenção de experiência e atualização. Estar atuante junto ao mercado, mesmo que temporariamente, te traz à realidade da profissão e abre novas chances para um emprego efetivo.
  • 8 – Não saia de férias: Apesar da maioria das pessoas pensar que o momento de desemprego seja considerado como férias, é importante que você não pense assim. Tirar férias numa fase como esta pode te atrasar ainda mais.
  • 9 – Supere a saída do antigo emprego: Muitas pessoas não conseguem superar a saída de um emprego, principalmente quando se trata de demissão. Vencer esse momento ruim e seguir em frente é fundamental na conquista de um novo emprego.
  • 10 – Abuse de todos os recursos: Existem diversos sites e agências de empregos que podem lhe ajudar na conquista de um emprego. Procure sua universidade ou organizações profissionais que possam lhe orientar em como proceder para a recolocação no mercado de trabalho. O importante é não desistir jamais!

⇒ Leia também: Como se comportar em uma entrevista de emprego.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais