O que é ISO 9001?

Saiba o que é ISO 9001 e qual é o objetivo da sua implementação.

Após a Segunda Guerra Mundial, o aumento crescente nas relações comerciais entre os países trouxe a necessidade de estabelecer normas técnicas padronizadas, visando eliminar barreiras ao comércio internacional e assegurar a compatibilidade entre produtos e técnicas originários de países diferentes.

Com esse objetivo, em 1946 foi criada a ISO – Internacional Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização).

O que é ISO?

A ISO é uma entidade formada por 157 países-membros responsável por desenvolver normas internacionais de padronização para produtos, procedimentos e serviços. Tem sede em Genebra, na Suíça, e é representada no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O objetivo da ISO é facilitar o comércio internacional através da padronização e tornar mais simples a verificação da qualidade dos produtos e serviços.

As normas da ISO visam orientar empresas públicas e privadas sobre a forma mais eficiente de conduzir suas atividades, prevenindo os problemas mais comuns no ciclo de produção, aumentando a produtividade sem comprometer a qualidade do produto oferecido e monitorando a satisfação do cliente ou consumidor final.

Apesar das certificações conferidas pela ISO não garantirem a qualidade do produto, elas conferem um atestado de idoneidade à empresa, o que amplia sua visibilidade e melhora sua reputação no mercado nacional e internacional.

O que é ISO 9000?

A ISO 9000 é uma das principais séries de normas da ISO e estabelece um modelo de gestão de qualidade empresarial, abrangendo desde o projeto inicial até os serviços associados, passando pelo desenvolvimento, produção e instalação.

Seu objetivo é garantir a satisfação do cliente através da prevenção de não conformidades em todos os estágios do processo produtivo. A série ISO 9000 compreende cinco normas, mas atualmente apenas três estão em vigor: ISO 9000, ISO 9001 e ISO 9004.

O que é ISO 9001?

A ISO 9001 dispõe sobre a garantia da qualidade nos projetos, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. Pode ser considerada a norma mais importante da série ISO 9000 e a que apresenta maior impacto sobre a qualidade do produto final. É também a mais abrangente, pois compreende todos os processos da empresa.

Além do sistema de gestão da qualidade, a norma traz orientações sobre a responsabilidade da direção da empresa no processo produtivo, a gestão de recursos (incluindo recursos humanos, infraestrutura e ambiente de trabalho), a realização do produto propriamente dita e os procedimentos de medição, análise e melhoria da produção.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais