Como abrir uma empresa de extintores de incêndio


Sonha em se tornar um empreendedor? Selecionamos algumas dicas para montar a sua própria empresa.

Montar uma empresa no Brasil é um processo extremamente burocrático. No entanto, com algum estudo é possível percorrer o caminho para se tornar empreendedor sem gastar rios de dinheiro com assessoria.

Abrir uma empresa especializada em venda e recarga de extintores de incêndio pode ser uma ideia muito lucrativa, visto que todos os estabelecimentos coletivos do país são obrigados por lei a manter os equipamentos. Confira tudo o que você precisa saber antes de se lançar a esse mercado promissor.

Primeiros passos – Como abrir uma empresa de extintores de incêndio

Antes de qualquer coisa, quem pretende abrir uma empresa de extintores de incêndio precisa conhecer profundamente as normas, especificações, instruções e regulamentos técnicos que disciplinam a atividade.

Depois, defina qual será a sua área de atuação, pois o mercado é bastante abrangente. A tendência atualmente é o foco em manutenções preventivas e corretivas, especialmente para clientes corporativos, condomínios, órgãos públicos e outros estabelecimentos de médio a grande porte.

Procure bons fornecedores e uma equipe de trabalho responsável e qualificada. Afinal, trata-se da segurança dos clientes e da preservação de seu patrimônio e qualquer descuido pode ser fatal.

⇒ Leia também: Como abrir uma Consultoria em Segurança do Trabalho.

Exigências legais

Para atuar no setor, a empresa deve obter credenciamento, certificação e licenciamento junto ao INMETRO. Essas autorizações devem ser renovadas a cada dois anos e semestralmente, deve ser realizada uma inspeção das instalações e dos equipamentos.

Você também vai precisar de autorização do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente para iniciar suas atividades.

Como escolher o melhor imóvel

Neste ramo de atividade, boa parte do contato com a clientela se dá via telefone ou internet. Por isso, a localização acaba sendo irrelevante para o cliente na hora de fazer um orçamento ou fechar um negócio.

Prefira se estabelecer em um local de fácil acesso para veículos de carga e descarga. O SEBRAE recomenda que as instalações tenham pelo menos 100m2, sendo 80m2 para a oficina e o espaço restante destinado à área administrativa.

Verifique se o Plano Diretor ou a Lei de Zoneamento do município permite a instalação de empresas que manipulam produtos químicos e se o imóvel encontra-se legalizado junto aos órgãos públicos estaduais e municipais. Observe também se o local é sujeito a inundações ou está próximo a áreas de risco.

Como fidelizar o cliente

Tão importante quanto a propaganda para conquistar novos clientes é o cuidado da empresa para fidelizá-los. Garanta que seus funcionários conheçam a fundo o produto e sejam atenciosos e prestativos.

Mantenha um cadastro com a data de compra, tipo de cilindro, aplicação e data para recarga e envie alertas para o cliente quando esta data se aproximar. Assim como, é interessante oferecer treinamentos para ensinar aos frequentadores do local como utilizar corretamente os extintores e como prevenir os incêndios.

⇒ Leia também: Como abrir uma Assessoria em Segurança do Trabalho.

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Uma ideia sobre “Como abrir uma empresa de extintores de incêndio

  1. Marcos

    Boa tarde, sou engenherio de produção, no momento estou cursando eng de segurança do trabalho, gostaria de saber como me tornar um perito judicial;

    Grato

    Responder

Comentário