Registro Profissional do MTE

O registro profissional é a habilitação essencial para o exercício de algumas profissões. Atualmente, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concede o registro profissional às seguintes categorias: Arquivista e Técnico de Arquivo, Artista e Técnico em espetáculos de diversão, Atuário, Guardador e lavador de veículos autônomo, Jornalista, Publicitário e Agenciador de Propaganda, Radialista, Secretário e Técnico em secretariado, Sociólogo e Técnico de segurança do trabalho.

Objetivo

O registro profissional tem como objetivo identificar e garantir que os profissionais atendam as exigências estabelecidas por lei.

Quanto Custa o Registro Profissional

Não é cobrado nenhum valor na obtenção do registro. O interessado deve somente apresentar a documentação exigida.

Como Solicitar Registro Profissional

Primeiramente, o Ministério do Trabalho e Emprego com o objetivo de auxiliar e agilizar o processo de solicitação do registro, desenvolveu o Manual de Usuário. Podendo ser visualizado, acessando: Manual de Usuário.

Aos interessados em apenas solicitar o registro profissional, por favor, acesse: Realizar Solicitação de Registro Profissional.

Ebook GRO/PGR

Como acompanhar Solicitação

É importante destacar que o consentimento do registro não é imediato, devido a necessidade da realização de uma análise na documentação exigida. Para acompanhar o processo de solicitação do registro, acesse: Acompanhar Solicitação de Registro Profissional.

Como Consultar Situação do Registro Profissional

Para consultar situação do registro é simples, basta acessar: Consultar Situação do Registro Profissional. Em seguida, preencha o formulário com seus dados e clique em Pesquisar.

O Registro Profissional é em forma de “Carteirinha”?

É importante destacar, que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) não faz nenhum tipo de carteirinha para o registro profissional, exceto registros de Técnico de Segurança do Trabalho solicitados até 29/05/2008. Retirando esta exceção, todos os registros concedidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego são registrados na Carteira de Trabalho.

Para o seu maior entendimento sobre o registro profissional, o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE disponibiliza um manual com as perguntas mais frequentes feitas pelos usuários do Sistema Informatizado de Registro Profissional – Sirpweb. Para visualizar este manual, por favor, acesse: Perguntas frequentes.

*Texto escrito pelo: Blog Segurança do Trabalho – Baseado nas publicações do MTE.

Compartilhar o texto:

7 Comentários

  1. Boa noite
    Sou formado desde de 1998, tenho minha carteirinha do DRT! Estou em processo de admissão e a empresa esta cobrando o carimbo na carteira mesmo eu apresentando a carteirinha!
    A carteirinha foi emitida pela DRT para quem se formou até 2008!
    Preciso desse carimbo mesmo tendo a carteirinha? Se preciso como faço para conseguir?
    obrigado

  2. Um advogado que estava cuidando da minha aposentadoria, acabou perdendo todas as minhas carteiras profissionais, como faço para recuperar os históricos das mesmas. Inclusive, já tirei uma nova carteira e estou com os dados das carteiras perdidas [cópia do processo] como proceder num caso desse, pois já procurei vários órgãos mais ninguém sabe me informar direito por favor me ajude…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =