Prazo para Entrega de Atestado Médico no Trabalho

É direito do empregado ausentar-se do trabalho por motivo de doença, sem qualquer desconto no salário, desde que comunique o empregador e apresente o atestado médico.

Segundo a Lei 605/49, caso o empregado não apresente o documento, a falta será considerada injustificada, acarretando a perda da remuneração referente ao dia de serviço e também da remuneração do repouso semanal.

É coerente, portanto, que se fixe um prazo-limite para a entrega do atestado médico, embora a lei não faça nenhum comentário a respeito.

Qual é o prazo para entrega de atestado médico no trabalho?

Não há nenhuma disposição na CLT ou na legislação trabalhista específica sobre o prazo de apresentação do atestado médico para justificar ausência ao trabalho.

Em razão da omissão legislativa, cabe ao empregador estabelecer esse prazo por meio do regulamento da empresa ou do próprio contrato de trabalho, a não ser que haja acordo ou convenção coletiva dispondo a respeito.

O prazo deverá ser fixado dentro de um limite razoável de tempo que permita ao empregado comparecer para justificar sua ausência ou pedir que outra pessoa apresente o atestado, caso esteja impossibilitado.

O recomendável é que esse prazo seja estabelecido de forma clara, sem margem para interpretação. Por exemplo: se a empresa determinar que o empregado deverá apresentar o atestado no retorno ao trabalho, abriria uma brecha para que o funcionário ficasse afastado por 30 dias sem dar satisfação ao seu empregador.

A empresa pode também fixar critérios que variam conforme o período de afastamento. Por exemplo: para afastamentos de até quatro dias, o atestado pode ser entregue no retorno, para períodos maiores, deverá ser apresentado em até 48 horas.

Caso o empregador não estabeleça o prazo, deve-se considerar o costume usual dos funcionários do estabelecimento para esta situação.

A empresa pode recusar atestado médico apresentado fora do prazo?

Sim. A faculdade de estabelecer o prazo de entrega do atestado é ligada ao poder diretivo do empregador, que tem o direito de fiscalizar o trabalho de seus empregados, estabelecer as normas internas da empresa e aplicar sanções quando estas não forem cumpridas.

Quando o prazo para entrega de atestado médico não for respeitado, o empregador pode perfeitamente recusar o recebimento, considerar a falta injustificada, descontar o dia de trabalho e até mesmo aplicar advertência ao trabalhador.

Compartilhe o texto:

35 Comentários

  1. Trabalhei no corte de cana de açúcar até o ano de 1986 depois fui para a cidade de SP, agora estou me aposentando pedi o meu PPP para a usina de cana de açúcar e eles me disseram que eu não tenho direito na salubridade, porque eu trabalhei antes da lei se tornar uma atividade insalubre, me enviaram um PPP simples, posso pedir a revisão do PPP e onde posso reclamar?
    Atenciosamente.
    Pedro

  2. Cara amigo se nao me engano ate 95 nao precisa apresentar o PPP apenas a carteira de trabalho….verefica melhor…mas até 86 nao precisa PPP so da carteira já serve…

  3. Ola gostaria de saber,sobre uma duvida tempo de serviço público,pode juntar com de empresa privada.para possível aposentadoria. se poder mim informa fico agradecido. obrigado.

    1. Pode sim, procure o órgão a qual você faz parte e peça uma declaração, depois leve até o inss para averbar, a situação pode ser inversa, se você contribuiu com a previdência (RGPS) e agora é servidor (RPPS), ligue para a Central 135 e agende um certidão de tempo de contribuição,CTC.Boa sorte

    2. Na época da aposentadoria o a setor público ou privado vai buscar o tempo no outro, sem nem um problema. Está definido na lei previdenciária.

  4. o atestado medico nao e baseado numa lei federal…..como pode uma empresa resusar o atestado que tem embasamento juridico?

    No rodapé dos atestado de papel timbrado tem a lei que o regulamentar.se nao me engano e 15 dias. atestado do sus nao pode ser recudado pois e um direito do trabalhador.

    1. Então, eu estou com uma atestado do sus de 8 dias, e minha gerente mim comunicou, qie o RH não iria aceitar porque, a folha fecha dia 15 e desde de quando. Uma pessoa está doente,vai lembrar de folha de dias, pra entregar.

  5. Boa tarde gostaria de saber se a empresa pode recusar o meu atestado fiquei internada durante 3 dias sendo o atestado de 7 dias apartir da data de internação não tenho como levar o atestado pois estou em repouso e não tenho quem leve o mesmo na empresa, tendo que levá-lo assim que voltar.

    1. A lei não estabelece um prazo exato para a entrega do a testado mais e comum que comunique a empresa de sua ausência ou entrega de vera ser feita no proso maximo de 24hs apos seu retorno, OBS; agora se a empresa estabeleça normas internas ela poderá se recusa em recebe seu atestado caso você não comunique a sua ausência em razão de saúde, por isso fique atento pois isso poderá implica em advertência ou se entender poderá ser uma justa causa por abandono de trabalho por você não ter se atentado… por isso fique atento se sua empresa tem regras ou não… mais tudo isso não se estende a gestante caso demostre gravides de risco ou estiver acima do 6 mês..

  6. Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida, fiquei de atestado na empresa hospitalar onde trabalho, levei o atestado dentro do prazo a chefia carimbou, depois de alguns dias me pediram pra ir novamente no médico onde fui atendida para que o mesmo colocasse o CID que estava faltando ok, neste mesmo dia estava agendado médico do trabalho, onde não pude comparecer e estavam ciente disso, no dia seguinte fui levar o atestado com o CID, recusaram me dizendo que já não poderiam mais aceitar pelo tempo excedido. Isso pode acontecer?

  7. olá boa tarde me ausentei da empresa por 5 dias hj retornei com o atestado ele falaram que não vão aceitar porque o prazo para entrega é de até 48 horas.Isso esta certo? a minha duvida é se eu estava afastado por motivos de saude como vou entregar em um prazo de 2 dias se por motivos de saude o médico me afastou 5?

  8. ola o medico me atestou 03 dias por conta de uma conjuntivite. fui atestada dia 04/08/2016 e reornei hoje 08/08/2016 eu trabalho de seg a sexta na quarta enviei uma foto para meus superisores e hoje ele não aceitaram meu atestado? esta correto?
    no aguardo

  9. Bom dia! Se eu me ausentar no trabalho na sexta feira e apresentar o atestado médico na segunda feira, sendo que o prazo para entrega de atestado e 48 hrs…A empresa pode descontar mesmo assim??

  10. ola boa tarde gostaria de uma duvida eu fiquei afastada por um ano ai eu voltei a trabalhar so que fiquei doente lei um atestado de tres dias e a empresa disse que eu nao posso levar nem atestado durante 60 dia que nao aceita e mandaram eu passar com o medico do trabalho pra me afastar de novo sendo e eu fiquei so esses dias e esta dando falta o que eu faço

  11. eu entreguei meu atestado medico e mesmo assim eles colocaram falta, quais meu direito?
    eles podem fazer isso mesmo eles ter aceitado o atestato?

      1. Aprenda a ler antes de falar ***. O colocar falta que o rapaz se referiu provavelmente quer dizer que foi descontado o valor do dia não trabalhado mesmo tendo apresentado o atestado médico.

        1. Então, eu estou com uma atestado do sus de 8 dias, e minha gerente mim comunicou, que o RH não iria aceitar porque, a folha fecha dia 15 e desde de quando. Uma pessoa está doente, vai lembrar de folha de dias, pra entregar.

  12. Bom dia, caso você retorne no médico pra colocar a CID que eles esqueceu ou erro e não estiver mais no hospital outro médico poderá fazê-lo mesmo sendo retroativo …

  13. Trabalhei no dia 04/05 (quinta feira)até 13 horas e após esse horário a médica do serviço da clínica que é da mesma empresa que eu trabalho me deu um atestado de dois dias, levei o atestado para o DP eles viram, mais como estava passando muito mal fui embora e esqueci de tirar uma copia e deixar o original. Dia 08 /05 a mesma médica pediu para eu ir procurar um ortope distância fui e me deu mais um atestado de 3 dias. Na empresa tem um canal via whats para informar de atrasos e faltas; mandei os dois atestados por esse canal no dia 08/05. Agora eles não querem aceitar o atestado; pode isso?

  14. a partir de quantos dias de atestado eu devo ir ao médico do trabalho pra ser homologado? um ou dois dias, sou obrigado a ir ao médico do trabalho?

  15. Boa noite gostaria de saber o seguinte receber meu contra cheque ai vim que estava com 28 dias trabalhado e meu salário não era o mesmo em folha perguntei SA supervisora ela disse que Como eu fiquei de atestado dois dias foi descontando, isso é certo ?

  16. Bom meu atestado já tá na empresa e agora eles querem que eu escreva um texto falando q eu entreguei o atestado no dia .e se eu não asinar o atestado nao vai ser válido mais eles podem fazer isso já tá com o carimbo do médico agora eles podem fazer isso descontar se eu não assinar?

  17. Oi bom dia gostaria de sabe. Eu peguei o atestado na sexta feira e o rh da empresa so abre ate meio dia tenho direiro de entregar o atestado na segundo devido esse motivo do final de semanda sendo q o atestado tenho 4 dias de afastamento

  18. Quero tirar dúvida tenho por direito 15 dias em atestado. So que ainda não estou bem para trabalhar e tenho que volta com cinxo dias para perícia inss tenho que ir na empresa o devo fazer

  19. Boa noite! Tive que extrair dois dentes. A cirurgiã dentista meu deu 3 dias de repouso absoluto. Agora que já fiz o procedimento, minha empresa manda uma mensagem dizendo que eu devo levar em 48 horas o atestado. Caso ela não receba meu atestado nesse período, posso ir para justiça?

  20. Boa tarde
    Me tirem uma duvida eu coloquei atestado em uma segunda feira e terca peguei dois dias o cid :200 so q eu entreguei na quinta fora do prazo de 48h e n aceitaram me deram os dois dias de falta isso pode acontecer ?

  21. Bom dia gostaria de uma orientação. Entreguei um atestado de 9 dias na empresa do dia 2/03 ate 9/03 retornei á empresa no dia 12/03 no dia 13/03 me afastei novamente e o médico me deu atestado do dia 13/03 ate 27/03 que da ia um total de 15 dias aí fui entregar o atestado na empresa o Rh me disse que ja conta que estou afastado desde o dia 2/03 pq e o mesmo SID. isso está correto mesmo que fui dia 12/3 E trabalhei normal o dia?

  22. Não estava mim sentindo bem com enxaqueca pedi pra sair mais cedo ,porém fui informada que se não levasse atestado médico no dia seguinte seria advertida, isso pode acontecer? E se a pessoa preferir ir pra casa tomar remédio e evitar pronto Socorro lotados .

  23. Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida, estou aguardando atendimento em uma UPA, trabalha de 15 as 21:00, e minha supervisora me ligou as 18:00, falando que tenho 24 horas pra enviar o atestado para ela, isso está correto? Tem algum embasamento legal pra ela ajuda assim?

  24. Boa tarde! Eu estou afastada do trabalho e negaram minha última perícia, não retornei ao trabalho devido ter entrado com processo de aposentadoria por invalidez, porem desisti e faz 15 dias e não tinha passado pelo médico do trabalho por esse motivo. Posso dar um atestado na minha empresa de 15 dias p esperar entrar com novo requerimento p passar por nova perícia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais