O que é ISO 14001?

A ISO 14001 trata-se de uma norma internacional que define os requisitos necessários para a implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental, tendo as empresas à obrigação de estarem em conformidade com a norma para obterem a respectiva certificação.

O Sistema de Gestão Ambiental – SGA que tem como embasamento a norma ISO 14001, sendo um dos parâmetros de gestão ambiental mais utilizado pelo o mundo.

Para saber mais sobre o sistema de gestão ambiental recomendo que leia outra de nossas publicações. Acesse: O que é Sistema de Gestão Ambiental – SGA?

Objetivo da ISO 14001

Esta norma tem como objetivo proporcionar os principais requisitos as organizações acerca do Sistema de Gestão Ambiental – SGA e consequentemente, possibilitar as empresas interessadas à obtenção da certificação.

Além disso, busca estabelecer o equilíbrio e a interação entre as atividades produtivas e econômicas, o meio ambiente e questões socioeconômicas.

Conforme, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT a NBR ISO 14001 tem como objetivo:

… especifica os requisitos relativos a um sistema da gestão ambiental, permitindo a uma organização desenvolver e implementar uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos e informações referentes aos aspectos ambientais significativos. Aplica-se aos aspectos ambientais que a organização identifica como aqueles que possa controlar e aqueles que possa influenciar. Em si, esta Norma não estabelece critérios específicos de desempenho ambiental.

Vantagens da ISO 14001

Entre as principais vantagens com a implantação da ISO 14001, podemos citar os seguintes aspectos:

  • A redução da geração de resíduos;
  • A abertura de novos mercados (Nacionais e Internacionais);
  • O equilíbrio e a minimização dos impactos ambientais;
  • A redução dos custos;
  • A melhoria na qualidade dos produtos e serviços;
  • A satisfação dos consumidores;
  • O desenvolvimento da consciência ambiental;
  • Atendimento às legislações ambientais;
  • Atenuação de multas e penalidades por poluição;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Desenvolvimento da produção mais limpa (P+L);

O envolvimento dos empregados é de suma importância para o êxito na implantação na ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, por isso a importância da realização de treinamentos e palestras aos funcionários, para que possam compreender o sistema de gestão ambiental e consequentemente, praticá-lo.

Certificação ISO 14001

As empresas que desejam adquirir a certificação ISO 14001 devem procurar as certificadoras, verificando qual atende as suas pretensões de mercado e demais requisitos.

No Brasil, o sistema de certificação é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, por isso as certificadoras para ter acreditação no Brasil devem ser credenciadas pelo INMETRO.

No entanto, se a empresa deseja exportar os seus produtos e serviços, então esta deverá buscar por acreditações internacionais.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais