O que é AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?

O Auto de Vistoria do corpo de bombeiros – AVCB é o documento emitido pelo órgão que atesta que o local foi vistoriado e está em conformidade quanto a segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no PPCI (Plano de Prevenção e Combate de Incêndios).

Caso o Corpo de Bombeiros verifique que o local está em desacordo com as normas, o laudo não é emitido e é definido um prazo para as devidas correções.

A lei complementar nº 1.257, de 06 de janeiro de 2015 do estado de São Paulo que Institui o (Código estadual de proteção contra Incêndios e Emergências e dá providências correlatas) é a lei que exige a elaboração e implementação do Auto de Vistoria do corpo de bombeiros.

Objetivo do AVCB

Um dos objetivos do AVCB é monitorar as edificações quanto ao cumprimento do Controle de Incêndio e pânico e ajuda o Corpo de Bombeiros a organizar as vistorias a serem realizadas periodicamente, de acordo com o vencimento do documento.

Caso não houvesse a necessidade de renovar o AVCB, é provável que em muitas edificações fossem instalados os equipamentos de combate e controle de incêndio e os responsáveis se esquecessem de manter esse aparato sempre em condições de uso.

Como tirar AVCB

Para a edificação receber o AVCB dos bombeiros é necessário que a mesma tenha o PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios) que é o documento onde constam os equipamentos de segurança necessários para tornar o ambiente o mais seguro possível contra incêndios.

Com esse documento e as medidas nele apresentadas em acordo, é necessário enviar uma cópia aos bombeiros, que posteriormente visitam o local e verificam as conformidades e não conformidades. Caso tudo estiver de acordo com o laudo e pela avaliação dos bombeiros não houver necessidade de nenhuma alteração sugerida por eles, é emitido o AVCB.

⇒ Leia também: O que é Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCI?

Validade do AVCB

A validade do AVCB no estado de São Paulo pode ser de 1, 2 ou até 3 anos, dependendo para qual finalidade a edificação é usada. Já em outros estados a validade pode ser diferente, por isso é importante pesquisar esses dados conforme o estado onde a edificação está instalada.

Quando é necessário renovar a AVCB

O AVCB deve ser renovado sempre que estiver vencido. Além disso, caso existam alterações significativas na planta da edificação, reformas ou aumento de área construída, é necessário que os bombeiros façam uma nova vistoria para avaliar quais as mudanças ou incrementos de segurança são necessários nesse novo espaço.

A importância do AVCB

Para os proprietários da edificação é importante o AVCB porque esse é um dos documentos que garante o funcionamento do estabelecimento, caso seja usado comercialmente ou como uma indústria. Ele também é cobrado em caso de haver a necessidade de acionar um seguro por motivo de incêndio; sem o AVCB em dia a seguradora pode se negar a pagar pelos danos causados pelo sinistro.

Manter o AVCB atualizado é uma tarefa das empresas, juntamente com o Corpo de bombeiros. Porém, as prefeituras e pessoas que frequentam lugares que recebem público, podem e devem estar atentas ao cumprimento dessa legislação. É sobre a nossa segurança que estamos falando, então também é nosso dever cobrar que as edificações estejam cumprindo as normas do PPCI e mantenham o laudo dos bombeiros atualizado.

Compartilhe o texto:

8 Comentários

  1. Boa tarde!

    Qual Engenheiro é o Responsável pela retirada do AVCB e com relação a ART, quem assina/recolhe a ART?
    Se puderem me responder, sou um TST e tenho dúvidas com relação a este trâmite.
    Obrigado.

    1. Olá. Atualmente no Estado de São Paulo, não há restrição para engenheiros e arquitetos que são os gestores do processo. As ARTs ou CAUs ” dos sistemas de segurança contra incêndios, ” deveriam ser” de profissionais habilitados * ex: pressurização de escada/Instalações de gás= Eng. mecânico), todavia, apresentando a ART/CAU (nunca vi de agrônomo) o AVCB é liberado no tocante a documentação. Em outros Estados, o profissional habilitado pelo poder público por força de regulamentação é o Eng. ou especialista em segurança do trabalho. Demais laudos e Atestados conforme a habilitação dos demais profissionais.

  2. Olá!
    para um armazem de 15.000m², produto com carga de incendio de 17,8mj, tendo 3.600 t do produto, portanto, ja classificado no mínimo como J3. Dá para evitar colocar sprinkler?

  3. Antes técnico em eletrotécnica emitia ART para aprovação do AVCB?
    Agora estamos emitindo TRT, serve também para esta aprovação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais