A importância da Análise Preliminar de Risco (APR) e como evitar acidentes de trabalho

Acidentes de trabalho matam mais de 5 pessoas sem equipamentos de segurança por dia no Brasil.

O setor da construção civil é um dos campeões em acidentes relacionados ao trabalho, perdendo só para o transporte de cargas por rodovias. O Ministério Público do Trabalho afirma que a cada quatro horas e meia uma pessoa morre no Brasil em decorrência de um acidente de trabalho, número que se mantém estável.

Como fazer para que essas ocorrências diminuam? Uma das alternativas que se mostra eficaz para a prevenção é a Análise Preliminar de Riscos (APR), documento obrigatório que garante uma avaliação mais precisa sobre as condições do trabalho a ser realizado.

A APR é um estudo feito antes da realização das tarefas que traz, com detalhes, todos os possíveis problemas que podem ser encontrados no decorrer do cumprimento das atividades e os possíveis riscos da realização do serviço. Além disso, ela prevê a adoção de medidas para controlar ou eliminar esses riscos.

Essa análise serve para que os colaboradores tenham conhecimento das ações necessárias para realizar as tarefas como, por exemplo, trabalho em altura, com produtos químicos, entre outros. A APR pode ser feita na forma de checklist, coleta, análise e interpretação de dados e deve constar o nome da empresa e o do funcionário, bem como todas as descrições, equipamentos de segurança e normas exigidas.

O aspecto mais importante da APR é a antecipação e prevenção dos problemas. Através de uma Análise Preliminar de Riscos bem feita, os acidentes podem ser evitados, a produtividade pode ser aumentada e a eficiência de todo o empreendimento pode crescer, garantindo uma boa imagem da empresa.

Principais dificuldades no cumprimento da APR:

  • Colaboradores preenchem a APR após a tarefa ser concluída: muitas vezes as equipes preenchem o formulário somente ao final dos serviços, apenas para ter a documentação.
  • Falta de fiscalização: fiscalizar 100% das atividades é caro e fazer por amostragem acaba sendo ineficiente.

Como garantir o cumprimento da APR de forma correta?

Uma ótima forma de organizar as documentações de uma obra, inclusive a realização da APR, é um software de otimização de processos voltado para a construção civil. Trazendo todas as funcionalidades e exigências para o ambiente digital, os gestores podem ter a certeza de que seus colaboradores estão cientes dos riscos envolvidos nas atividades.

Importância da Análise Preliminar de Risco (APR)

Um exemplo de ambiente digital que reúne essa funcionalidade é o Videnci Obras, software desenvolvido pelo Grupo Exati, que possui dentro da plataforma de otimização de processos na construção civil um módulo de controle de documentos.

Totalmente digital, o Videnci ainda traz diversas funcionalidades que trabalham para o aumento da segurança da obra como fluxos de trabalho personalizados, controle de certificados e assinatura digital com o e-CPF.

*Texto publicitário – Grupo Exati.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais