DDS Luvas Nitrílicas

Hoje, no Diálogo Diário de Segurança (DDS) veremos a importância do uso das luvas nitrílicas na proteção das mãos dos trabalhadores.

A luva nitrílica é um importante Equipamento de Proteção Individual (EPI), utilizado em diversas atividades laborais com o objetivo de garantir a proteção das mãos dos trabalhadores contra determinados riscos ocupacionais, por exemplo, os riscos químicos, biológicos, entre outros.

As luvas nitrílicas são equipamentos de proteção de uso individual, ou seja, não devem ser compartilhadas com outros colegas de trabalho.

Além disso, vale destacar, que não só referente às luvas nitrílicas, mas a qualquer que seja o EPI, o trabalhador tem as seguintes responsabilidades:

  • Utilizar apenas para a finalidade a que se destina;
  • Responsabilizar-se pela guarda e conservação;
  • Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso;
  • Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Agora, que já descrevemos algumas informações e as responsabilidades do trabalhador perante os equipamentos de proteção individual, vamos a definição, para que servem e como usar as luvas nitrílicas.

O que são as luvas nitrílicas?

Luvas Nitrílicas DDS

Como vimos, as luvas nitrílicas ou luvas de nitrila são equipamentos de proteção individual, feitas à base de uma borracha sintética que apresenta uma excelente resistência à rasgos, desgastes ou situações abrasivas, principalmente, se comparadas às luvas de látex.

Além disso, devido conterem nitrilo, as luvas nitrílicas apresentam a vantagem de serem menos agressivas do que as luvas de látex, sendo bastante indicadas para os trabalhadores que apresentam sensibilidade e reações alérgicas ao látex.

⇒ Leia também: DDS Proteção das Mãos.

Para que serve as luvas nitrílicas

Inicialmente, é importante destacar que existem diferentes tipos de luvas nitrílicas, sendo algumas resistentes a agentes químicos, agentes biológicos, abrasivos e/ou escoriantes.

Dessa forma, as luvas nitrílicas são bastante utilizadas pelos trabalhadores de diversos setores econômicos, como os descritos abaixo:

  • Hospitais;
  • Agronegócio;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria farmacêutica;
  • Laboratórios químicos;
  • Clínicas Veterinárias;
  • Serviços de limpeza e higienização;
  • Pinturas, entre outras.

Por isso, a importância de sempre utilizar a luva nitrílica adequada para os riscos existentes em cada processo ou atividade laboral.

Dicas no uso das luvas nitrílicas

Um dos primeiros pontos de atenção, refere-se ao tamanho da luva nitrílica, que deve ser o mais compatível possível com a mão do usuário, visando proporcionar uma melhor sensibilidade tátil e garantir a eficácia do equipamento de proteção.

Contudo, a luva não deve ficar muito apertada, para evitar rasgos, e nem muito folgada, que fique sobra nas pontas dos dedos.

⇒ Leia também: DDS Botina de Segurança.

Como usar as luvas nitrílicas

dds luva nitrílica

Confira a seguir, como colocar as luvas nitrílicas adequadamente:

  1. Antes de tudo, lave as mãos e os braços com água e sabão, enxágue e seque-os;
  2. Pegue uma das luvas pela extremidade do punho e depois utilize a mão que já está com a luva para pegar a outra, sempre pela extremidade do punho;
  3. Caso necessário, realize algumas correções na posição da luva, para que fique o mais adequado e confortável possível.

No momento da retirada é importante seguir alguns passos para evitar que se entre em contato com o agente contaminante. Portanto, veja a seguir como retirar as luvas nitrílicas adequadamente:

  1. Aperte a parte externa da luva, na região da borda da luva, sem tocar na pele;
  2. Vá retirando a luva, virando ela ao avesso;
  3. Puxe a luva para fora, até que ela seja removida completamente da mão. Segure a luva do avesso, com a outra mão;
  4. Com uma das mãos já sem luva, repita o procedimento 3 para a outra mão;
  5. Continue puxando a luva para baixo e sobre a primeira luva. Dessa forma, garante que ambas as luvas estejam do avesso, com uma luva envolvida dentro da outra, sem o risco de contaminantes nas mãos.

Por fim, após a correta retirada da luva, é importante que se descarte em local apropriado.

Qualquer dúvida ou problema referente a utilização das luvas nitrílicas e qualquer outro EPI, procure sempre os membros do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para obter melhores esclarecimentos.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais