Como consultar o FGTS

Veja quais as formas disponíveis de como consultar o FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se caracteriza por ser uma espécie de poupança do trabalhador, que tem por objetivo protegê-lo na hipótese de o mesmo ser demitido sem justa causa. Trata-se de uma conta na Caixa Econômica Federal (CEF) que é vinculada ao contrato de trabalho. Assim, no início de cada mês a empresa deposita nessa conta o correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Como a premissa maior do FGTS é proteger o trabalhador em caso de um não previsto desemprego, o saque do valor referente ao FGTS só pode ser feito em situações específicas, como quando o empregado é demitido sem justa causa ou o trabalhador deseja usar esse valor para adquirir um imóvel. Há ainda outras possibilidades, mas sempre para situações específicas.

É muito importante que os trabalhadores façam o acompanhamento dessa rotina, pois se a empresa não estiver cumprindo com suas obrigações, a demora em cobrar pela regularização dos depósitos pode trazer consequências irreversíveis. Para isso, veja as opções de como consultar o FGTS.

Como consultar o FGTS pela internet

Para acompanhar o depósito das contribuições do FGTS pela internet, basta acessar o site da CEF, escolher a opção Benefícios e Programas e clicar em FGTS. A página disponibiliza diversas opções e uma delas é Extrato do FGTS.

Ao selecionar essa opção, será necessário informar o número do NIS e a senha da internet. Caso ainda não se possua a senha, há na própria página uma opção para o cadastramento da senha que dá acesso à aplicação.

Para acesso direto à página de consulta, utilize o link abaixo: www.servicossociais.caixa.gov.br.

Como consultar o FGTS pelo celular

A CEF disponibilizou um aplicativo chamado FGTS Trabalhador, no qual é possível consultar o extrato da conta vinculada do FGTS, atualizar endereço e localizar os pontos de atendimento mais próximos.

O app é gratuito e está disponível para celulares Android, Iphone e Windows e, após a instalação, também será necessário informar o NIS e a senha da internet. A proposta é facilitar o acesso à informação e levar praticidade ao trabalhador.

Também é possível acompanhar os depósitos do FGTS por meio de recebimento de SMS. Para isto, basta cadastrar o número do celular no site da CEF e fornecer as autenticações solicitadas. Após esse procedimento, o trabalhador passa a receber informações mensais sobre os depósitos e o saldo atualizado da conta vinculada.

Como consultar o FGTS por telefone

A CEF disponibiliza ao trabalhador diversos canais de atendimento e um deles é o telefone. Para consultar informações acerca do FGTS o trabalhador deve ligar para o número 0800 726 0207 e escolher a opção 4.

Como consultar o FGTS inativo

A conta inativa do FGTS, para fins de consulta ao extrato, não se diferencia das demais. Logo, ela pode ser consultada por qualquer das opções listadas acima.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais