O que é PPRA e PCMSO?

Se você ainda não sabe o que é PPRA e PCMSO, então continue com leitura desse texto.

Primeiramente, a sigla PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ambos são regulamentados por Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, respectivamente, a norma regulamentadora nº 09 e 07.

A escolha do tema O que é PPRA e PCMSO? não foi aleatória, de acordo estabelece o subitem 9.1.3 da NR-09, o PPRA deverá ser articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, em especial, com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

É importante destacar, que tanto o PPRA como o PCMSO são obrigatórios a todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O que é PPRA e PCMSO?

O PPRA é um componente obrigatório às empresas e instituições no âmbito da saúde e segurança dos trabalhadores, devendo estar articulado com as demais normas regulamentadoras.

Além disso, o PPRA visa à preservação da saúde e segurança dos trabalhadores, levando em consideração os riscos ambientais presentes ou que venham a existir nos ambientes de trabalho, tendo também em consideração a proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais.

O PCMSO é um componente obrigatório às empresas e instituições no âmbito da saúde dos trabalhadores, devendo também estar articulado com as outras normas regulamentadoras .

Além disso, o PCMSO através do instrumental clínico-epidemiológico tem como objetivo a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores, considerando os riscos à saúde dos trabalhadores através do estudo da relação entre a saúde e o trabalho.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Comentário

CAPTCHA