Como consultar o FGTS

Veja quais as formas disponíveis de como consultar o FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se caracteriza por ser uma espécie de poupança do trabalhador, que tem por objetivo protegê-lo na hipótese de o mesmo ser demitido sem justa causa. Trata-se de uma conta na Caixa Econômica Federal (CEF) que é vinculada ao contrato de trabalho. Assim, no início de cada mês a empresa deposita nessa conta o correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Como a premissa maior do FGTS é proteger o trabalhador em caso de um não previsto desemprego, o saque do valor referente ao FGTS só pode ser feito em situações específicas, como quando o empregado é demitido sem justa causa ou o trabalhador deseja usar esse valor para adquirir um imóvel. Há ainda outras possibilidades, mas sempre para situações específicas.

É muito importante que os trabalhadores façam o acompanhamento dessa rotina, pois se a empresa não estiver cumprindo com suas obrigações, a demora em cobrar pela regularização dos depósitos pode trazer consequências irreversíveis. Para isso, veja as opções de como consultar o FGTS.

Como consultar o FGTS pela internet

Para acompanhar o depósito das contribuições do FGTS pela internet, basta acessar o site da CEF, escolher a opção Benefícios e Programas e clicar em FGTS. A página disponibiliza diversas opções e uma delas é Extrato do FGTS.

Ao selecionar essa opção, será necessário informar o número do NIS e a senha da internet. Caso ainda não se possua a senha, há na própria página uma opção para o cadastramento da senha que dá acesso à aplicação.

Para acesso direto à página de consulta, utilize o link abaixo: www.servicossociais.caixa.gov.br.

Como consultar o FGTS pelo celular

A CEF disponibilizou um aplicativo chamado FGTS Trabalhador, no qual é possível consultar o extrato da conta vinculada do FGTS, atualizar endereço e localizar os pontos de atendimento mais próximos.

O app é gratuito e está disponível para celulares Android, Iphone e Windows e, após a instalação, também será necessário informar o NIS e a senha da internet. A proposta é facilitar o acesso à informação e levar praticidade ao trabalhador.

Também é possível acompanhar os depósitos do FGTS por meio de recebimento de SMS. Para isto, basta cadastrar o número do celular no site da CEF e fornecer as autenticações solicitadas. Após esse procedimento, o trabalhador passa a receber informações mensais sobre os depósitos e o saldo atualizado da conta vinculada.

Como consultar o FGTS por telefone

A CEF disponibiliza ao trabalhador diversos canais de atendimento e um deles é o telefone. Para consultar informações acerca do FGTS o trabalhador deve ligar para o número 0800 726 0207 e escolher a opção 4.

Como consultar o FGTS inativo

A conta inativa do FGTS, para fins de consulta ao extrato, não se diferencia das demais. Logo, ela pode ser consultada por qualquer das opções listadas acima.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo pelas redes sociais.

Comentário

CAPTCHA