Como fazer uma APR – Passo a Passo

Antes de abordamos, como fazer uma APR é importante destacarmos o significado da sigla APR, sendo assim, a sigla APR significa Análise Preliminar de Risco e trata-se do estudo antecipado dos possíveis riscos presentes durante a realização de um determinado trabalho.

Como fazer uma APR

  • 1º Passo – Conhecer a área de trabalho e as atividades que serão executadas durante a realização do determinado trabalho.
  • 2º Passo Realizar entrevistas com os supervisores ou encarregados responsáveis pela coordenação e desenvolvimento do trabalho, visando o entendimento das atividades e dos procedimentos a serem realizados durante a execução do trabalho.

Recomenda-se também, entrevistar os funcionários que irão executar as atividades, com o objetivo de comparar as informações apuradas e eliminar as possíveis dúvidas acerca do trabalho.

  • 3º Passo – Ao realizar as entrevistas citadas no2º Passo de Como fazer uma APR, anote detalhadamente cada etapa do trabalho, passo a passo, desde o início até a plena conclusão.

Geralmente, utiliza-se para realizar essas anotações um caderno ou agenda, no entanto, é recomendável que se utilize um Modelo de Planejamento de APR, disponível para download no link abaixo:

⇒ Modelo de Planejamento de APR.

O modelo de planejamento de APR trata-se de um documento utilizado especificamente para o detalhamento do trabalho a ser realizado, sendo uma forma organizada e segura acerca das informações prestadas pelos funcionários envolvidos.

  • 4º Passo – Após a coleta e analise de todas essas informações, partiremos para a elaboração da APR. Sendo assim, adote algum modelo de APR abaixo, para a confecção da sua própria APR (Análise Preliminar de Risco).

– Download – Modelo de APR (Análise Preliminar de Riscos) – Formato Excel
– Download – Modelo de APR (Análise Preliminar de Riscos) – Formato Excel

  • 5º Passo – Agora analisaremos os riscos e as consequências de cada etapa do trabalho. Assim como, as ações de controle dos riscos identificados e os procedimentos de segurança.
  • 6º Passo – Antes da aprovação e implantação da APR é importante realizar uma revisão geral do conteúdo com os supervisores ou encarregados, buscando averiguar as informações descritas, assim como, a melhoria da APR.

  • 7º Passo Assegurar que todos os funcionários envolvidos tenham o pleno conhecimento do conteúdo da APR e que recebam as devidas, orientações e treinamentos, referentes à Análise Preliminar de Risco – APR. Lembrando, que a APR deve ser documentada e conter a assinatura de todos os envolvidos no trabalho.

Além disso, é importante sempre fiscalizar o trabalho para a garantia do absoluto cumprimento da APR. Lembrando, que em caso de alguma alteração na execução das atividades no trabalho, deve-se também atualizar a APR.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Avalie esta publicação:

(Ainda sem avaliações)
Loading...
14 Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA