Quem tem Direito ao Adicional de Insalubridade?

Primeiramente, não poderiamos começar abordando sobre o adicional de insalubridade, sem antes, definirmos o significado da expressão insalubridade.

Sendo assim, o termo insalubridade pode ser entendido como a exposição do trabalhador a determinados agentes físicos, químicos ou biológicos em circunstâncias prejudiciais à saúde, que porventura possa existir no ambiente de trabalho.

Além disso, o Art. 189 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, estabelece que as atividades ou operações insalubres sejam aquelas que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

Como é estabelecido o Direito ao Adicional de Insalubridade?

Primeiramente, conforme estabelece o Art. 195 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, a caracterização e a classificação da insalubridade no ambiente de trabalho são estabelecidas através da realização de pericia técnica, a cargo do Médico ou Engenheiro do Trabalho, devidamente registrados no Ministério do Trabalho.

Quem pode requerer a realização da perícia técnica de insalubridade?

De acordo, o § 1º do artigo 195, da consolidação das leis de trabalho – CLT é facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho a realização da perícia no estabelecimento ou setor, deste que o objetivo seja de caracterizar e classificar ou delimitar as atividades insalubres ou perigosas.

Quais os graus da insalubridade e seus adicionais?

Conforme, o artigo 192 da consolidação das leis de trabalho e o item 15.2 da norma regulamentadora nº 15, o exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:

  • 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
  • 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
  • 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.
Pode receber mais de um adicional de insalubridade?

No caso do trabalhador exerce sua atividade laboral exposto a mais de um grau de insalubridade, o item 15.3 da norma regulamentadora nº 15, estabelece que seja considerado apenas o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa de mais de um adicional de insalubridade.

Quem tem Direito ao Adicional de Insalubridade?

A norma regulamentadora nº 15 (Atividades e Operações Insalubres) estabelece os agentes nocivos, bem como os dados qualitativos e quantitativos necessários para caracterização das condições de insalubridade do ambiente de trabalho. Dessa forma, somente os profissionais que estiverem em conformidade com as condições estabelecidas pela NR-15 e a CLT, terão direito ao adicional de insalubridade. Caso contrário, a empresa ou instituição não terá obrigatoriedade ao pagamento do adicional de insalubridade para o trabalhador.

  • Para obter mais informações sobre o direito ao adicional de insalubridade, acesse:

⇒ Norma Regulamentadora Nº 15 + Anexos.

Trabalho noturno dá direito a adicional de insalubridade?

Trabalho noturno, segundo o § 2º do Art. 73 da CLT, trata-se do trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte. No caso, do trabalho rural o Art. 7º da lei nº 5.889, de 8 de junho de 1973, considera o trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre as vinte horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte, na atividade pecuária. No entanto, o adicional de insalubridade não é inerente ao trabalho noturno.

Pode receber simultaneamente os adicionais de insalubridade e periculosidade?

O trabalhador não poderá receber simultaneamente os adicionais de insalubridadepericulosidade, mas somente um único adicional, seja ele de insalubridade ou de periculosidade, prevalecendo sempre o de maior valor monetário. Mesmo que, o § 2º do artigo 193, da Consolidação das Leis de trabalho – CLT estabeleça que o empregado possa optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

Compartilhe o texto:

167 Comentários

      1. Olá, QUANTO AO TEU QUESTIONAMENTO, ressalto que, para fins de pagamento de insalubridade, a NR 15 trata da seguinte forma, se você esta exposto de forma Habitual/Permanente, você terá o direito, porem o irá determinar ou não seu pagamento, é os levantamentos realizados pelo LTCAT, o mesmo mostrará de forma qualitativa o grau de exposição a que você está exposto, isto levando em consideração a lista de atribuição de sua função junto ao orgão publico que porventura esteja credenciado.

        Trabalho com emissão de laudo tecnico junto a orgãos publicos, e dentro do que vicencio, só é dado o direito aos motoristas de ambulancia que mantém contato direto com pacientes, e os manuseia da mesma forma que os enfermeiros, portanto tudo é plausivel de avaliação, creio que para teu caso seja importante consultar a área de Segurança do Trabalho para para que seja avaliado atraves reais no exercicio de sua atividade.

        EMC
        Eng. de Seg. do Trabalho

  1. trabalhar com entulho de resto de construção civil, que tenha materiais como objetos pontiagudos, tintas e solventes, ratos, barulho de maquinas retroescavadeiras entre outros pode dar adicional de insalubridade.

  2. Trabalhei por mais de 03 anos em um supermercado, e lá manipulava produtos estragados queria saber se tenho direito a insalubridade, há e trabalhava com desvio e função

  3. Trabalho no porto em aérea alfândegada conferindo container de produto químico (agrotóxicos). Isso me dá o direito de receber o adicional de insalubridade?

  4. Trabalho ha dez anos como motorista em uma clinica veterinária, a empresa recolhe adicional de insalubridade,
    para fins de aposentaria é feito calculo ?

    1. Eu trabalho de Motorista de micro ônibus carregando paciente do hospital para outro para consulta exame e cirurgia eu tem direito de receber periculosidade

  5. Trabalho a.5 anos de auxiliar dentista só que registrado 2 anos nunca passou por aqui um tecnico para fazer essa avaliaçao o que posso fazer para receber esse benéfico?

  6. trabalho em uma locadora de veículos que fica no terreno de um posto de gasolina e não temos vestiário nem banheiro tenho direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade?

  7. Exerço a função de Telefonista na Prefeitura Municipal e gostaria de saber qual meus direitos de insalubridade e tempo de serviço para efeito de aposentadoria!

  8. Bom dia.
    Trabalho a catoze anos em um condomínio, sou registrado como zelador, mais faço serviço de manutenção geral em quatro empresas diferentes na ultima a seis anos e meio, gostaria de saber se tenho direito a insublidade.

  9. Trabalho como Ace, agente de endemias e ACC, agente combate ao caramujo. Foi cortado nossa insalubridade por que alegaram que agente não mexemos com veneno. Quem devemos procurar para legalizar isso?

  10. trabalho de cosinheira em um hotel e la ,eles nao pagam insalubridade.Mas antes trabalhava em outro e la pagava,e ai como faço para saber se tenho ou nao direito?

  11. olá trabalho em uma clinica medica com varias especialidades de médicos, auxilio nos testes ergométricos e faço eletrocardiograma
    gostaria de saber se tenho direito a insalubridade
    obs aqui tbm trabalha outras recepcionistas e todas recebem

  12. oi! trabalho em um hospital com distribuição de materiais de limpeza entre eles produtos químicos para limpezas leves e pesadas. Será que tenho o direito a insalubridade?

  13. Oi, trabalho a mais de dois anos em uma farmácia de manipulação,como auxiliar de laboratório. E nunca recebemos nada além do salário mesmo. Tenho direito ao adicional?

  14. Trabalho em um Hospital na área da informática, trabalho atendendo todos os setores , inclusive centro cirurgico e UTI que possuem computadores, hoje não recebo insalubridade, gostaria de saber se tenho o direito de receber e qual porcentagem seria. Obrigado.

  15. Tenho uma pergunta trabalho de operador de caixa de supermercado das 22 as 07 da manha todos os dias com folga 1 domingo por mês tenho direita a quais benefícios fora adicional noturno????? Aquardo resposta desde ja agradeço

  16. Ola ,queria tirar uma duvida. Eu trabalho em estoque de agrotóxicos, fertilizantes, foliares, ou seja, produtos agropecuários. eu tenho direito de receber periculosidade ou insalubridade?

  17. Todos os funcionarios de uma unidade de saude deveriam receber insalubridade? Pois eu trabalho no financeiro e trabalho com pacientes entrando e saindo da minha sala e não recebo insalubridade. Isso é certo?

  18. oi,trabalho a 5 anos num hotel e sou camareira, limpo todos apartamentos com detergente e sabão liquido, sera que tenho direito a receber alguma insalubridade, trabalho com todos os epis que o hotel exige?

  19. Sou serralheiro e fabrico portões , trabalho o dia todo com solda migue e poli corte tenho direito a in insalubridade e quantos por cento

  20. Estou saindo de uma empresa de frete e ela transporta duas,três vezes ao mês produto quimico para lavanderia da Guararapes tais como cloro amaciante alvejante e outros que nao sei o nome e a mesma freteira, tem serviço em obra de construção carregar e descarregar cimento, cal, ferro,gesso e tudo que precisar em uma obra eu gostaria de saber se esse tipo de material me da direito a insalubridade sendo que sou motorista e Bato e arrumo a carrada

      1. Cara Damiana,
        Bom dia!

        Com relação aos funcionários de hospital, a NR 15 é bem clara em estabelecer que no que tange a avaliação qualitativa de RISCO BIOLÓGICO, todos os funcionários que tenham atrelado a suas atribuições contato permanente com pacientes ou material infectocontagiante em hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana fazem juz a percepção do pagamento do adicional de periculosidade em grau médio (20% do Salário mínimo nacional).

        No seu caso, o contato direto é com material infectocontagiante por se tratar de manipulação de roupas contaminadas (antes da lavagem). Ainda que você utilize todos os EPI’s, a caracterização da exposição ao Risco Biológico está ligada ao agente, que no seu caso é bem tácito. Portanto, você tem direito a receber o adicional de insalubridade em grau médio.

        Lembro que funcionários de unidade hospitalar que não possuam contato permanete com pacientes ou material infectocontagiante não fazem juz à percepção do pagamento do adicional de insalubridade (Atendentes, porteiros, copeiros, pessoal de cozinha, dentre outros).

        Espero ter ajudado!

        Att,

        José Rômulo Azeredo Gomes
        Engenheiro de Segurança do Trabalho

  21. Trabalho em um hospital ha dez anos na mesma função recebendo 40 % de insalubridade agora recebo um aumento e a empresa baixou a insalubridade para 20% isso esta certo

    1. Bom dia Cristina!
      Em primeiro lugar, qual a sua função?
      No que tange a RISCO BIOLÓGICO, a luz do anexo 14 da NR 15 e fazendo uma análise qualitativa, se sua função tiver operação ou contato permanente com pacientes ou material infectocontagiante, você tem direito a percepção adicional de insalubridade em grau médio ou seja, 20% do salário mínimo nacional (Ex: Pessoal de Limpeza, Médicos, Enfermeiros, Auxiliar de Enfermagem, Biólogos, Pessoal de Laboratório, Pessoal de Lavanderia, etc).
      Agora, se sua função tiver operação ou contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso não previamente esterilizados, você tem direito a percepção do adicional de insalubridade em grau máximo ou seja, 40% do salário mínimo nacional. Como exemplo de pacientes em isolamento por doenção infectocontagiosas podemos citar: Portadores de Aids, E-Bola, Tuberculose, dentre outros.
      Obs: Atente-se a palavra PERMANENTE, que não é sinônimo de EVENTUAL ou OCASIONAL.
      Demais funções de um hospital que não possuam contato permanente com pacientes tais como: Porteiro, Atendente, Copeiro (a), Cozinheiro (a) e etc, não fazem juz a percepção do adicional de insalubridade.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      José Rômulo Azeredo Gomes
      Engenheiro de Segurança do Trabalho

  22. Meu marido trabalhar no torno de uma oficina. .e fabricando embreagem ..ele mexe com produtos químicos como diesel, po de ferro , po de pedra, oleo protetivo .Gostaria de saber se ele tem direito a insalubridade?

  23. Trabalho em um hotel na lavanderia com maquinas muito barulhentas, mas sou fichada como arrumadeira. Gostaria de saber se tenho direito a receber o adicional de salubridade.

  24. boa tarde! minha empresa trabalha com alguns agentes quimico, classificação corrosivo nivel 8 e peroxido organico 5,2, tenho direito a insalubridade ou periculosidade. laguem pode me ajudar

    grato por a ajuda

  25. Trabalho com óleo lubrificante em uma transportadora com empilhadeira circulando todo tempo e sou conferente. Tenho direito a periculosidade

  26. Boa noite,trabalho em um hospital de telefonistahá 6 anos e sempre recebi insalubridade e nessr mes de setembro não recebi,gostaria de saber como proceder.obrigada!

  27. Trabalho em uma biblioteca sou assistente de bibliotecária mexo frequentemente em poeira que da ate coceira tem direito a salubridade? sou funcionário público

  28. Trabalho pra uma empresa que presta serviço a compesa no interior de Pernambuco.
    Eu sou leiturista, tiro leitura queria saber se tenho direito a insalubridade.

  29. Trabalhei quase 6 anos como auxiliar administrativo na recepção de um hospital e dentre minhas funções era levar faxes para os médicos responderem inclusive dentro das UTI S tenho direito ao insalubridade eles alegavam sempre que não tínhamos contato com o paciente quando na verdade o primeiro contato e na recepção.Agora fui mandada embora tenho direito pois gostaria de recorrer.
    obrigada

  30. eu sendo auciliar de vetrinario,quantos feriados durante um ano eu tenho direito de folgar,eu gostaria de saber porque hoje dia do comercio nao folguei,e tem outros que nao folguei,so queria ta por dentro pra min ficar sabendo dos meus direitos,obrigada

  31. trabalho no centro de saude na função de tec em manutenção troco cindro de arcomprimido cindro de oxigenio desntopimento de vaso sanitario ralos de esgotos das obs masculina feminina pediatra troco disjuntores faço todo s tipo de trabalho na unidade tenho direito receber insalubridade

  32. Bom dia,

    Sou técnico de administração hospitalar, trabalho como recepcionista da unidade de emergência de um hospital escola.
    Atendo pacientes com HIV, Tuberculose, com VRE, KPC, etc., fazendo as fichas de atendimento, acompanho pacientes trazidos pelo SAMU, entrando na sala de emergência para coletar dados pessoais e descrever o paciente.
    Circulo entre todos os pacientes para realização do SENSO diário.
    Sei que tenho direito ao insalubre grau médio, mas se recusam a pagar e nem laudo técnico não fazem.

  33. Bom dia, sou funcionária Publica auxiliar Técnica de Enfermagem lotada no Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha, Sou readaptada desde 2006 mas dei continuidade nos trabalhos de coleta de sangue e outros materiais biológicos depois fui para os curativos, e hoje estou na SCIH (Controle de Infecção Hospitalar ),e saiu uma publicação que nos os readaptados sóvamos receber 10% da Insalubridade , pode acontecer isso?

  34. Trabalho com alimentos e passo a maior parte do tempo dentro de uma câmara congelada de -10 graus tenho direito a isalubridade e qual o valor quantos por cento do meu salario, desde de ja agradeço e fico no aguardo.

  35. Olá,trabalho com mistura e aplicação de agrotóxicos na lavoura uso epi, gostaria de saber se tenho direito a insalubridade

  36. Trabalho para uma universidade na area de patrimonio,nossa equipe entrega e recolhe bems pesados,enferrujados e utilizados em laboratorio,a que direito nos temos?

  37. sou auxiliar de serviços gerais de uma escola municipal, na limpeza em geral lavando banheiros recolhendo lixo e também faço a preparação dos alimentos, tenho direito a insalubridade?

  38. oi boa tarde
    gostaria de saber e tira duvidas sobre meu trabalho, sou Agente De Prevençâo e Pedras. se teria direito a Isalubridades e Pericusosidade.

    trabalho com rotina de inspençao de equipamentos tais como: cameras frias, cameras de congelados, equipamentos de ar condicionando e Marquinarios, Geradores de Energia , verificaçoes de temperaturas e equipamentos Extintores e Hidrantes como brigadistas . nessa caso tenho direito a Insalubridade e Periculosidade
    obrigado

  39. Boa tarde ! Trabalho como assistente técnico de blindagem de carros tenho direito a adicional de insalubridade ? Se tiver qual a porcentagem e o cálculo é feito com base no salário da carteira ou o salário mínimo ????

  40. Olá Sou Assistente Administrativo, e trabalho numa embarcação.. fico embarcada entorno de 4 meses e durmo no mesma embarcação. e passo 5 dias de folga em casa… a minha pergunta é . Nesse caso eu teria direito a adicionais insalubridade e a periculosidade no meu salario.. e qual seria a porcentagem..

    1. Eu trabalho numa clínica de ax de limpesa mais mecho com produtos químicos la tbm tem animais silvestres como araras corujas e esses animais principalmente a coruja estão em salas fechadas eu tenho que limpar os restos dos ratos principalmente das feses dela e dos outros bichos eu tenho direto a issalobridade

  41. Oi trabalho como motorista de ambulância no instituto nacional de trauma ortopedia ( Into ). Minha empresa é prestadora de serviço pro Into levo pacientes de alta pós cirúrgica entre outros fins e nosso alojamento fica dentro do hospital entre os geradores que tem vários avisos de perigo de alta tensão, sendo assim tenho direito a insalubridade. Obs muitas das vezes o paciente com prevenção de contato.

  42. Sou mecânico de máquinas pesadas a empresa que tira o valor da insalubridade e colocar com sem fosse o salário nosso o técnico de seguranças do trabalho ,falou que a empresa pode por que ela fornece todos os epi, isso está certo como posso saber sim tenho direito ou não

  43. trabalhei 05 anos em hospital com insalubridade maxima, agora estou desempregada, como faço para contribuir com insalubridade, estou como cuidadora autonoma

  44. ola sou motorista executivo de uma empresa a 13 anos e de dois anos para ca devido a um corte de custos estou transportando tambem funcionarios que se acidentam ou que não estao bem devido a viroses ou conjuntivite e outras doenças ate o hospital, gostaria de saber se tenho algum direito

  45. TRABALHO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE VALORES NA FUNÇAO DE ARMEIRO.FASO MANUTENÇAO USANDO MATERIAL QUIMICO COMO OLEO SINGER, WD-40, WHITE LUB, QUEROSENO.NAO RECEBO MEN INSALUBRIDADE MEN PERICULIOSIDADE JA QUE EU TAMBEM SAIO PARA FAZER MANUTENÇAO EM POSTO DA VIGILANCIA. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA RECEBE.
    OBRIGADO DESDE JÁ.

  46. Trabalho em em um condominio, com mais três funcionário! A onde otres recebe insalubridade e Eu não recebo por que? Trabalho dose horas pór dia. Dia sim dia não! Tem dez anos de empresa. O que tenho que fazer se tenho esse direito?

  47. BOM DIA, EU SOU ESTOQUISTA A 2 ANOS EM UMA EMPRESA QUE FORNECE PRODUTOS AGRÍCOLAS PARA PRODUTORES RURAIS, E JÁ TIVE VARIAS VEZES CONTATOS COM OS DEFENSIVOS, E A MAIORIA DE FAIXA VERMELHA.
    TENHO DIREITO A INSALUBRIDADE?
    Não coloquei meu nome correto por motivos de segurança.

  48. Sou funcionário público Municipal contratado, com cargo de confiança, mais exerço a função de examinador de lâminas de hanseníase e tuberculose e outros, e não recebo insalubridade. Quero saber se tenho direito a receber insalubridade, águas o resposta obrigado

  49. boa noite
    sou ferramenteiro trabalho em empresa de auto peça ,opero ponte rolante,dirigo impinhadeira,soldas,masarico
    todo ano fazemos exames periodico nele consta risco quimico risco de pequenas queda isto da isalubre
    grato

  50. Olá, boa noite!!!
    Sou enfermeira em uma empresa de ensino superior, atendo alunos e colaboradores da instituição e se precisar encaminho para o hospital, quero saber se tenho direito a insalubridade ?

  51. Bom dia,estou com uma causa trabalhista e foi marcado uma perícia para verificar o grau de insalubridade,trabalho como tec de enfermagem em uma uti ,com contado com tds os pacientes infectados,roupas sujas q recolhemos ,expurgo ,sangue ,raio c q e tirado dentro do local e os auxiliares deste serviço usam coleta de chumbo e quanto a nós so pedem para afastar um pouco ,qual o grau de insalubridade eu teria q recebee?obrigada

  52. Boa tarde eu trabalho como aux.de serviços gerais
    Mas exerço a minha função no andar,que e ambulatorial(ginecologia e clínico),exame laboratorial(sangue e coleta de exames de fezes e urina) e Odontológico.
    Eu que conservo a limpeza do andar e recolho,o lixo infectante.
    Gostaria de saber se tenho direito a insalubridade e qual o grau.
    Trabalho a 06 anos no mesmo local e andar.

  53. Boa noite. Por favor tenho uma dúvida sou laqueador e queria saber se tenho direito a insalubridade Por favor aguardo minha resposta

  54. Oi sou chapista trabalho na manipulação de lanches na chapa no horário noturno tipo o local que trabalho e um lugar confinado e em um veiculo exatamente um ônibus pois tem combustível,freeze a meio metro atrás de mim tenho o botijão fica exposto fica perto de mim tenho direito a insalubridade ou outro benefícios?

  55. Trabalho como Eletrecista de automóveis e máquinas nos 8 primeiro meses recebi 10% de insalubridade depois fui cortado e até hj não sei o pq sendo que trabalho com graxa combustível bateria ( que possuir ácido ) tenho direito ou não a insalubridade?

  56. Trabalho em horário de turno de revezamento, de 6 horas.
    Porém estamos executando uma atividade que é de abastecimento de combustível (Diesel) em um gerador.
    Porém é uma atividade temporária.
    Ficamos expostos durante mais ou menos, 30 minutos por dia a esta atividade.
    No local temos dois tanques plásticos de 1000 litros cada. Temos direito a este adicional de periculosidade?

  57. Boa tarde
    trabalho em um hopital como copeira entrego as dietas dentro dos leitos dos pacientes e de 3 e 3 meses mudamos de andar com todos os tipos de doenças ate mesmo isolamentos que somos obrigadas a entra gostaria de saber se tenho direito a insalubridade.

  58. boa noite tudo bem trabalhei em um industria de plastico por 8 anos era operador de injetora aonde tinha que abastecer manualmente a injetora com o plastico moido no moinho alem do ruido alto das maquinas sera que tenho direito a insalubridade voce pode me dar uma resposta sobre o assunto agradeço ..

  59. Meu marido trabalha como lavador de carro e e exposto a produtos químicos diariamente e não recebe o adcional nem mesmo o almoço ou ticket a empresa dos que não paga porque da os materiais de proteção e porque não e todos funcionários que botam na justiça então a empresa não sai perdendo como o facionário deve agir nessa situação

  60. Boa tarde trabalho há 25 anos em uma loja de tintas, onde estamos sempre em contatos com elas e havendo sempre a necessidade de abrir as latas tanto paa a dosagem de pigmentos como na amostragem á cliente. Gostaria de saber se tenho direito a insalubridade. Obrigado

  61. Com todo respeito ao blog, acho que a idéia é orientar pessoas, mais o que se vê é um monte de gente tentando arrumar uma forma de tirar proveito de uma situação. É deprimente.

  62. Boa noite.

    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Trabalho como assistente administrativo no laboratório de um determinado hospital. Minha sala fica especificamente dentro do laboratório, onde tenho que transitar pelo laboratório para chegar a minha sala. Digito todos os laudos clínicos, dentre eles: sumario de urina ( onde alguns dos papeis passado pelas biomedicas estao melados de urina para mim digitar); parasitológico ( onde os resultados que as biomédicas passam para o papel e contaminado de fezes) e sorologia ( onde os papeis que as biomedicas me passam pra mim digitar os resultados no sistema, veem melados de sangue tambem). A pergunta é bem obvia, eu teria direito a insalubridade ?

  63. nao sei se vai me responder mais trabalho a 22 anos em uma escola do estado na limpeza de todos os espaços banheiros etc meus colegas tem a insalubre e eu por q vim de outra escola perdi e nunca mais ganhei qquero meu direito de volta mas nao consigo ningem quer meu processo

  64. Olá boa tarde. trabalho a 16 anos na sala de imunização, mais sou cargo de confiança no caso portaria, eu tenho direito em insalubridade ou não. Obrigada

  65. Trabalho numa fábrica de bordados, como operadora de máquina industrial. Recebo 7 por cento de insalubridade, se o funcionario faltar, chegar atrasado ou levar atestado perde o benefício. Isso é correto?

  66. Ola trabalho como operador de injetora e processo plastica exerço todo tipo na area de injeçao ate o estufamento.Mas ja faz cinco anos mais nunca recebi minha insalubre eu tenho diretos.

  67. Ola boa noite, eu trabalho com secador de grãos, la temos varias exposições de risco como calor ecesivo, altura com até 40 mt, espaços confinados, poeiras e maquinas rodantes. E agora vou trabalhar na mesma empresa só que empilhando defensivos. esses tipos de trabalhos acarretam a pagamento de insalubridade.

  68. Oi trabalho em uma farmácia de manipulação, manipulando antibióticos, hormônios, ácidos , formol, éter, produtos inflamáveis e substâncias no estado puro como iodo gostaria de saber se tenho direito a insalubridade.

  69. O médico do trabalho de nossa empresa, com carga horária de quatro horas diárias e carteira assinada em regime celetista está reivindicando receber insalubridade. Ele tem direito? Se tiver, seria de qual valor?

  70. Olá bom dia, trabalho a 31 anos na área de ferramentaria de manutenção de moldes para plásticos e tenho 46 anos de idade, tenho direito a aposentadoria especial?

  71. trabalho em um carro baixo na secretaria de assistencia social, ando mais em zona rural com muita poeira as vezes com funcionarias com gripe, e carro sempre com funcionarios eu tenho direito a insalubriudade?

  72. Olá boa noite eu trabalhava num frigorífico de frango Daí me mandaram embora eu tinha 2 anos e 2 meses a área era muito fria eu tenho direito a salubre saia do frio ia com a sala que eu mexia com a água muito quente eu tenho direito à salubridade

  73. Olá, boa tarde! Trabalho em um barracão onde tem guardado muitos tipos de herbicida que é para uso na fazenda, galões todos lacrados, e recebo muitos tipos de produtos químicos (vidros fechados), o engº do meu empregador diz que não tenho direito a insalubridade porque não manuseio, mas o técnico de segurança que fez a vistoria aprovou a insalubridade, mas o engº não aprovou. Tenho direito?
    Obrigado!

  74. Sou Operador de secador, faço carregamentos e descarregamentos no armazém de grãos, sou responsavel pela secagem dos graos, sou responsavel pela lubrificação das canecas e elevadores do armazém, tenho direito a insalubridade de grau maximo? tambem estou exposto a poeira que sai dos grão de milho quando tenho que entra no silos.

  75. Sou maqueiro em um hospital ha dois anos.Gostaria de saber se tenho direito à insalubridade,caso tenha direito,quantos porcento seria,obrigado.

  76. Maravilhoso. Muito obrigado, foi extremamente esclarecedor.

    Abraços daqui de Natal-RN.

    Fiquemos tod@s com Deus e continuemos cuidando bem sempre de nós mesm@s e dos demais seres.

  77. eu trabalho em uma fabrica de tinta e mexo com muitos produtos químicos e muita poeira dos produtos eu tenho direito a insalubridade

  78. Boa noite!!
    Me chamo marcos tenho minha carteira de trabalho registrado como motorista atualmente estou trabalhando no hospital fazendo manutenções em ar condicionados em primeiro lugar além de ser desvio de função eu teria o direito de receber insalubridade sim ou não e qual o grau de risco prevalece desde já o meu muito obrigado.

  79. Se um servidor público que trabalha há mais de 5 anos na mesma função e no mesmo setor/lotação (hospital) e sempre recebeu insalubridade, e, após uma nova avaliação técnica tem este adicional cancelado, é possível questionar esta avaliação e solicitar parecer de um perito? Como posso questionar esta decisão?

  80. Boa tarde, uma dúvida pertinente ao assunto abordado. Trabalho numa prefeitura, no que diz respeito ao adicional de insalubridade grau médio: tenho servidores que atuam na farmácia popular do município, realizando entrega de medicamentos diversos, este caso se enquadra como atividade insalubre devido a possibilidade de conter risco biológico, num possível contato com algum paciente que contenha alguma doença infectocontagiosa?

  81. boa tarde,meu nome e pedro…eu trabalho no supermercado na area da conservacao de limpeza,gostaria de saber se tenho direito do insalubridade.ja que mexo com produto de limpeza pesado…

  82. Boa noite !!Meu esposo é técnico de bateria automotiva !Ele dá manunteção nas baterias ,além de fazer serviços usando motocicleta.Fazem 4anos e 5 meses que está nesta empresa,e todas as vezes que questiona a respeito da pericolosidade ,insalubridade alegam que ele ñ tem direito!Quero saber se isso procede, e se ele tem direito, qual a porcentagem?

  83. ola meu nome e carlos, trabalhei por 15 anos nun orgão pulblico como motorista terceirizado no subsolo na garagem no plantao noturno, gostaria de saber se diante disso tenho direito ao fator 40 para me aposenta. grato

  84. Olá tudo bem, tenho uma dúvida espero ser solucionado. trabalhei 14 anos num condomínio, sendo que na garagem, a cabine ficava dentro da garagem aonde ficava os carros, sendo assim inalando os resíduos soltado pelos carros, eu queria saber se eu tenho direito a insolubilidade ou periculosidade, porque eu não recebia.

  85. Trabalho em um frigorifico no setor do abate, e estou em contato direto e constante com o sangue do animal tenho que receber insalubridade.?

  86. boa noite, escrevo pelo meu irmão que era técnico de som de uma casa de forro por 10 anos onde ocasionou problemas no ouvido, gostaria de saber si ele tem direito ao adc.insalubridade

  87. Trabalhei 16 anos de motorista em uma empresa de cosméticos dirigindo uma kombi e um caminhão de pequeno porte.
    Tenho direito a salubridade para abater a aposentadoria.

  88. Olá trabalho como cuidadora de crianças em um abrigo trabalho a noite 12 por 36 sou concursada afetiva será se tenho direito?

  89. Olá Trabalho em uma empresa onde fazem expurgos dos produtos frequentemente no mesmo local que atuamos em serviço isso gera direito a insalubridade?

  90. Eu trabalhei ni escritório de uma siderugia por 10 anos.
    Gostaria de saber se tenho direito a insalubridade, a empresa já fechou.

  91. Ola sou operador de empilhadeira a gas , trabalho dentro de uma fabrica de papelao e saio para o patio para serviços externos, e nao ganho ensalubridade pela fuçao. a pergunta é: Tenho direito de ganhar insalubridade?

  92. BOA TARDE, TRABALHEI 06 ANOS COMO CAIXA DE BANCO, É TIDO COMO AMBIENTE INSALUBRE??
    SE TENHO A DIREITO A CONTAR NA MINHA APOSENTADORIA. ??

  93. Sobre as informações das áreas de periculosidade e insalubridade, podem morientar minhas dúvidas?
    Trabalhei 17 anos em uma Empresa Petroquimica como Técnico de Segurança e lá morreram 03 funcionários por contaminação do Benzeno. Recebia Periculosidade más a Empresa quando liberou meu PPP não considerou os niveis de exposição e indicou exposição de 0,003%. Posso converter meu tempo em especial para efeitos de contagem para aposentadoria? Por favor orientem-me. Grato.

  94. Trabalho em um escritório de Contabilidade a mais de 10 anos. trabalho com meus companheiros e ouço ***** o dia todo, posso exigir insalubridade de minha empresa. Trabalhar com coisas químicas da direito.

  95. Ola trabalho em uma coperativa de recebimento de graos e vendas de agrotoxicos. Trabalho o dia todo mechendo e amazenando venenos de todos tipos sendo pra aplicacao em lavoras. Tenho diretos de algum tipo de adicional (por tah manuzeando esses agrotoxicos)

  96. Trabalho como serralheiro 3, tenho direito a receber periculosidade?
    Pois a empresa alega que não pois eles fornecem os IPI’s adequadamente.
    Manuseio todos os dias a solda MIG e aparelhos cortantes…

  97. Salubridade trabalho em sala de vacina em uma unidade de saúde central , vacinado 8 horas por dia exposto a todos os tipos de vírus, já trabalho a 15 anos , qual seria o valor da insalubridade em porcentagem? E como faço para conseguir um engenheiro para vistoria o trabalho para aumentar a insalubridade ? Recebo 20% de insalubridade
    Ando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais