A importância da Ergonomia no Ambiente de Trabalho


Uma das principais necessidades do ser humano é a segurança. Sentir-se seguro no relacionamento conjugal é importante para a saúde da relação, a segurança na cidade é importante para a sociedade e por sua vez, a segurança no trabalho é importante para a o crescimento do colaborador e mais ainda para a preservação da sua saúde.

Sempre que se fala em segurança do trabalho pensamos na prevenção dos acidentes de trabalho em grandes maquinários, porém esta questão envolve muito mais do que apenas os acidentes, compreender a amplitude desta questão é função da ergonomia no ambiente de trabalho.

Se você quer saber mais sobre este assunto, descobrir do que se trata e muito mais, então continue a leitura!

Conceito de Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Seu significado etimológico inclui o termo “Ergo”, que se refere a “trabalho” e o termo “nomos”, que significa “regras”. Dessa forma, pode-se entender ergonomia como um conceito que envolve a busca pelo cumprimento de determinadas regras, as quais são capazes de proporcionar melhores condições de trabalho.

As condições de trabalho se referem à movimentação do colaborador, ao manuseio de equipamentos e materiais, à mobília no ambiente de trabalho e à organização laboral. Dessa forma, a ergonomia no ambiente de trabalho pode ser entendida como a adaptação do trabalho ao trabalhador.

Objetivo da Ergonomia no Ambiente de Trabalho

A ergonomia no ambiente de trabalho busca atingir alguns objetivos, isto é, através de suas regras e princípios, a ergonomia busca promover adaptações do trabalho ao colaborador, modificando as condições de trabalho para proporcionar ao trabalhador a possibilidade de realizar suas atividades com mais desempenho, satisfação e segurança.

Benefícios da Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Muitas organizações, leigamente, acreditam que investir na ergonomia e na melhora das condições de trabalho beneficiam apenas o colaborador. Esta visão além de equivocada é um tanto reducionista.

Veja a seguir uma breve lista de mais benefícios que a ergonomia no ambiente de trabalho proporciona:

  • Preservação da saúde;
  • Melhora postural;
  • Prevenção de acidentes ou lesões;
  • Redução da rotatividade;
  • Redução do absenteísmo;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior concentração e menos repetição do trabalho;
  • Redução de erros.
Como Aplicar a Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Como já fora mencionado, as condições de trabalho devem ser adequadas ao trabalhador, dessa forma, há várias maneiras de aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho. Abaixo estão discriminadas algumas dicas sobre os aspectos a serem adaptados no contexto laboral, confira:

  • Assento: O assento do trabalhador deve proporcionar a postura adequada, além disso é importante que seja feita uma orientação ao colaborador sobre a forma correta de se sentar e sobre os riscos da má postura.
  • Revestimento: Toda a mobília deve ser revestida por material que proporcione a limpeza adequada. Este aspecto envolve a pintura anti-ferrugem para evitar contaminação por tétano.
  • Computador: É importante que o monitor seja posicionado a cerca de 2 cm acima dos olhos, de forma que o funcionário permaneça com a cabeça reta, sem torções. É preciso, também, regular o brilho da tela, evitando dores de cabeça e problemas de visão.
  • Movimentação: É essencial também orientar o trabalhador quanto à forma correta de movimentar e carregar objetos. Objetos pesados, por exemplo, devem ser levantados realizando o agachamento com flexão total dos joelhos, evitando problemas lombares.
  • Palestras e reuniões: A empresa deve se comprometer em relação à conscientização da importância de seguir as regras da ergonomia, para que os funcionários sigam as orientações corretamente.
Qual a importância da ergonomia no ambiente de trabalho?

É bastante comum casos de pessoas que se acidentaram no ambiente laboral, ou que desenvolveram alguma doença relacionada ao trabalho ou mesmo que apresentam estresse ou outros distúrbios emocionais.

Por isso, é cada vez mais importante que as organizações, tanto as pequenas como as médias e grandes, se preocupem em investir na ergonomia. Com isso, a empresa contribui em três níveis:

  • 1º – Sociedade: A empresa que adota a ergonomia no ambiente de trabalho contribui com uma sociedade mais saudável e satisfeita, o que reflete, inclusive, no mercado.
  • 2º – Trabalhador: Sem dúvida a empresa contribui a nível individual, pois ao se preocupar de fato com a saúde do seu funcionário, ela ajuda a proporcionar maior bem-estar físico e emocional
  • 3º – A própria empresa: Como foi mencionado, a produtividade aumenta de acordo com a satisfação e segurança do trabalhador e este é o aspecto que justifica a importância da ergonomia na contribuição com a própria empresa.

A ergonomia no ambiente de trabalho é realmente importante em diversos aspectos, por isso é preciso que tanto as empresas como os próprios funcionários tenham esta preocupação como um foco no contexto do trabalho.


Veja também

Uma ideia sobre “A importância da Ergonomia no Ambiente de Trabalho

  1. Frank Costa Barragan

    Muito importante os aspectos apresentados, eu acrescentaria a parcela do colaborador na questão de organização, o layout também é um fator de risco ergonômico, empilhamentos inadequados, obstrução de passagem ou objetos que façam com que o trabalhador tenha que pular obstáculos são riscos que podem ser facilmente reduzidos cuidando da organização.

    Responder

Comentário