O que significa PPRA


A sigla PPRA é definida como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 09 (NR-09).

Conforme o subitem 9.1.3, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA trata-se da parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde OcupacionalPCMSO previsto na NR-07.

Objetivo do PPRA

O PPRA tem por objetivo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente o controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio e dos recursos naturais.

Diante disso, o PPRA estabelece uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade frente aos riscos no ambiente de trabalho.

O que significa PPRA na segurança do trabalho

O PPRA é um programa muito importante da segurança do trabalho, trata-se de um programa que deve ser elaborado por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados e que visam à preservação da saúde e da integridade dos mesmos.

De acordo ao subitem 9.1.5 da NR-09, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

A partir da identificação dos riscos a que os trabalhadores estão expostos, serão propostas medidas de segurança e cronograma de atividades. Chegamos num ponto importante, a implementação do PPRA, ter o documento não basta, deve-se seguir o cronograma proposto.

O PPRA é um programa de ação contínua, se não houver avaliação e implementação será como se não existisse. Consequentemente, as obrigatoriedades no âmbito da segurança do trabalho serão descumpridas e a promoção à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores estarão inoperantes.

O Programa de Prevenção de Riscos AmbientaisPPRA serve de base para uma série de outros programas e documentos que serão exigidos no âmbito da segurança e saúde do trabalho, tal como pelos órgãos fiscalizadores. Por fim, o PPRA acaba se tornando um item indispensável para qualquer empresa que preocupa-se pela segurança e saúde dos seus funcionários.

Gostou do texto sobre o significado do PPRA? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: TwitterFacebook, Instagram e Google plus.


Veja também

Comentário