DDS Motivação no Trabalho

Confira o Diálogo Diário de Segurança DDS Motivação no Trabalho.

A motivação é uma força interior que nos faz buscar nossos objetivos nas diferentes etapas da vida, inclusive no trabalho. Por ser uma força interior, somente eu sou responsável pela minha motivação. Ninguém mais pode fazer isso por mim.

A motivação se dá a partir das necessidades supridas em escala hierárquica, começando pelas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de autoestima e autorrealização. Em qual dos níveis vocês está? Para se manter motivado no trabalho é preciso que outros aspectos de sua vida estejam bem também.

Como você se sente em relação ao seu trabalho? Está contente e satisfeito, sentindo-se se desenvolvendo a cada dia? Ou está entediado, sem vontade de levantar para ir ao trabalho e torcendo pelo fim do expediente todos os dias?

Não se sinta culpado se você está insatisfeito. Muitos já passamos por esse sentimento. Isso tem a ver com motivação no trabalho. Agora o que você não pode fazer é desanimar e desistir. Algumas atitudes influenciam em sua motivação. Quer saber quais? Vamos lá!

Sua tarefa faz sentido para você?

Você sabe quais são suas atividades? Sabe exatamente as tarefas que realiza? Reconhecer tudo o que você faz ajuda a se manter motivado. Assim você consegue identificar seus resultados e até onde pode chegar.

Se você se sente meio perdido, faça uma lista ao final do turno com tudo o que fez naquele dia. Essa atividade simples fará com que reconheça suas atividades e sinta-se valorizado. Ah! Deixe essa lista sempre visível a você. Isso vai te ajudar a se manter ainda mais motivado.

Por que você faz isso?

Qual o sentido da atividade que realiza? Saber que nosso trabalho faz a diferença na vida das pessoas é uma chave para a motivação. Procure saber como sua atividade impacta nos clientes. Busque seus resultados e veja quanta diferença você faz para a empresa.

Você faz todo dia a mesma coisa?

Isso não é nada estimulante. Procure desenvolver novas habilidades. Descubra-se a cada dia. Isso faz com que queira crescer cada dia mais. Tente desempenhar diferentes tarefas a cada dia. Mude sua rotina. Agregue novas experiências. Quando partes diferentes do cérebro são estimuladas, a motivação se mantém em alta.

⇒ Leia também: DDS Motivacional.

Você sabe o que seu chefe e seus colegas pensam do seu trabalho?

Ter um feedback sobre seu desempenho é fundamental para manter a motivação. Não só para receber elogios, mas para melhorar a performance. Com essa avaliação é possível identificar seus pontos fracos e melhorá-los.

Você faz as coisas do seu jeito?

Autonomia no trabalho é um fator importantíssimo de motivação. Não significa que você fará o que quiser, mas sim que você pode escolher como fazer as coisas. Essa liberdade estimula a criatividade e mantém a motivação.

Como manter a Motivação no Trabalho

Manter a motivação é um dos desafios diários de todos os profissionais. Não se trata apenas de estar empolgado, mas de se manter em atividade até o final de cada dia.

A correria acaba nos roubando um pouco da energia e do ânimo de trabalhar. Há três atitudes que auxiliam a manter a motivação no trabalho e evitar que nossa bateria diária descarregue.

  • Aprenda a gostar do que você faz – Passamos a maior parte da vida e do dia trabalhando. Fazer o que a gente gosta é fundamental. Nosso trabalho não deve ser uma obrigação, apenas para termos dinheiro para pagar contas ou comprar algumas coisas. Ele deve ser feito com prazer, deve fazer parte da nossa autorrealização. Não importa o que você faz, desde que você seja o melhor naquilo que faz. Sempre há algo bom no trabalho. Basta descobrir.
  • Mantenha sua energia – Falta de energia física é uma arma para a motivação. Dormir bem, alimentar-se de forma saudável, praticar atividade física são alguns dos fatores que contribuem para a manutenção da sua energia.
  • Encerre tarefas todos os dias – Terminar projetos é uma grande fonte de motivação no trabalho. Quando você não o faz, inconscientemente seu cérebro fica se cobrando e diminuindo a motivação. A melhor opção é colocar-se metas diárias e cumpri-las. O sucesso ao cumpri-las faz a motivação e a confiança aumentarem muito.

São atitudes simples, mas que farão toda a diferença no seu dia a dia. Experimente hoje. Faça diferente e verá sua motivação elevada no final do dia. A motivação no trabalho e na vida só depende de você!

Compartilhe o texto:

2 Comentários

  1. Nossa esse DDS foi feito pra mim, pq eu sou uma pessoa que faz as mesmas coisa todos os dias no trabalho e acabo ficando desanimada. Procurar melhorar e trabalhar com bom humor e amor aquilo que vc faz eu acho que isso sem duvidas e a melhor motivação que uma pessoa pode ter ou fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais