DDS Capacete de Segurança

O ser humano é o único ser racional, repleto de ideias, conhecimento, criatividade, alegria, tristeza, porém tem sua cabeça como um dos membros mais sensíveis e frágeis, apesar de rígida, um impacto nessa região pode provocar consequências graves e até irreversíveis.

No âmbito da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), a cabeça é uma das grandes preocupações, para protegê-la é adotado o uso do capacete de segurança em muitas das atividades que ofereçam risco de queda ou colisão.

O uso do capacete de segurança não se restringe somente aos empregados, mas também aos empregadores e aos visitantes, mesmo que seja uma visita rápida.

O capacete de segurança é um Equipamento de Proteção Individual (EPI), confeccionado por polietileno de alta densidade, ou seja, um tipo de plástico extremamente rígido, oferecendo excelente proteção, há diversos modelos e entre eles com vários tamanhos diferentes, sua catraca articulada encaixa perfeitamente abaixo da nuca e sua altura é totalmente ajustável.

Além disso, existem os capacetes de segurança com a tira ou fita jugular que passa por debaixo do queixo, evitando que o capacete possa cair. Por isso, os capacetes de segurança com jugular são bastante utilizados nos trabalhos em altura.

O capacete de segurança faz parte das medidas destinadas à segurança e saúde do trabalhador, portanto é de suma importância orientar e treinar o empregado sobre o uso adequado, a guarda e a conservação desse EPI.

⇒ Leia também: DDS Protetor Auricular.

Portanto, faça a análise dos riscos presentes nas atividades laborais e escolha o capacete de segurança mais adequado. Para o seu uso eficiente, é recomendado:

  • Sempre regular a suspensão corretamente ao diâmetro da cabeça;
  • Ajustar o tamanho da tira ou da fita jugular no queixo;
  • Sempre utilize o capacete com a aba voltada para frente;
  • Não utilizar o capacete para guardar ou carregar objetos, nem como travesseiro, banco, etc;
  • Não utilizar capacetes danificados ou com defeitos;
  • Não alterar o capacete pintando, furando ou riscando;
  • Mantenha o capacete e seus componentes sempre conservados e higienizados (utilize um pano macio umedecido com água e sabão neutro);
  • Evite utilizar ou emprestar o capacete para outras pessoas, pois trata-se de um equipamento de uso individual;
  • Armazenar o capacete de segurança corretamente, em local seco, ventilado, protegido da umidade, luz solar, calor e poeiras, visando não comprometer a eficiência e a vida útil do EPI;
  • Respeitar a sinalização e sempre utilizar o capacete nos locais de uso obrigatório;
  • Comunicar ao empregador, supervisor e/ou ao SESMT qualquer alteração no capacete que o torne impróprio para uso.

Por fim, respeite todas as normas e sinalizações de segurança, utilize o capacete com responsabilidade e contribua para um trabalho seguro, produtivo e com qualidade. Bom trabalho!

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais