Benefícios da Ginástica Laboral para a Saúde do Trabalhador

Saiba os benefícios da ginástica laboral para a saúde do trabalhador e para empresa. Confira!

O trabalho multiprofissional sempre agrega melhores resultados do que quando cada profissão atua independentemente e sem valorizar a importância das demais ocupações.

Para a área da saúde do trabalho se faz importante a interdisciplinaridade entre as profissões, pois juntas são capazes de promover maior bem-estar e saúde ao trabalhador, isto é, a administração, a medicina do trabalho, a psicologia, a fisioterapia e educação física são algumas profissões importantes para a saúde no trabalho.

Uma das atuações no ambiente de trabalho que tem como finalidade melhorar o bem-estar do trabalhador é a ginástica laboral. Continue a leitura para conhecer mais sobre o assunto e quais são os benefícios da ginástica laboral.

Benefícios da Ginástica Laboral na Vida dos Trabalhadores

A maioria das pessoas passam a maior parte do dia no trabalho, por isso nem todas têm a disponibilidade financeira ou de tempo para dedicar-se a uma atividade física, mas realizar alguma atividade física é essencial para a saúde do corpo e da mente.

Sabemos dessa importância e da dificuldade que existe para que o trabalhador exercite-se, por isso a ginástica laboral se faz tão importante, isto é, esta modalidade é realizada dentro do horário de trabalho e sem custo para o funcionário.

Dessa forma, os benefícios da ginástica laboral envolvem a oportunidade dos funcionários realizarem pelo menos uma atividade física na vida; a melhora da disposição, pois o exercício auxilia no funcionamento cardiorrespiratório e na disposição, o que contribui com a redução do cansaço e mais possibilidade de bons momentos em família; aumenta a produção e liberação de endorfina, um hormônio relacionado ao prazer, alegria e bom humor.

Benefícios da Ginástica Laboral no Ambiente de Trabalho

No ambiente de trabalho percebe-se inúmeros benefícios da ginástica laboral, alguns deles estão discriminados na lista logo abaixo, confira:

  • Melhora na relação entre colegas, devido à descontração que o exercício proporciona e ao aumento de endorfina;
  • Redução da fadiga e cansaço, tornando as tarefas mais produtivas;
  • Melhora no funcionamento fisiológico, o que reduz a irritação e incômodos, melhorando a produtividade, o relacionamento e o dia-a-dia;
  • Redução de demissão, pois a atividade física contribui com a melhora psicológica e emocional em relação ao trabalho, diminuindo as faltas, atrasos, erros e outros motivos de demissão.

⇒ Leia também: O que é Ginástica Laboral?

Benefícios da Ginástica Laboral na Prevenção de Doenças Ocupacionais

Tanto as doenças ocupacionais como os acidentes no local de trabalho podem ser evitados através de medidas preventivas, uma forma de prevenir doenças em qualquer situação da vida, inclusive no trabalho, é a atividade física.

Ela é essencial para a melhora do funcionamento tanto dos órgãos, como no aspecto muscular e esquelético, no aspecto neurológico, psicológico e social.

Os benefícios da ginástica laboral envolvem, portanto a prevenção contra doenças cardiorrespiratórias, doenças nas articulações – como LER –, contra lesões musculares, contra doenças neurológicas, que podem afetar a memória, atenção, percepção, por exemplo, e contra afecções psicológicas, como depressão, estresse e ansiedade.

Além disso, a ginástica laboral contribui com o ganho de força, alongamento e movimentação para manipular adequadamente objetos pesados, evitando também os acidentes no trabalho.

Benefícios da Ginástica Laboral para a Empresa

A empresa que oferece a seus funcionários a ginástica laboral de forma adequada, isto é, com profissionais capacitados e obedecendo a frequência recomendada, sem dúvida se tornará uma empresa com melhores resultados.

Vimos que há benefícios da ginástica laboral em diversos aspectos para o trabalhador, mas esta modalidade também proporciona benefícios à própria empresa, pois a satisfação e motivação dos colaboradores já são benefícios para a organização, além deste, há outros benefícios, veja a abaixo:

  • Melhora no clima organizacional;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do absenteísmo;
  • Redução da rotatividade;
  • Melhora da imagem da empresa;
  • Geração de emprego.

Enfim, há inúmeros benefícios da ginástica laboral, por isso, é importante que seja realizada de forma adequada para que a empresa e os colaboradores percebam rapidamente tais benefícios.

Veja também

Comentário