A importância do DDS na Segurança no Trabalho

Quando tratamos de Segurança no Trabalho, muitas vertentes estão englobadas, como a segurança patrimonial, a prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais, a preservação do meio ambiente, entre tantas outras questões que essa área desempenha.

Focando-se no fator humano, é imensurável alcançar um denominador que se aproxime da importância da comunicação, pois se comunicando é que se entende.

Por isso, torna-se tão primordial a importância do Diálogo Diário de Segurança – DDS na segurança do trabalho, pois o conhecimento que é transmitido, pode e deve conscientizar o indivíduo a ter posturas de mais responsabilidade, técnica, segurança e qualidade de vida.

Os maus hábitos, muitas vezes são executados por falta de conhecimento, ou seja, ignorância em determinado assunto ou atividade.

O conhecimento que um DDS transmite, fomenta o aprendizado do funcionário, fazendo com que ele se torne uma pessoa consciente, responsável, cumpridor das normas da empresa e também faça a diferença na sociedade, ou seja, em seu meio social e familiar.

O DDS consiste em um diálogo com tema apropriado e direto a algum assunto pertinente voltado para as áreas como segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e qualidade de vida. Geralmente, os temas dos DDS são direcionados a algo que esteja acontecendo na empresa, ou seja, a realidade da empresa.

O DDS também precisa ser conciso, ou seja, é um momento de reflexão que normalmente dura em torno de 10 minutos, não há um local específico para sua execução, porém é necessário que seja em ambiente e horário adequados.

  • D – Diálogo, é importante ressaltar que, não é só o profissional que deve se expressar, também é necessário ouvir as opiniões, críticas e sugestões dos funcionários (afinal, é quem está diretamente ligado ao assunto);
  • D – Diário, hoje em dia somos bombardeados com o excesso de informação por todos os meios, mas assuntos relevantes como segurança do trabalho deve ser priorizado, por isso a importância do diálogo ser diário, a educação e conscientização, muda o conceito do homem;
  • S – Segurança, a segurança permeia vertentes como o homem, a propriedade e o meio ambiente, sendo de interesse e dever de todos seu cumprimento, diversos assuntos se ramificam dentro da questão da segurança no trabalho e a participação de todos é fundamental para o sucesso de uma empresa.

A importância do DDS na segurança no trabalho também conta com a preparação do profissional que irá ministrar o diálogo, é necessário ter conhecimento e domínio do assunto, ser comprometido e sobretudo, respeitar os colegas de trabalho, suas limitações e opiniões.

Muitos Diálogos Diário de Segurança – DDS não dão retorno em virtude de uma má aplicação do contexto, postura e comprometimento. Mas imperfeições à parte, a importância que o DDS promove no ambiente de trabalho é imensurável e seus resultados são possíveis deslumbrar a curto, médio e longo prazo.

Dez minutos que fazem toda a diferença. Pense, colabore e dissemine essa ideia!

Compartilhe o texto:

9 Comentários

  1. Uma pena que por questões de logística nem sempre é fácil ou possível fazer todos os dias, mais, mesmo quando não for possível o profissional prevencionista deve estar sempre atento e fiscalizando, pois muita das vezes o funcionário conscientizado também erra e esquece do que foi dito, por isso contamos com as sinalizações (Nr26), EPC’s e EPI’s para que ajudem a complementar o treinamento dado…

  2. Muito boa a matéria! Estou concluindo o curso técnico em ST e iniciando meu TCC, gostaria de saber se você poderia disponibilizar algumas de suas matérias sobre DDS por email, sua fonte será descrita de acordo com as normas. Obrigada!
    P.s.: o tema do meu TCC é a importância do diálogo de segurança, aceito dicas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais