O que é Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional ou higiene do trabalho trata-se de uma ciência do ramo da segurança e medicina do trabalho, destinado à antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos provenientes do ambiente de trabalho, que possam ocasionar prejuízo à saúde e a integridade dos trabalhadores.

Objetivo da Higiene Ocupacional

A higiene ocupacional tem como principal objetivo reconhecer os riscos ocupacionais, controlar e prevenir os trabalhadores das doenças ocupacionais.

O que são Doenças Ocupacionais?

As doenças ocupacionais são as doenças decorrentes das condições do ambiente de trabalho ou das atividades executas pelo trabalhador.

⇒ Leia também: A Diferença entre Doença Profissional e do Trabalho.

Fases da Higiene Ocupacional

  1. Antecipação dos Riscos – Está fase considera-se os possíveis riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.
  2. Reconhecimento dos Riscos – Está fase fundamenta-se na avaliação qualitativa dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.
  3. Avaliação dos Riscos – Está fase fundamenta-se na avaliação quantitativa dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho. Levando em consideração os limites de tolerância, estabelecidos pela norma regulamentadora nº 15 (Atividades e Operações Insalubres).
  4. Controle dos Riscos – Nesta fase se estabelece as medidas preventivas a serem adotadas no ambiente de trabalho em beneficio à saúde e a integridade dos trabalhadores. Tendo como base, os dados obtidos durante as fases de reconhecimento e avaliação dos riscos.
O que são Riscos Ambientais?

Os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, presentes nos locais de trabalho. Sendo capazes de provocar algum dano a saúde e a integridade do trabalhador, em função da sua natureza, concentração/intensidade e tempo de exposição. Segue abaixo, a tabela dos riscos ambientais:

Riscos Ambientais - Blog Segurança do Trabalho

Vídeo Aulas – Higiene Ocupacional

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco através do seu programa de educação profissional a distância, disponibiliza no YouTube inúmeros vídeos referentes a variadas áreas profissionais. Sendo assim, separamos 2 (duas) vídeo aulas sobre higiene ocupacional, visando a sua melhor compreensão sobre o assunto:

Normas de Higiene Ocupacional

A Fundação Jorge Duprat e Figueiredo – Fundacentro de Segurança e Medicina do Trabalho, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, disponibiliza em seu portal determinadas normas de higiene ocupacional, que podem ser acessadas através do link abaixo:

⇒ Normas de Higiene Ocupacional – Fundacentro.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Avalie esta publicação:

(Ainda sem avaliações)
Loading...
8 Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA