O Que é Avaliação Qualitativa e Quantitativa?

Ao realizar uma avaliação dos riscos ambientais no ambiente de trabalho podemos distingui-la em 2 (duas) maneiras:

O que é Avaliação Qualitativa?

Trata-se de uma avaliação ou inspeção sobre determinado local de trabalho, observando as características especificas do ambiente laboral, os presentes agentes ambientais, as atividades exercidas e as funções existentes naquele local.

  • Exemplo nº 01: A presença de ruídos no local de trabalho são características facilmente perceptíveis a nossa audição, porém para sabermos se aquele nível de ruído encontra-se dentro dos limites de tolerância estipulados pela legislação, será necessário um avaliação quantitativa.

⇒ Leia também: O que é APR (Análise Preliminar de Risco)?

O que é Avaliação Quantitativa?

Trata-se de uma avaliação ou inspeção sobre determinado local de trabalho, utilizando-se de equipamentos específicos de medição para a quantificação dos agentes ambientais presentes aquele ambiente de trabalho. Visando, o dimensionamento dos presentes riscos e estabelecer medidas de controle, assim como, o tempo de exposição dos trabalhadores.

  • Exemplo nº 02: Analisando a situação do exemplo nº 01, foi realizado uma avaliação quantitativa e constatado um nível de 110 dB(A), que de acordo o anexo nº 01 da norma regulamentadora nº 15 (atividades e operações insalubres) terá  a máxima exposição diária permissível de 15 minutos.

⇒ Leia também: O que é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA?

Gostou da nossa publicação sobre avaliação qualitativa e quantitativa? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho nas redes sociais: Twitter, Facebook e Google plus.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

17 Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA