Como fazer um Currículo


A maioria das empresas exige a apresentação de um currículo na hora de entrevistar candidato a uma vaga de emprego ou estágio. Basicamente, o conceito de como fazer um currículo é elaborar de maneira verídica, objetiva e coerente as suas experiência profissionais anteriores, a sua formação e as vivências a serem úteis para a conquista do cargo especifico.

Por isso, é essencial que antes de sair da sua residência em busca de uma vaga no mercado de trabalho você tire alguns minutos para entender como fazer um currículo adequado e que mostre genuinamente a sua capacidade. Mesmo que os fóruns de discussão e sites possam oferecer exemplos de como fazer um currículo, é importante criar modelos adaptados para cada processo seletivo. Portanto, confira algumas dicas para caprichar na montagem de seu currículo profissional.

Como fazer um currículo para primeiro emprego

A busca pelo primeiro emprego pode ser difícil, uma vez que muitas empresas exigem experiência sem abrir espaço para os jovens. Por isso, você deve caprichar na seleção do que vai entrar no seu currículo sem pressa. O indicado é separar esses dados em tópicos, pois o recrutador da companhia gasta aproximadamente de 20 a 30 segundos com cada ficha. Portanto, é preciso ser bastante objetivo e claro.

O candidato deve separar as informações em blocos com os seus dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional (quando houver), cursos complementares, idioma, informática e outras informações (experiência no exterior e trabalhos voluntários).

Com relação a formação acadêmica, o interessado precisa citar o seu último grau de escolaridade, ou seja, se cursou o nível médio é o que deve ser colocado. Vale lembrar que esse tópico precisa contar com o nome da instituição de ensino, o curso e a data de encerramento.

E quem não tem nenhuma experiência profissional anterior pode destacar trabalhos em empresa familiar ou no centro acadêmico da faculdade, sempre frisando as suas atividades e a responsabilidade que desempenhava.

Como fazer um currículo para estágio

Um estágio é algo bastante especifico, portanto o interessado deve entender como fazer um currículo apropriado para cada vaga que está pleiteando de forma transparente e coesa. Uma boa ideia é separar o modelo em quatro blocos. O primeiro bloco pode ser reservado para as suas informações pessoais: nome, telefone, e-mail e endereço.

A segunda parte pode ser destinada a qualificação do candidato ao estágio, sempre destacando a sua última formação, nome da instituição, curso e a previsão de conclusão ou a data de encerramento.

Na sequencia, o jovem deve expor as suas experiências no mercado de trabalho que tenham relação com o estágio pretendido, desde da recente para a mais antiga. Caso o aluno não tenha nenhuma experiência pode citar as características que lhe destacam, prêmios que recebeu, atividades escolares, praticas esportivas, trabalhos voluntários ou intercâmbios no exterior. Essas ações sempre são positivas por apontar liderança, iniciativa, comunicação, disposição e empreendedorismo.

A última etapa pode conter dados sobre o seu domínio de outros idiomas, conhecimento de informática e outras habilidades que tenham a ver com a vaga em disputa.

Como fazer um currículo de jovem aprendiz

O Jovem Aprendiz é uma possibilidade para que muitos adolescentes tenham contato com o mercado de trabalho e se interessem por alguma profissão através da prática. No entanto, o modo de como fazer um currículo para essa conquista de vaga também é diferenciado.

Mesmo que não tenha nenhuma experiência de trabalho anterior, o candidato pode destacar a sua formação escolar e respectivas habilidades, isso significa que você pode citar o que se sente mais preparado para fazer e que tenha relação direta com a vaga pretendida. Afinal, isso pode demonstrar a sua vontade e o seu intuito em conquistar essa experiência.

O ideal para entender como fazer um currículo é separar em blocos de maneira organizada a cada etapa. Você também pode informar o seu horário de disponibilidade, quais as atividades que mais gosta de fazer no tempo livre e os cursos que já realizou, como curso de inglês ou de informática.

Como fazer um currículo menor aprendiz

O método para como fazer um currículo para menor aprendiz não foge muito da estrutura sugerida para estágio e primeiro emprego. O recomendado é elaborar uma ficha de apresentação simples, eficiente e clara.

Você pode separar os temas principais em tópicos para facilitar a leitura do recrutador. Na primeira parte, coloque as suas informações pessoais (nome, telefone, e-mail e endereço), o seu objetivo (vaga de Menor Aprendiz), conhecimento em outros idiomas e os seus cursos.

Como se trata, provavelmente, da primeira experiência do jovem no mercado de trabalho é importante também inserir qualquer atividade que tenha lhe exigido responsabilidade, comprometimento e dedicação, como líder de classe, participação no grêmio estudantil, atividades esportivas, entre outros.

A importância de um currículo bem elaborado

Fica evidente que a importância de como fazer um currículo bem elaborado é grande, que pode representar a diferença entre uma ligação para participar de uma entrevista de emprego ou a sequencia de portas fechadas.

O currículo é o seu cartão de visita para o futuro empregador, portanto se concentre por algumas horas na produção de um material adequado, sucinto, fiel as suas características e que não tenha nenhum erro gramatical.

Com um material de qualidades em suas mãos, você terá mais chance de conseguir se destacar em um processo seletivo e até mesmo chamar a atenção do recrutador.

Todavia, você também pode encaminhar o seu currículo para empresas através de e-mail e até mesmo se cadastrar em plataformas online. Aproveite todas as possibilidades possíveis para crescer profissionalmente e conquistar os seus objetivos.

Não esqueça de acompanhar o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: TwitterFacebook, Instagram e Google plus.


Veja também

Uma ideia sobre “Como fazer um Currículo

  1. Renato

    Como posso fazer u currículo tendo vários anos de experiência em uma área e quero entrar em outra, exemplo: Trabalhei muitos anos como Técnico Agrícola e agora quero uma vaga de Técnico em Segurança do Trabalho sou formado mas nunca trabalhei e nem estágio estou conseguindo, como posso fazer um currículo?

    Responder

Comentário