As Normas ISO 9000

A ISO 9000 é uma série de normas internacionais de gestão de qualidade empresarial que abrangem do projeto inicial ao desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.

ISO é a sigla para International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização), organização internacional com sede em Genebra, na Suíça, representada no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Seu objetivo é desenvolver normas de padronização para facilitar o comércio internacional entre os 157 países membros.

Objetivo das Normas ISO 9000

As normas ISO 9000 visam orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações, com o objetivo de melhorar seu funcionamento, prevenir a ocorrência de problemas no ciclo produtivo e garantir a qualidade do produto ou serviço oferecido, para que o cliente esteja sempre satisfeito.

Podem ser aplicadas por qualquer tipo de empresa, pequena ou grande, comercial, industrial ou prestadora de serviços, pública ou privada que deseje ou necessite obter uma certificação garantindo a qualidade do seu processo produtivo.

A ISO 9000 obriga todos os setores da empresa a participar do sistema de gestão de qualidade, desde a alta administração até os responsáveis pelo monitoramento da satisfação do cliente. Além disso, para manter a certificação, é preciso aperfeiçoar a produção de forma contínua e implementar mecanismos para corrigir os problemas que surgirem.

Quais as Normas ISO 9000?

As normas da série ISO 9000 dividem-se em dois tipos: as normas guia (diretrizes para estabelecimento de um sistema de qualidade eficiente) e as normas conformidade (requisitos que devem ser cumpridos para obter a certificação). Há três normas em vigor atualmente: ISO 9000 e 9004 são normas guia, enquanto ISO 9001 é norma conformidade.

  • ISO 9000 – apresenta os fundamentos e conceitos da qualidade, além de diretrizes para a aplicação das demais normas da série.
  • ISO 9001 – garantia da qualidade nos projetos, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica.
  • ISO 9004 – fornece as diretrizes para implementação do sistema de qualidade, bem como os fatores que devem ser observados para seu aprimoramento. Funciona como um guia para a melhora da performance da empresa.

A importância das normas ISO 9000

A globalização da economia trouxe a necessidade de uma certificação universal que provasse a credibilidade e o comprometimento das empresas com a qualidade e o melhoramento contínuo. As normas ISO 9000 foram criadas para suprir essa demanda e sua certificação faz sucesso no mundo todo desde os anos 90.

As vantagens da certificação abrangem não apenas a empresa, mas também os funcionários, clientes, o meio ambiente e a sociedade como um todo. Entre as principais, pode-se citar:

  1. Melhora do desempenho e da reputação da empresa;
  2. Redução do desperdício;
  3. Maior comprometimento dos funcionários;
  4. Menor incidência de reclamações e ações judiciais;
  5. Redução de custos;
  6. Aumento da competitividade e da participação no mercado;
  7. Diminuição do risco de acidentes de trabalho;
  8. Possibilidade de reconhecimento e recompensas aos funcionários com bom desempenho;
  9. Maior confiabilidade para o cliente, consumidor final e empresas parceiras;
  10. Redução de riscos à saúde do consumidor final;
  11. Menor consumo de energia;
  12. Redução de risco de poluição e acidentes ambientais.

⇒ Leia também: O que é OHSAS 18001?

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais