O que é OHSAS 18001?

A OHSAS 18001 estabelece os requisitos destinados à implantação, avaliação e certificação do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho nas empresas.

A OHSAS 18001 trata-se de uma excelente ferramenta de controle e otimização do sistema de gestão de segurança e medicina do trabalho, podendo ser aplicada em empresas de qualquer porte e ramo de atividade, no entanto é frequentemente empregada nas empresas de médio e grande porte.

Vale destacar, que a OHSAS 18001 é adotada de forma voluntária pelas empresas, não havendo uma obrigatoriedade na sua implantação. Sendo, geralmente, adotada pelas empresas por questões de segurança e saúde dos trabalhadores, marketing e/ou exigência do mercado.

Origem da OHSAS 18001

Primeiramente, a sigla OHSAS significa Occupational Health and Safety Assessment Series.

Em 1998, através de um grupo de organismos certificadores e de entidades nacionais de normalização, reunidos na Inglaterra, criou-se a primeira norma para certificação dos Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança (OHSAS 18001).

Objetivo da OHSAS 18001

A OHSAS 18001 tem como objetivo auxiliar as empresas a controlar os riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.

Benefícios da OHSAS 18001

  • A identificação dos perigos e riscos presentes no ambiente de trabalho;
  • A redução no índice de acidentes de trabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Motivação dos funcionários;
  • Melhoria na qualidade dos serviços e produtos;
  • Redução dos custos;
  • Ganho de mercado;
  • Melhoria contínua;
  • Redução no índice de doenças ocupacionais;
  • Bem-estar no ambiente de trabalho;
  • Melhoria na imagem da empresa.

A estrutura da OHSAS 18001 assemelha-se com a ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e a ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), permitindo serem perfeitamente integradas a um único sistema de gestão, popularmente denominado por Sistema Integrado de Gestão.

⇒ Leia também: O que é ISO 14001?

Certificação da OHSAS 18001

Para a obtenção da certificação OHSAS 18001 a empresa devem procurar por algumas certificadoras, visando qual atende as suas pretensões de mercado e demais condições.

No Brasil, o sistema de certificação é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, por isso as certificadoras para ter acreditação no Brasil devem ser credenciadas pelo INMETRO.

Entretanto, se a empresa pretende exportar os seus produtos e serviços, então deverá buscar por acreditações internacionais.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais