Dimensionamento do SESMT


Hoje, abordaremos passo a passo de como realizar o dimensionamento do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Primeiramente, para realizar o dimensionamento do SESMT será necessário verificar o grau de risco da atividade principal da empresa. Para isso, deve-se consultar o Quadro I da NR-04, acessando: Quadro I da Norma Regulamentadora nº 04.

Em seguida, averiguar o número total de empregados na empresa ou estabelecimento. E com o grau de risco da atividade principal e o número total de empregados da empresa/estabelecimento em mãos, consultar o Quadro II da NR-04, acessando: Quadro II da Norma Regulamentadora nº 04.

Dessa forma, vincularemos os dados obtidos, o grau de risco da atividade principal e o número total de empregados da empresa/estabelecimento, com os fornecidos pelo Quadro II da NR-04 (Dimensionamento dos SESMT) e assim, concluí-se o dimensionamento do SESMT.

Observa-se, que o dimensionamento do SESMT é uma tarefa simples, basta seguir as instruções descritas acima e ter muita atenção ao consultar os Quadro I e II da norma regulamentadora nº 04.

No entanto, buscando um melhor entendimento dos nossos leitores sobre como realizar o dimensionamento do SESMT, apresentaremos um exemplo abaixo:

Dimensionamento do SESMT – Exemplo:

Como exemplo, escolheremos uma empresa, cujo sua atividade principal é o cultivo de cana-de-açúcar. Com essa informação, consultaremos o Quadro I da NR-04, buscando estabelecer o grau de risco dessa atividade. Conforme, a figura abaixo:

Quadro I da NR-04 (SESMT) - Dimensionamento do SESMT (NR 04)

Após definir o grau de risco (3) da empresa, buscaremos saber o número total de empregados na empresa ou estabelecimento, nesse caso por se tratar de um exemplo, citaremos aleatoriamente 185 empregados.

Dessa forma, já temos o grau de risco da atividade principal (3) e o número total de empregados (185) da empresa ou estabelecimento. Faltando apenas, consultar o Quadro II da NR-04, para concluirmos o dimensionamento do SESMT. Conforme, a figura abaixo:

Quadro II da NR-04 (SESMT) - Dimensionamento do SESMT (NR 04)

Concluí-se, que o  Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT dessa empresa será formado somente por 1 (um) Técnico de Segurança do Trabalho.

Exceções

É importante destacar que o dimensionamento do SESMT abordado e exemplificado nesta publicação tem suas exceções para os seguintes casos: O SESMT Único, o SESMT Centralizado e o SESMT Comum. Mais informações sobre o dimensionamento do SESMT, por favor, acesse: Norma Regulamentadora nº 04.

⇒ Leia também: Dimensionamento da CIPA.


Veja também

Comentários

  1. thiago de morais lima

    Esse site é bastante interessante para estudar e obter informações atualizadas para tec.de segurança trabalho e estudantes da área fala tudo de forma simples e bem explicada .

    Responder
  2. Rosane De Lacerda

    Adorei esse site, pois tenho aprendido muito. Ainda não sou formada e me tira muitas duvidas. Obrigada.

    Responder
  3. Jose Simoes

    Alguem sabe informar de onde saiu a informação de é necessário 01 tecnico de sgeurança para cada 50 trabalhadores?

    Responder
    1. Ednilda Freitas

      Esse dimensionamento é feito a partir do grau de risco da estabelecimento NR 4 QUADRO II GRAU DE RISCO 4 consulte o quadro e veja quando se faz necessário a presença do técnico de segurança na empresa.

      Responder
  4. Marcelo

    Como fica com tercerização o quadro 4 nova lei trabalhista No momento contratação dos profissionais TST pelo grau de risco e numero total de funcionario da empresa mãe . Mas se a empresa vai tercerizar a mão de obra a fim reduzir o numero de funconarios da empresa no quadro 4 pela lei. Não é mais somado pela lei no quadro 4 atual os terceiros com os colaboradores da empresa mãe então os tecnicos de segurança do trabalho e outros do SESMT não é mais necessario pois esta abaixo dos numeros de colaboradores no quadro 4 desta empresa. A menos que mude lei para incluir total a soma dos terceiros e colaboradores da empresa mãe contratante . Tera que fazer nova lei para incluir todos?

    Responder

Comentário