A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) é uma comissão que busca prevenir acidentes e doenças no trabalho, conciliando a segurança com a saúde dos colaboradores.
A CIPA tem como atribuição acompanhar a identificação de perigos e a avaliação de riscos, além de verificar os ambientes e condições de trabalho para identificar situações de risco.
Ela elabora e acompanha planos de trabalho que possibilitem ações preventivas em segurança e saúde no trabalho.
A CIPA participa do desenvolvimento e implementação de programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
A comissão acompanha a análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, propondo medidas para solução dos problemas.
Pode propor ao SESMT ou à organização a análise de condições com risco grave e iminente, e se necessário, a interrupção das atividades.
Promove, anualmente, em conjunto com o SESMT (onde houver), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
A atuação da CIPA é essencial para um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e livre de assédio!