O que é CID – Classificação Internacional de Doenças?

Então, CID é a sigla para Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, publicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a CID fornece códigos relativos à classificação de todas as doenças oficialmente reconhecidas e de uma grande variedade de sintomas, sinais, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.

Cada estado de saúde é atribuído a uma categoria única, à qual corresponde uma sequência de códigos. Para a codificação, utiliza-se um sistema alfanumérico composto de uma letra seguida por três números.

A CID é revista periodicamente e a versão que está em uso atualmente é a CID-10, em vigor desde 1992. Sendo a versão CID-11 lançada em 2018, porém só entrará em vigor a partir de 2022.

Para que serve a CID

O objetivo da CID é padronizar a classificação das enfermidades, facilitando a comunicação entre profissionais da saúde e órgãos interessados, como por exemplo, a Previdência Social.

Através da CID, é possível comparar informações entre diferentes hospitais, regiões e até mesmo países sem correr o risco de interpretações equivocadas.

Além disso, também é usada para facilitar a busca de informações de diagnóstico e classificar dados referentes a causas de mortalidade e doenças ocupacionais.

O que é CID no Atestado Médico?

A CID é frequentemente informada nos atestados médicos para informar ao destinatário do atestado qual é a enfermidade de que padece o paciente.

O atestado médico é um documento de inteira responsabilidade do profissional que o emitiu, devendo seu conteúdo refletir a verdade e o parecer técnico do profissional.

Embora seja um elemento importante, a CID não é obrigatória quando da confecção do atestado. Pelo contrário, em razão do dever de sigilo profissional, o diagnóstico só pode constar do atestado em caso de pedido expresso do paciente, se houver um motivo justo e relevante para tal ou por decisão judicial.

Por esse motivo, as empresas não podem recusar atestado médico sem indicação da CID, a não ser que contestem a validade do documento através de uma junta médica.

Tabela de CID

A tabela da CID é estruturada em quatro níveis, organizados pelo tipo e categoria da doença: são 22 capítulos, divididos em 275 grupos, com 2.045 categorias e 12.451 subcategorias.

Por exemplo:

  • Capítulo IX – Doenças do aparelho circulatório (CID de I00 a I99);
  • Grupo I10 a I15 – Doenças hipertensivas;
  • Categoria I11 – Doença cardíaca hipertensiva;
  • Subcategoria I11.0 – Doença cardíaca hipertensiva com insuficiência cardíaca (congestiva).

Consulta de CID

Através do link, é possível pesquisar a doença pelo código da CID ou por sua descrição, assim como navegar pela tabela em seus diferentes níveis.

Compartilhe o texto:

26 Comentários

  1. Prezados , não descrevendo CID nos atestados mėdicos acaba gerando um transtorno para a empresa, visto que não tem como gerar a CAT sem o número do CID.

  2. Boa tarde, gostaria de saber quem fornece a CID, estou a procura de emprego e quando me perguntam eu não sei responder e soa com que estou mentindo sobre meu problema auditivo.se puderem me ajudar agradeço.

  3. Tenho surdez total do ouvido esquerdo à uns 3 anos fiz cirurgia do quadril coloquei prótese lado esquerdo estou trabalhando mas tenho medo de não me enquadrar como pessoa deficiente …me esclarece por favor .boa noite

  4. Olá boa noite! Gostaria que me tirasse uma dúvida?, ontem fui no médico e lá foi dectado que eu estou com caxumba, ele me deu um atestado com CID 22 porque não com CID 10 ? QUE É CAXUMBA? SERÁ QUE PODE RESPONDER ?,Ou seja tirar essa dúvida.?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais