DDS Trabalho em Equipe

Saber trabalhar em equipe é uma exigência comum no ambiente corporativo e nas empresas de todo o mundo.

O trabalho, diferentemente do que acontecia há alguns anos atrás, desenvolve-se melhor quando envolve uma equipe colaborativa e organizada, trabalhando em conjunto, envolvendo empatia, sinergia, respeito, comunicação assertiva e tantas outras habilidades.

Algumas pessoas têm maior facilidade no trabalho em equipe do que outras, porém relacionar-se com os colegas de trabalho exige um tipo de inteligência que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos, disse Michael Jordan, considerado por muitos como o melhor jogador de basquete de todos os tempos e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos da história. E, é exatamente esse pensamento que deve circundar o ambiente de trabalho: pessoas unidas em busca de atingir um alvo em comum.

Trabalho em equipe é o esforço coletivo para se atingir um alvo em comum. Há um provérbio que diz: Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo. Já Henry Ford disse: unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.

Você já reparou que esportes incríveis que assistimos todos os dias na tv, admiramos, torcemos, vibramos, são possíveis graças a um trabalho em equipe? Se um perde, todos perdem, e a vitória não é individual, é conjunta. É o caso do futebol, do vôlei, da Fórmula 1 (pense em quantos segundos se efetua a troca de pneus, num sincronismo impressionante), e em tantos outros esportes que poderíamos citar aqui.

Essa é uma ilustração de que o trabalho em equipe é fundamental nas organizações, no desenvolvimento de um bom trabalho, imprescindível para o alcance das metas e objetivos.

A importância do trabalho em equipe

Por que as empresas valorizam tanto o trabalho em equipe? Porque é por meio dele que é possível agregar pessoas diferentes, com diversos pontos de vista, com habilidades e competências que se complementam. É o instrumento que torna possível a consolidação de uma relação amigável e saudável no ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional e a atuação da empresa.

O trabalho em equipe melhora o desempenho, a produtividade, torna a empresa mais competitiva, beneficia a comunicação interna da empresa, estimula a colaboração e integração de profissionais de diferentes áreas, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, a exemplo de: sentimento de empatia, assertividade na comunicação, educação, cordialidade e inteligência emocional.

O que prejudica o trabalho em equipe?

Alguns fatores podem atrapalhar a realização do trabalho em equipe, por isso devemos estar atentos e evitá-los:

  • Ausência de comunicação ou comunicação mal feita: cria uma desconexão entre os integrantes;
  • Individualismo: o pensamento de que ‘posso fazer tudo sozinho’;
  • Subestimar o trabalho dos colegas;
  • Falta de comprometimento.

Por outro lado, há práticas que melhoram o desempenho no trabalho em equipe, a exemplo de: ser um bom ouvinte, ter comprometimento com o trabalho, ter empatia, comunicar-se de maneira assertiva, respeitar as ideias e o trabalho dos outros.

⇒ Leia também: DDS Respeitar o Colega de Trabalho.

Qual a importância do trabalho em equipe para a segurança do trabalho?

Como dissemos acima, o trabalho em equipe é fundamental para um ambiente de trabalho saudável, pois proporciona harmonia e sentimento de coletividade, além de estimular a colaboração entre os profissionais.

Esses aspectos estão diretamente relacionados à prevenção de doenças ocupacionais, tais como estresse, que decorre de conflitos e sobrecarga no trabalho. As relações sociais saudáveis proporcionam bem-estar em nível emocional e neurológico.

Além disso, os colaboradores trabalhando em conjunto, de maneira organizada e integrada, facilita a observação e a detecção de fatores de risco. Com isso, é possível passar instruções para o colega, conduzi-lo na tarefa, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

Assim, dialogamos sobre a importância do trabalho em equipe, e como deve ser buscado e incentivado nas empresas. Como disse Martin Luther King: Podemos ter todos vindo em navios diferentes, mas agora estamos no mesmo barco.

Compartilhe o texto:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais