Contagem de Tempo para Aposentadoria – INSS

Saiba como fica a contagem de tempo de contribuição com a nova regra para aposentadoria.

Foi aprovada recentemente uma alteração no cálculo do tempo mínimo para aposentar-se por tempo de contribuição. Agora, para ter direito ao benefício, será preciso obter uma pontuação mínima através da Fórmula 85/95.

O novo método de cálculo aumentará progressivamente o tempo de espera pela aposentadoria integral. Quem preferir obter antes o benefício poderá optar pelo sistema antigo, com aplicação do fator previdenciário – o que diminui o valor do benefício.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição pelo Cálculo Antigo

Pela regra antiga, para ter direito ao benefício é preciso completar o tempo mínimo de 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens, independentemente da idade.

O cálculo da renda mensal inicial considera os 80% maiores salários de contribuição do segurado entre julho de 1994 e a data do protocolo do requerimento de aposentadoria. Calcula-se a média sobre esses salários de contribuição e o resultado é multiplicado pelo fator previdenciário.

Pendrive SST

O que é Fator Previdenciário?

O fator previdenciário é um índice calculado a partir do tempo de contribuição, da idade do segurado e da sua expectativa de vida no momento da aposentadoria.

Foi criado para diminuir o valor das aposentadorias precoces, pois força indiretamente o trabalhador a prologar ao máximo sua vida laborativa para alcançar um salário de benefício maior. Além disso, diminui o risco de sobrecarga no sistema previdenciário.

Como Funciona a Nova Contagem de Tempo para Aposentadoria

A nova regra elimina a incidência do fator previdenciário. Para conseguir se aposentar, o segurado precisa atingir a pontuação estabelecida de acordo com seu sexo e o ano da aposentadoria.

Para chegar ao número de pontos, soma-se a idade do segurado ao tempo de contribuição. O tempo mínimo exigido continua sendo de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.

Por exemplo: um homem que quer se aposentar em 2015 pode ter 35 anos de contribuição e 60 anos de idade, ou 36 anos de contribuição e 59 anos de idade, e assim por diante.

Como a expectativa de vida aumenta anualmente, a partir de 2017 a fórmula sofrerá acréscimos de pontos, que poderão ser supridos tanto pela idade quanto pelo tempo de contribuição.

Compartilhar o texto:

8 Comentários

  1. SOU TELEFONISTA E GOSTARIA DE SABER SE APOSENTO COM 25 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, TENHO 2 HERNIAS DE DISCO NA COLUNA, 1 CISTO. A ALGUNS ANOS TRABALHO 8 HORAS E NÃO 6 COMO DETERMINA A LEI PARA ESSE CARGO. DE ALIGUNS ANOS PARA CÁ MEU PROBLEMA TEM AGRAVADO, AS VEZES FICO INTERNADA DEVIDO A DOR FORTISSIMA QUE SINTO, QDO NÃO FICO INTERNADA , FICO DE ATESTADO MÉDICO PARA REPOUSAR.AGUARDO UMA RESPOSTA. OBRIGADO….DAMARIS.

  2. trabalho embarcado ha 20 anos sou mecanico de maquinas trabalho exposto ao ruido e vibraçoes e com produtos toxicos e outros mas.gostaria de saber se aposento pela especial e como e feito a contagem do tempo de trabalho obrigado.

  3. SOU ELETRICITÁRIO, TRABALHO NA ÁREA DE RISCO DESDE 1990 NA MESMA EMPRESA, EM MARÇO DE 2013 ESTA, CRIOU UMA NOVA REGRA DE INFORMAR NO “PPP” A CONDIÇÃO DE EXPOSIÇÃO A PERICULOSIDADE, UMA VEZ QUE AGORA ATUO NA PARTE DE DESPACHO NO CENTRO DE OPERAÇÃO, E SÓ VOU A SUBESTAÇÃO EM CASO DE DESARME DE UM EQUIPAMENTO NO MEU “PPP” CONSTA A PARTIR DA CITADA DATA QUE A PERICULOSIDADE É EVENTUAL, AINDA ASSIM A EMPRESA CONTINUA PAGANDO OS 30%. ESTA INFORMAÇÃO NO “PPP” IMPLICARÁ NA NEGATIVA DO INSS QUANTO A MINHA APOSENTADORIA?

  4. Tenho trinta e.seis anos e seis.meses.de contribuição,etenho trinta e quatro anos de insalubre tenho 54 anos posso me aposentar

  5. Trabalhei 20anos num empresa química gostaria de saber se isso é verdade a cada ano que trabalhei eu tenho direitos a quatro meses comprova isso.

  6. boa noite sou tecnico de enfermagem desde 1995,sou tambem insalubre tenho 46 anos.gostaria de saber com quantos anos vou me aposentar.

  7. Tenho 59 anos de idade tenho 32 anos de contribuição desde 1987 registro de carteira como eletricista industrial 25 anos como fazer conversão só com registro na carteira e holerite de empresas não consigo PPP de algumas empresas que fecharam ou faliram como posso dar entrada aposentadoria agradeço a orientação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezenove =