Como saber se a CAT foi registrada no INSS

Hoje, atendendo a uma pergunta do leitor, trataremos como saber se a CAT foi registrada no INSS.

É dever da empresa emitir a CAT (Comunicação de acidente de trabalho) sempre que acontecer um caso de acidente de trabalho, doença ocupacional ou morte.

A CAT é um documento importante tanto para o trabalhador quanto para a empresa, pois é com a emissão desse documento que o governo tomará conhecimento dos acidentes, doenças ou morte no ambiente de trabalho, ademais, é também através desse documento que o trabalhador poderá solicitar o beneficio previdenciário mais adequado para o seu caso.

Além da empresa, também estão autorizados a emitir a CAT o próprio trabalhador, seus dependentes, o sindicato, o médico que o assistiu e ainda, todos aquelas autoridades públicas mencionadas no Art. 22 da lei 8.213.91.

O registro da CAT deve ser feito preferencialmente online, no site do INSS, desde que preenchidos todos os campos obrigatórios. Todavia, na impossibilidade de enviar a CAT online, é possível imprimir no site o formulário em branco para ser preenchida manualmente.

Para saber se a CAT foi registrada no INSS basta acessar o aplicativo e inserir os dados informados quando da abertura da CAT, tais como:

Kit Segurança do Trabalho
  • Número da CAT;
  • Dados do emitente;
  • Dados do acidentado;
  • Dados do empregador.

Como verificar se a CAT foi registrada

Conforme mencionado, para verificar se a CAT foi registrada é preciso acessar o sistema da Previdência Social e o aplicativo disponibilizado online para emissão e consulta da CAT.

Feito isso, de posse dos documentos utilizados para fazer o registro, é necessário inserir no sistema os dados solicitados dos referidos documentos, por exemplo: dados da empresa, dados do segurado, número da CAT (se houver) ou número do PIS.

No entanto, caso a consulta online da CAT não apresente resultados, é possível comparecer diretamente no INSS e apresentar algum dos dados utilizados para a abertura da CAT, pois é através dessas informações que o funcionário da Previdência Social irá poder consultar no sistema se a CAT foi realmente registrada.

Contudo, no endereço eletrônico do INSS é possível obter todas as informações quanto a CAT registrada, basta para isso acessar o sistema e informar corretamente os dados solicitados.

Atentamos para o fato de que sempre ao proceder o registro da CAT online, sejam observados e preenchidos cuidadosamente cada campo solicitado, do contrário, qualquer erro ou informação equivocada ficará registrado no sistema da Previdência Social.

Caso exista alguma informação errada, ou algum dado registrado de forma equivocada no sistema da Previdência Social, a consulta ao registro da CAT será prejudicada e retornará negativa, com isso, será obrigatória a presença física nas agencias do INSS para verificar o ocorrido e informar os dados corretos.

Em suma, para verificar se a CAT foi registrada, basta acessar o aplicativo online do INSS e inserir nele os dados solicitados, ou ainda, caso não se obtenha sucesso na consulta online, comparecer pessoalmente nas agências do INSS, portando os documentos necessários para informar os dados corretamente ao atendente.

Curso PGR e GRO

Compartilhar o texto:

9 Comentários

  1. Boa tarde. Tive um corte. No dedo… E tomei 5 pontos Na empresa fiquei 10 dias afastado do trabalho queria saber se eu tenho estabilidade ou não ….

  2. Boa noite !Sou Cláudia foi atropelada quinta feira na frente da escola Santos Dumont no bairro garcia .Perdi meus dentes e cortou meu queixo e minha boca levei 8 pontos queixo e boca 8 .Eu tava experiência no trabalho. Tava indo trabalhar fui atropelada. A empresa pode me demitir …A minha experiência so terminava em Janeiro…

  3. Boa tarde.
    Estou de benefício desde de setembro de 2018, fui afastado do trabalho em decorrência de uma lesão obtida no próprio trabalho, estou recebendo pelo INSS como espécie 31, onde meu caso seria espécie 91, não tenho certeza se a empresa enviou o Cat para o inss.
    Só sei que estou sendo prejudicado, como devo proceder nesta questão?

  4. Tenho duas ernias de disco trabalhando com placas pesadas na empresa nao abriram a cat. A especie do inss foi 31 nao entendo disso o q eu devo fazer no caso

  5. Bom dia tive um acidente de trabalho e a empresa não quis abrir o cat pois falou que não tinha necessidade pois fiquei dez dias afastado pois um paleteira elétrica prendeu meu pé de baixo e enflamou o tendão faz dois meses de fisioterapia e não melhor o pé ainda perguntei do cat eles alegam que abriram depois de bater em cima mas não me dão o número dele o que eu faço?

  6. Me acidentei na firma registrado no dia após a medica abril a cat levei na forma ele me deu 20 dias em casa voltei trabalhar machucado não sarou ainda e fui mandado embora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 6 =