DDS Festas Juninas

O mês de junho já está aí e com ele, as tão esperadas festas juninas! E não poderia faltar, o nosso o Diálogo Diário de Segurança (DDS) festas juninas.

Para aproveitar ao máximo todas as maravilhas das festas de são joão, algumas cautelas devem ser observadas. Por isso, confira abaixo algumas dicas de segurança para as festas juninas:

1. Soltar balão é crime!

Lembre-se que soltar balão não é apenas perigoso, é crime! Os balões, ao atingir o céu, fogem completamente do nosso controle, o que significa que podem acabar atingindo casas, indústrias, plantações, hospitais e colocar em risco até mesmo aeronaves.

Existe ainda a possibilidade de que o balão colida com um fio energizado ou caia em uma subestação de energia elétrica, tendo grave risco de explosão.

Dessa forma, para assegurar que ninguém se machuque e garantir a segurança das festas juninas, dispense os balões!

2. Fique longe da energia elétrica.

E falando em energia elétrica: lembre-se de manter distância dela! Soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia pode causar sérios acidentes.

As fogueiras também devem ser acesas com uma grande distância de fios elétricos, para que não haja risco do calor romper a fiação.

O mesmo vale para a parte da decoração, não amarre as típicas bandeirinhas coloridas ou outros enfeites em postes e fios elétricos. Para isso, prefira árvores e suportes improvisados por onde não passe energia.

3. Fogos de artifício: isso não é brincadeira de criança.

Para garantir a segurança das festas juninas também é importante se atentar aos fogos de artifício.

Primeiramente, jamais compre fogos clandestinos. Somente compre fogos de artifícios de locais com boa procedência e certificação.

Segundo, se assegure que os fogos só sejam manuseados por adultos, pois é muito comum que crianças se machuquem com esse tipo de objeto nessa época do ano.

Outra informação bastante importante a respeito dos fogos é não tentar acender os que falharam na primeira tentativa, pois esses são os que representam maior perigo.

4. Fogueiras exigem muita atenção!

É difícil pensar em são joão sem fogueira, né? Não é preciso abrir mão dessa tradição, mas para garantir a segurança das festas juninas, é importante que as fogueiras sejam acesas e controladas seguindo alguns cuidados.

O principal deles é o cuidado com o combustível utilizado para acender as chamas. Se utilizar álcool, opte pelo álcool em gel.

Cuidado com as chamas muito altas e lembre-se que a dispersão do calor que vem do fogo também pode provocar queimaduras!

5. Mantenha os pequenos sempre à vista.

Sabia que essa é a época do ano em que crianças mais se acidentam com fogo? Por isso, fique sempre de olho na garotada.

Nunca as deixe próximas aos locais de soltura de fogos de artifício, nem as permita saltar sobre as fogueiras, pois essa tradição é extremamente perigosa.

Além disso, somente permita que as crianças brinquem com as bombinhas (também chamadas de estalinhos) sob supervisão.

Seguindo essas dicas de segurança para as festas juninas, você poderá se divertir com bastante segurança e responsabilidade, aproveitando para dançar aquele forró, conversar com os amigos, comer uma deliciosa pamonha, canjica e/ou mungunzá. Boas festas a todos!

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais