Como cadastrar uma CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho

Saiba como cadastrar uma CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. Confira o texto!

A Comunicação de Acidente de TrabalhoCAT é um documento que deve ser emitido e preenchido pelo empregador, visa declarar a ocorrência de um acidente de trabalho ou de trajeto (a serviço da empresa ou no deslocamento residência – trabalho – residência), tal como, uma doença ocupacional.

A CAT serve também como uma espécie de indicador que monitora a quantidade de acidentes no Brasil, sendo um importante instrumento para a adoção de medidas que reduzam a ocorrência desses acidentes, tornando o trabalho mais seguro.

Antes de sabermos como cadastrar uma CAT é necessário se atentar ao prazo para sua realização, pois a entrega do cadastro fora do prazo legal ensejará em multa que varia entre os limites mínimo e máximo do salário-de-contribuição por acidente deixado de comunicar no prazo correto, conforme se observa dos artigos 286 e 336 do Decreto nº3.048/1999.

A empresa deverá emitir a CAT até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do acidente de trabalho, mesmo que não tenha havido afastamento das atividades. Contudo, em caso de óbito, a comunicação deverá ser imediata.

Na hipótese da empresa não cadastrar a CAT, poderão efetivar a qualquer tempo o registro deste documento junto ao INSS: O próprio trabalhado acidentado, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública. Ressalte-se, que nessa hipótese continuará incidindo multa à empresa.

Vejamos a seguir, 3 (três) formas de como cadastrar uma CAT: Pessoalmente pela agência do INSS, eletronicamente pelo Aplicativo da CAT ou a partir de julho de 2019, pelo eSocial.

Como cadastrar uma CAT pela agência do INSS

Hoje, o registro pessoal em uma agência do INSS é uma exceção. Geralmente, sendo realizado em casos que não for possível o registro de forma online.

O cadastro é bem simples de ser realizado, basta preencher o formulário da CAT, disponível tanto na agência do INSS quanto no endereço eletrônico da autarquia (www.inss.gov.br).

Além disso, quem preferir realizar o preenchimento do formulário fora da agência do INSS, a própria autarquia disponibiliza em seu sítio eletrônico instruções para o preenchimento correto do formulário.

⇒ Veja também: Como preencher a CAT – Passo a Passo.

Como cadastrar uma CAT pelo aplicativo do INSS

Visando uma maior comodidade e agilidade no cadastramento da CAT, foi disponibilizado pelo INSS o Aplicativo da CAT para computadores. Nele é possível o registro da CAT de forma online e sem o deslocamento até agência do INSS, desde que preenchido todos os campos obrigatórios.

Porém, caso ocorra algum problema de ordem técnica com o sistema do INSS, é possível gerar por meio do aplicativo um formulário da CAT em branco para preenchimento manual.

Basicamente, a vantagem do aplicativo é a praticidade em cadastrar uma CAT sem perder tempo com filas e burocracias.

Como cadastrar uma CAT pelo eSocial

Conforme o cronograma do eSocial, a partir de julho de 2019, a Comunicação de Acidente de TrabalhoCAT deverá ser realizada pelo empregador no eSocial.

O eSocial é um projeto criado pelo governo federal em 2014 que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, que serão armazenadas em Ambiente Nacional Virtual, com a finalidade de possibilitar aos órgãos participantes do projeto a utilização de tais informações para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS.

A Comunicação de Acidente de TrabalhoCAT deverá ser realizada no eSocial através do evento S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Cabe ressaltar que o eSocial não inova a legislação referente ao assunto aqui tratado, o que há é uma forma diferente das outras duas acima (pessoalmente no INSS ou através do aplicativo) de enviar as informações necessárias no cadastramento da CAT.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =