Extrato do INSS: Como consultar ou tirar o extrato do INSS

O extrato do INSS é um documento apto a comprovar a renda do segurado, uma vez que possui informações sobre todos os pagamentos do benefício, como as datas em que foram efetuados, os valores e o banco responsável pela operação.

A seguir, elaboramos um passo a passo de como realizar esta consulta, que pode ser feita tanto presencial como pela internet.

Como consultar ou tirar o extrato do INSS (presencial)

Para consultar ou tirar o extrato do INSS presencialmente é necessário primeiro fazer um agendamento prévio do atendimento presencial no site Meu INSS, respeitando o seguinte passo a passo:

1) Selecionar a opção Agendamento/Requerimento;

Extrato do INSS

2) Fornecer os dados solicitados, conforme a imagem acima (nome, CPF, data de nascimento), e confirmar o Captcha;

3) Na página redirecionada, deve-se clicar na opção Novo Requerimento e depois selecionar o item Extratos e comprovantes;

Extrato do INSS

4) Na tela, aparecerão diversas opções de extrato, como pode se ver na imagem acima. Para obter o extrato do benefício, basta selecionar a opção Extrato de Pagamento de Benefício;

5) Após, a plataforma informará ao requerente os documentos a serem levados no dia do atendimento presencial (documento de identificação com foto e CPF) e fornecerá as agências e horários disponíveis para o atendimento, devendo o beneficiário fazer a sua escolha e confirmar o agendamento.

Feito este procedimento, basta comparecer no dia e hora marcados com os documentos mencionados e realizar a consulta do seu extrato do INSS.

Como consultar ou tirar o extrato do INSS pela internet

A consulta do extrato do INSS pela internet é muito simples e mais recomendada, devido a facilidade e a dispensa de deslocamento para a obtenção do documento desejado.

Esta consulta deve ser realizado no mesmo site informado anteriormente (Meu INSS), clicando na opção Extrato de Pagamento de Benefício. Lembrando que para ter acesso a este módulo, é necessário ter cadastro no site e realizar o login.

Extrato do INSS

Como consultar ou tirar o extrato do INSS para imposto de renda

A consulta do extrato do INSS para fazer declaração do imposto de renda também deve ser feita no mesmo endereço eletrônico, agora na opção Extrato para imposto de renda (IR). Este serviço também só pode ser acessado com a devida autenticação, ou seja, após feito o login no site.

Extrato do INSS

Vale lembrar que é possível retirar o extrato do INSS para imposto de renda presencialmente também, devendo o beneficiário realizar o agendamento conforme ensinado anteriormente.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais