Consultar CBO por nome ou código de ocupação profissional

A Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) é um documento elaborado pelo Ministério do Trabalho que reconhece, nomeia, descreve e codifica as profissões.

Este documento tem por finalidade resguardar o direito do trabalhador de ter a sua ocupação registrada na carteira de trabalho e todos os seus demais direitos protegidos. Ademais possibilita que o Ministério do Trabalho gere dados estatísticos sobre a taxa de desemprego.

A seguir, ensinaremos como consultar a CBO por nome!

Consultar CBO por código de ocupação profissional

O Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza um sítio eletrônico próprio para a realização das buscas por CBO, o qual pode ser acessado no seguinte link: www.cbo.maisemprego.mte.gov.br.

O mencionado site disponibiliza quatro tipos de buscas: por título, por código, por estrutura e por título de A-Z. Para realizar a busca da CBO pelo código da ocupação profissional basta selecionar a opção correspondente, conforme a imagem a seguir:

Consultar CBO por código de ocupação profissional

Logo após, deve-se digitar no campo indicado o código da família de ocupação ou o código da própria ocupação.

Destaca-se que a família ocupacional consiste numa categoria sintética da profissão, a qual, por sua vez, será classificada em ocupações de acordo com a especialização do profissional. Como exemplo de família ocupacional podemos citar a profissão médico, como ocupação, por sua vez, a de médico do trabalho.

Consultar CBO por nome de ocupação profissional

Além da consulta pelo código, é possível realizar a consulta da CBO por nome de ocupação, a qual também pode ser realizada tendo em consideração a família ocupacional ou a própria ocupação devidamente especificada.

A consulta da CBO por nome deve ser feita através da opção Consulta por título, selecionado as opções Famílias, Ocupações” e “Sinônimos.

Destaca-se que, com a seleção da opção sinônimos, a pesquisa será mais abrangente, ao passo que incluirá também as ocupações similares ao nome digitado, o qual nem sempre corresponde a nomenclatura oficial.

Consultar CBO por nome de ocupação profissional

Feito tal procedimento, conforme ilustrado acima, basta digitar o nome da ocupação profissional no campo palavra-chave e selecionar a forma como deve ser realizada a consulta em relação à palavra digitada: contendo todas as palavras digitadas, contendo qualquer das palavras digitadas ou somente a expressão exata.

Consulta CBO por nome

Realizada a busca, aparecerão as opções de ocupação profissional ou de família ocupacional. Clicando na opção desejada, é possível obter a descrição da ocupação, bem como outras informações importantes, como as atividades típicas da profissão e a escolaridade exigida.

Consultar CBO por título de A-Z

Consultar CBO por título de A-Z

A consulta da CBO pelo nome também pode ser feita através da localização da ocupação na busca por título de A-Z, selecionando a letra inicial do nome da profissão e procurando a profissão nas páginas disponíveis para a letra selecionada, conforme demonstra a imagem acima.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais