Consultar resultado da perícia do INSS pelo CPF

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), além de tornar possível o afastamento definitivo do trabalhador por meio da aposentadoria, quando este esgotar a idade ou tempo de contribuição exigidos, também disponibiliza benefícios que garantem o sustento do segurado enquanto este se encontrar incapacitado para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

Tratam-se de benefícios por incapacidade, as quais podem ser consideradas temporárias ou definitivas, fato que definirá qual benefício o trabalhador terá direito.

Esta verificação se dá por meio da perícia do INSS, a qual pode ser agendada, inclusive, pela internet. Ademais, além do agendamento é possível consultar o resultado da perícia médica do INSS pelo CPF, o que facilita muito o processo de requerimento do benefício pelo trabalhador.

A seguir, explicaremos melhor sobre este procedimento e como fazer a consulta do seu resultado online!

O que é a Perícia médica do INSS?

A perícia médica do INSS trata-se de procedimentos realizados por um médico habilitado pela instituição para a verificar se a condição física do trabalhador coaduna com suas atribuições ou o torna incapacitado para o trabalho.

Ademais, avaliada a gravidade da doença ou do acidente que acometeu o trabalhador, é possível, por meio da perícia médica, definir qual o benefício o trabalhador terá direito.

Assim, sendo avaliada como temporária ou definitiva, a incapacidade poderá conceder ao trabalhador o direito ao auxílio-doença ou auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez, respectivamente.

Ressalta-se, que a perícia médica deve ser previamente agendada pelo segurado, agendamento este que pode ser realizado pela internet, para quem não tem acesso à rede (internet), poderá ligar para a Central de Atendimento 135 ou até mesmo, comparecer a agência mais próxima do INSS.

No dia da perícia, o trabalhador deve apresentar todos os documentos médicos que possam comprovar a ocorrência do acidente ou doença e o respectivo tratamento, como atestados, exames e relatórios.

O trabalhador ainda poderá solicitar a presença de um acompanhante durante a realização do exame, bastando apresentar um formulário de solicitação no dia da realização perícia. O pedido será analisado pelo médico, que poderá recusá-lo com a devida fundamentação, se entender que a presença do acompanhante pode atrapalhar o procedimento.

Destaca-se ainda que, em caso de impossibilidade de locomoção ou internação hospitalar, o segurado poderá ser atendido pelo médico perito em sua residência ou hospital onde se encontre internado, desde que comprove a impossibilidade de comparecer ao local onde o ato pericial normalmente ocorre.

Existe ainda a perícia em trânsito, que pode ser solicitada quando o segurado encontrar-se em município diferente daquele em que a perícia foi agendada. Esta hipótese apenas é aceita para afastamentos da localidade de origem de até 90 dias.

Leia também:

Como consultar resultado da perícia do INSS

Para ter acesso ao resultado da perícia do INSS, o trabalhador poderá entrar em contrato com a agência do INSS como fez para efetivar o seu agendamento, ou seja, comparecendo na agência mais próxima, ligando na Central de Atendimento 135 ou acessando o resultado da perícia do INSS pelo CPF online, que é o jeito mais prático de realizar a consulta.

Como consultar resultado da perícia do INSS pelo CPF

Para consultar o resultado da perícia do INSS pelo CPF, o trabalhador deverá acessar o site Meu INSS através do link: www.meu.inss.gov.br/central/, fazer o login e selecionar a opção Resultado de Perícia Médica.

Consultar resultado da perícia do INSS pelo CPF

Após isso, basta fornecer os dados solicitados, como o nome e CPF, tendo assim, acesso ao resultado de sua perícia. Em caso positivo, poderá dar sequência à solicitação do benefício por incapacidade.

Em caso de negativa, o segurado poderá entrar com recurso do prazo de 30 dias, selecionando a opção Agendamento/Requerimento no mesmo endereço eletrônico, conforme a imagem a seguir:

Resultado da perícia do INSS pelo CPF

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais