Consultar agendamento no INSS

Hoje, veremos como consultar agendamento no INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Confira!

O Instituto Nacional da Seguridades Social (INSS) é órgão governamental responsável por gerir os benefícios previdenciários e realizar o recolhimento das contribuições dos trabalhadores e das empresas que constituirão o fundo previdenciário.

Devido a tal competência, o órgão previdenciário é sempre muito demandado, o que dificulta a celeridade e a eficiência no atendimento presencial ao público.

Por isso, é que órgão vem exigindo que os segurados realizem um agendamento prévio deste atendimento, facilitando tanto para os seus servidores, que terão maior controle sobre a quantidade de pessoas a serem atendidas, e ao requerente, que obterá informações antecipadas sobre o que será necessário informar no dia e hora marcados.

Ademais, o agendamento ficará registrado em sítio eletrônico com acesso permitido ao segurado, para que este consulte, sempre que desejar, os dias marcados para o atendimento presencial.

Para explicar melhor como funcionam estes procedimentos, a seguir, um passo a passo de como fazer e consultar o agendamento no INSS.

Como agendar consulta no INSS

Para agendar consulta no INSS, independente do assunto, é necessário acessar o portal eletrônico Meu INSS (www.meu.inss.gov.br/central/index.html), cuja página inicial se apresentará desta forma:

Consultar agendamento no INSS

Após, basta cumprir o seguinte passo a passo:

1) Selecionar ou digitar em Pesquisar” a opção Agendamentos/ Requerimentos;

2) Informar o nome, CPF e data de nascimento, nos campos indicados;

3) Realizar a verificação conforme solicitado na página (ex.: código verificador);

4) A página será redirecionada para a agenda do solicitante. Para realizar um novo agendamento, deve-se clicar em Novo requerimento;

5) Após, deve-se selecionar qual o tipo de atendimento que se deseja, que podem ser:

  • Aposentadoria, CTC, Pecúlio;
  • Atualização de cadastro e atividade;
  • Atualização para manutenção do benefício e outros serviço;
  • Benefício assistenciais;
  • Benefício e serviços de acordo internacional;
  • Benefício e serviços de ação civil pública;
  • Extrato e comprovantes;
  • Inscrição e contribuinte individual;
  • Pensões, auxílio-reclusão e salário maternidade;
  • Processos e documentos;
  • Recurso e revisão; e
  • Seguro desemprego do pescador artesanal.

6) Selecionado o tipo de atendimento, o site fornecerá os tipos de benefício que podem ser requeridos pelo segurado. Ex.: Se o serviço selecionado for aposentadoria, o segurado deverá informar o tipo de aposentadoria a ser requerida, como por exemplo, a aposentadoria por idade rural.

7) O site redirecionará para uma página que conterá informações sobre os benefícios e os documentos necessários para serem digitalizados e submetidos na sequência e levados, em via original, no dia e hora marcado;

8) Serão solicitadas outras informações de contato, como celular, telefone e e-mail e aparecerá um campo onde o segurado deverá anexar os documentos;

9) Após, o requerente realizará a busca pela unidade de atendimento, informando o CEP, município ou localização. O site informará as unidades e datas disponíveis para o atendimento.

Seguindo todos estes passos, o atendimento estará agendado, bastando comparecer no dia e agência escolhidos. É importante lembrar também que caso não se tenha acesso à internet para realizar este procedimento, é possível fazer o agendamento por meio da Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Como consultar agendamento no INSS

Para consultar o agendamento no INSS, o segurado deverá realizar o mesmo procedimento inicial de acesso à plataforma. Só que ao invés de fazer um novo requerimento de agendamento, apenas consultará os agendamentos que estão registados.

Para tanto, basta acessar o link: www.meu.inss.gov.br/central/index.html, agendamentos e fornecer os dados solicitados (nome, CPF, data de nascimento).

Ademais, é possível consultar o agendamento no INSS também por meio telefônico, através da Central de Atendimento 135.

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